Modelagem matematica: uma contribuição ao para o ensino e aprendizagem de álgebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Louize Andressa Eggers, 1997-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/70673
Resumo: Orientador : Simone Francisco Ruiz
id UFPR_355ee6357ae3310345dfb56a568274b0
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/70673
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Schneider, Louize Andressa Eggers, 1997-Berticelli, Danilene Gullich Donin, 1979-Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências ExatasRuiz, Simone Francisco, 1989-2021-05-13T20:44:21Z2021-05-13T20:44:21Z2019https://hdl.handle.net/1884/70673Orientador : Simone Francisco RuizCoorientador: Danilene Donin BerticelliMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas - Matemática.Inclui referênciasResumo : Este trabalho apresenta uma proposta de Modelagem Matem'atica para o ensino das representa- ¸c˜oes alg'ebricas de Algebra, que foi aplicada em uma turma de ' 7 o Ano do Ensino Fundamental II de um Col'egio Estadual da Regi˜ao Oeste do Paran'a. A proposta foi estruturada para um per'iodo de 12 horas/aula, cada uma com 50 minutos. Ser˜ao apresentados, neste trabalho, o desenvolvimento e an'alise dos dados de cinco atividades aplicadas, sendo elas: Atividade Explorat'oria - Pr'evia, Jogo da Representa¸c˜ao, Atividade das S'eries, Campo Minado das Equa¸c˜oes e Atividade Explorat'oria - Final. O objetivo aqui foi contribuir com o processo de ensino aprendizagem da Algebra, al'em de auxiliar os professores que procuram por metodologias alternativas para uma ' aprendizagem mais significativa, visto que atualmente o estudo da matem'atica 'e considerado dif'icil para os educandos, j'a que poucos tˆem habilidades com este conte'udo. Al'em disso, com o intuito de estudar qualitativamente e quantitativamente a capacidade dos alunos em responder algebricamente determinados problemas, um mesmo question'ario foi proposto duas vezes, uma no in'icio e outra ao final das 12 aulas, permitindo, assim, comparar o efeito das atividades aplicadas sobre a aprendizagem dos alunos. A an'alise dos resultados da proposta foi realizada de modo qualitativo, buscando-se interpretar e compreender as respostas dos alunos frente 'as aplica¸c˜oes desenvolvidas e, quantitativo, buscando quantificar as informa¸c˜oes coletadas. A partir dos resultados obtidos analisamos que houve alunos que apresentaram um avan¸co percept'ivel e outros nem tanto, mas nem sempre as dificuldades eram em representar algebricamente, eles possu'iam dificuldades em outros conceitos que foram utilizados junto com as representa¸c˜oes. Tamb'em pudemos verificar que a proposta tornou as aulas mais atraentes e contextualizadas, bem como possibilitou aos alunos se familiarizarem com conceitos de representa¸c˜ao.1 arquivo (58 p.).application/pdfMatemáticaModelagem matematica: uma contribuição ao para o ensino e aprendizagem de álgebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLOUIZE ANDRESSA EGGERS SCHNEIDER_Ciencias exatas_2019-2.pdfapplication/pdf6026514https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70673/1/LOUIZE%20ANDRESSA%20EGGERS%20SCHNEIDER_Ciencias%20exatas_2019-2.pdf54ed12031b57b0b7856b33c566030c95MD51open access1884/706732021-05-13 17:44:21.424open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70673Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-13T20:44:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelagem matematica: uma contribuição ao para o ensino e aprendizagem de álgebra
title Modelagem matematica: uma contribuição ao para o ensino e aprendizagem de álgebra
spellingShingle Modelagem matematica: uma contribuição ao para o ensino e aprendizagem de álgebra
Schneider, Louize Andressa Eggers, 1997-
Matemática
title_short Modelagem matematica: uma contribuição ao para o ensino e aprendizagem de álgebra
title_full Modelagem matematica: uma contribuição ao para o ensino e aprendizagem de álgebra
title_fullStr Modelagem matematica: uma contribuição ao para o ensino e aprendizagem de álgebra
title_full_unstemmed Modelagem matematica: uma contribuição ao para o ensino e aprendizagem de álgebra
title_sort Modelagem matematica: uma contribuição ao para o ensino e aprendizagem de álgebra
author Schneider, Louize Andressa Eggers, 1997-
author_facet Schneider, Louize Andressa Eggers, 1997-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Berticelli, Danilene Gullich Donin, 1979-
Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Louize Andressa Eggers, 1997-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ruiz, Simone Francisco, 1989-
contributor_str_mv Ruiz, Simone Francisco, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
topic Matemática
description Orientador : Simone Francisco Ruiz
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-13T20:44:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-13T20:44:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/70673
url https://hdl.handle.net/1884/70673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (58 p.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70673/1/LOUIZE%20ANDRESSA%20EGGERS%20SCHNEIDER_Ciencias%20exatas_2019-2.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 54ed12031b57b0b7856b33c566030c95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860704444088320