O ensino da língua escrita no contraturno : reflexões sobre uma prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Audrey Pietrobelli de
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68216
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Tereza Carneiro Soares
id UFPR_340c6495ff27a03142e1c20945a181ca
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68216
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Souza, Audrey Pietrobelli deSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-Branco, Veronica, 1947-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-12-15T23:59:37Z2020-12-15T23:59:37Z2000https://hdl.handle.net/1884/68216Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Tereza Carneiro SoaresCoorientadora: Prof.ª Ms Verônica BrancoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 96-98Área de Concentração: Cognição e AprendizagemResumo: O presente trabalho teve por objeto de estudo a análise da prática pedagógica de uma professora responsável por uma turma de contra turno de uma escola pública estadual da cidade de Ponta Grossa. Nosso intuito foi analisar o modo como o ensino da língua escrita era organizado e colocado em prática pela professora, considerando a forma como os referenciais teórico-metodológicos sugeridos para as escolas eram viabilizados na sua ação pedagógica. Buscamos ainda, verificar se o trabalho pedagógico realizado atendia à proposta oficial para classes de contra turno. Valemo-nos de uma abordagem metodológica qualitativa de estudo de caso, considerando a natureza da investigação em questão. Os resultados provenientes da análise dos dados coletados referentes à prática pedagógica da professora denotaram que as propostas sugeridas pelos referenciais teórico-metodológicos citados neste trabalho não foram viabilizadas na ação pedagógica da professora, da mesma maneira que, os pressupostos básicos que orientam e justificam o regime de contra turno não foram atendidos. As conclusões presentes neste trabalho remetem à necessidade de se redimensionar as estratégias de formação docente, sugerindo maiores investimentos no processo de formação continuada. Além disso, trazem uma crítica sobre a proposta do contra turno, entendendo-a como equivocada e estigmatizadora.Abstract:The present paper had the objective of analysing the pedagogical practice of a teacher in leading a reinforcing at a state school in the city of Ponta Grossa. Our goal was to analyse the form the teaching of written language had been organized and put into effect by the teacher, considering the manner the methodological-theoretical references suggested for the schools were pedagogically being realized. We were seeking to check whether the accomplished task had fulfilled the official proposition for reinforcing studies. We have made use of a qualitative methodology to study the case, taking into consideration the nature of the related investigation. The results from the data analyses concerning the teacher's pedagogical performance remarked that the suggested theoretic-methodological propositions were not achieved on account of the pedagogical misconduct of the teacher; likewise, the basic presuppositions that orientate and justify the reinforcement were not answered. The conclusion from this work points out the need of restructuring the strategies for teacher staffing, suggesting higher investments on continued formation process. Moreover, it brings a criticism concerning the reinforcement proposition, considering it as misunderstood and stigmatizing.119 f. +anexos.application/pdfDisponível em formato digitalAlfabetizaçãoCaligrafiaEnsino - Conhecimentos e aprendizagemDissertações - EducaçãoEducaçãoO ensino da língua escrita no contraturno : reflexões sobre uma prática pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - AUDREY PIETROBELLI DE SOUZA.pdfapplication/pdf5324985https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68216/1/D%20-%20AUDREY%20PIETROBELLI%20DE%20SOUZA.pdf46fc144374164e3414c18b16b2246b79MD51open access1884/682162020-12-15 20:59:37.519open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68216Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-12-15T23:59:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino da língua escrita no contraturno : reflexões sobre uma prática pedagógica
title O ensino da língua escrita no contraturno : reflexões sobre uma prática pedagógica
spellingShingle O ensino da língua escrita no contraturno : reflexões sobre uma prática pedagógica
Souza, Audrey Pietrobelli de
Alfabetização
Caligrafia
Ensino - Conhecimentos e aprendizagem
Dissertações - Educação
Educação
title_short O ensino da língua escrita no contraturno : reflexões sobre uma prática pedagógica
title_full O ensino da língua escrita no contraturno : reflexões sobre uma prática pedagógica
title_fullStr O ensino da língua escrita no contraturno : reflexões sobre uma prática pedagógica
title_full_unstemmed O ensino da língua escrita no contraturno : reflexões sobre uma prática pedagógica
title_sort O ensino da língua escrita no contraturno : reflexões sobre uma prática pedagógica
author Souza, Audrey Pietrobelli de
author_facet Souza, Audrey Pietrobelli de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955-
Branco, Veronica, 1947-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Audrey Pietrobelli de
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Caligrafia
Ensino - Conhecimentos e aprendizagem
Dissertações - Educação
Educação
topic Alfabetização
Caligrafia
Ensino - Conhecimentos e aprendizagem
Dissertações - Educação
Educação
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Tereza Carneiro Soares
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-15T23:59:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-15T23:59:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/68216
url https://hdl.handle.net/1884/68216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 119 f. +anexos.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68216/1/D%20-%20AUDREY%20PIETROBELLI%20DE%20SOUZA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 46fc144374164e3414c18b16b2246b79
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860643565862912