Ética & estratégias empresariais : influência de Stakeholders e dirigentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuroski, Márcio
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/32313
Resumo: Orientador : Belmiro Valverde Jobim Castor
id UFPR_32be2ca877339434ef512daed104a0ea
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/32313
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais AplicadasCastor, Belmiro Valverde Jobim, 1942-Kuroski, Márcio2022-11-08T18:36:51Z2022-11-08T18:36:51Z2002https://hdl.handle.net/1884/32313Orientador : Belmiro Valverde Jobim CastorDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais AplicadasResumo: As estratégias empresariais sofrem a influência de diversos fatores, tanto dos contingenciais à organização quanto dos valores pessoais de seus dirigentes. Ambos fatores podem ser considerados como que regidos pela ética da sociedade na qual a empresa se insere. Os fatores ambientais são influenciados pela ética weberiana das responsabilidades, a qual considera que toda relação entre atores sociais implica em responsabilidades para cada parte, havendo a necessidade de se avaliar as conseqüências de suas ações, a eles próprios e a outros atores. As organizações em suas estratégias têm de considerar as suas responsabilidades perante todos os agentes com os quais se relacionam. Para tal, um modelo de gestão que contempla estas múltiplas responsabilidades organizacionais é a Teoria dos Stakeholders, proposta por Freeman (1984), que pode ser entendida como uma derivação prática do conceito weberiano de ética das responsabilidades. Já os valores pessoais de qualquer indivíduo - inclusive dos dirigentes - são baseados em suas convicções, as quais podem ser entendidas pela ética weberiana das convicções, para a qual as ações sociais objetivam o atingimento de determinado propósito, não importando, a priori, quais as conseqüências advindas de tais ações, mas sim o seu fim. As estratégias empresariais - enquanto ações sociais - são influenciadas pelas convicções daqueles que as formulam, seus dirigentes, os quais, em assuntos relativos às questões organizacionais, têm alguns propósitos mais comumente observáveis: econômicos, éticos, filantrópicos e legais (CARROLL, 1979). Como toda ação social real considera responsabilidades e convicções de seu ator, há que se prever que para diferentes responsabilidades os atores utilizem diferentes convicções. Assim, pode-se esperar que, para cada stakeholder, sejam propostas estratégias com uma gradação especifica dos fatores de Carroll. Este estudo se propõe a estudar esta complementaridade das duas éticas weberianas nas estratégias de empresas com gestão publicamente comprometida com a ética, associadas ao Instituto Ethos pelos estados da região sul do Brasil.Abstract: Business strategies are influenced by many factors, as contingents from organization a executives' personal values. Both them are affected by ethics of society in which the corporate is located. Environmental factors are influenced by weberian ethics of responsibilities, which considers that all relations among social actors implicate responsibilities for each one, being necessary evaluate consequences from their actions, for themselves and for other actors. Organizations, in their business strategies, must consider their responsibilities before whole agents with which corporates have relations. A business management's model that contemplates these manifold organizational responsibilities is the "Stakeholders' Theory" (FREEMAN, 1984), which can be understood as a practice application from weberian concept of ethics of responsibilities. The second factor, executives' personal values, is based in convictions of theirs, which can be explained by weberian ethics of convictions (or of absolute value). Social actors founded in this ethics objective reaching a specific purpose, not evaluating, its consequences. Business strategies, while social actions, are influenced by commitments from those who formulate them - the executives. Purposes more usually observed in corporate's directors, and those affect strategies, are economic, legal, ethical and discretionary aspects (CARROLL, 1979). As all real social actions involve responsibilities and convictions, actors make use of different convictions for different responsibilities. Therefore, for each stakeholder there is a specific gradation for Carroll's purposes. The objective of this research is study this complementary between both weberian ethics in strategies in business organizations, with management publicly engaged with ethics, associated to Ethos Institute, by states from Brazilian south region.153f. : grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digital.Ética - AdministraçãoPlanejamento estratégicoÉtica & estratégias empresariais : influência de Stakeholders e dirigentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARCIO KUROSKI.pdfapplication/pdf1057289https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32313/1/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20KUROSKI.pdfb4cace9d28bf794bb5fe0bde987382edMD51open accessTEXTR - D - MARCIO KUROSKI.pdf.txtExtracted Texttext/plain340318https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32313/2/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20KUROSKI.pdf.txt83e91ff9952561d58112c0e9d3a4e61fMD52open accessTHUMBNAILR - D - MARCIO KUROSKI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1278https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32313/3/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20KUROSKI.pdf.jpg4696fbac6d5e1c11db587e62487d461dMD53open access1884/323132022-11-08 15:36:51.495open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/32313Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-08T18:36:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ética & estratégias empresariais : influência de Stakeholders e dirigentes
title Ética & estratégias empresariais : influência de Stakeholders e dirigentes
spellingShingle Ética & estratégias empresariais : influência de Stakeholders e dirigentes
Kuroski, Márcio
Ética - Administração
Planejamento estratégico
title_short Ética & estratégias empresariais : influência de Stakeholders e dirigentes
title_full Ética & estratégias empresariais : influência de Stakeholders e dirigentes
title_fullStr Ética & estratégias empresariais : influência de Stakeholders e dirigentes
title_full_unstemmed Ética & estratégias empresariais : influência de Stakeholders e dirigentes
title_sort Ética & estratégias empresariais : influência de Stakeholders e dirigentes
author Kuroski, Márcio
author_facet Kuroski, Márcio
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castor, Belmiro Valverde Jobim, 1942-
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuroski, Márcio
contributor_str_mv Castor, Belmiro Valverde Jobim, 1942-
dc.subject.por.fl_str_mv Ética - Administração
Planejamento estratégico
topic Ética - Administração
Planejamento estratégico
description Orientador : Belmiro Valverde Jobim Castor
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-08T18:36:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-08T18:36:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/32313
url https://hdl.handle.net/1884/32313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 153f. : grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32313/1/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20KUROSKI.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32313/2/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20KUROSKI.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32313/3/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20KUROSKI.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b4cace9d28bf794bb5fe0bde987382ed
83e91ff9952561d58112c0e9d3a4e61f
4696fbac6d5e1c11db587e62487d461d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860498334941184