"Nós éramos meio que jogadas de lado" : a oportunidade e a valorização na aglutinação de cargos entre as docentes da educação infantil de Balneário Camboriú

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taborda, Francieli Carvalho, 1988-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/75889
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Marcos Alexandre dos Santos Ferraz
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spelling Taborda, Francieli Carvalho, 1988-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoFerraz, Marcos, 1971-2022-07-05T14:36:04Z2022-07-05T14:36:04Z2021https://hdl.handle.net/1884/75889Orientador: Prof. Dr. Marcos Alexandre dos Santos FerrazDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 20/12/2021Inclui referências: p. 108-112Resumo: Os sindicatos apresentam-se como instituições representativas dos trabalhadores e atuam na defesa dos direitos de seus representados. Quando falamos em sindicatos docentes da rede pública, veremos que sua história iniciase com as antigas associações que passam a organizar-se em sindicatos como hoje conhecemos, a partir da Constituição Federal de 1988. O referencial teórico revisita as ideias de Sader (2011), Cardoso (1997; 2003), Ferraz e Gouveia (2013), Muller e Surel (2002), Supiot (1995), Oliveira (2008); Heck (2019) e Grochoska (2015). A análise histórica do movimento sindical apontou que diversas são as ações destas instituições que resultaram na aprovação de políticas de defesa do trabalhador da educação. Uma delas, é a ação analisada por esta pesquisa, que concentra-se no caso de aglutinação entre os cargos da Educação Infantil da rede pública municipal de Balneário Camboriú/SC. A aglutinação de cargos refere-se à integração das profissionais que ocupavam os cargos de Professor de Apoio Pedagógico Infantil, carreira vinda da Assistência Social e resultado da hierarquização das funções de cuidar e educar, e Auxiliares de Educação Infantil, ao cargo de Professor de Educação Infantil. Pensando na melhoria das condições de trabalho e subsistência, estas trabalhadoras organizaram-se com sua entidade representativa, o Sindicato dos Servidores Municipais de Balneário Camboriú (SISEMBC), na defesa da equivalência entre os cargos, que desde o ano de 2010, pelo menos, estava em pauta. Esta ação resultou na aprovação da Lei Complementar nº 12/2015, que, além de tratar sobre o plano de carreira dos profissionais da educação municipal, ainda garantiu a aglutinação dos cargos das profissionais da Educação Infantil. Esta pesquisa procura esclarecer como uma pauta sindical de defesa docente conseguiu acessar o campo conflituoso da política, culminando em aprovação de política favorável a estas trabalhadoras. Além disso, traz questões apontadas pelas profissionais como pontos positivos para suas carreiras, a partir da aprovação de tal política. Sendo de natureza qualitativa, o estudo contou com entrevistas semiestruturadas com o representante sindical do SISEMBC e algumas das profissionais envolvidas na ação. Os dados foram analisados por meio da análise textual discursiva e submetidos ao aporte teórico ancorado em Offe e Wiesenthal (1984), utilizando-se da teoria do oportunismo na busca de explicação para o objeto. A análise aponta para a necessária e contínua busca pela defesa do direito dos trabalhadores, demonstrando a possibilidade de acesso à agenda política, ocasionando em modificações que geram valorização das profissionais que atuam na Educação Infantil, etapa em contínua busca por reconhecimento de sua importância social, assim como suas docentes.Abstract: The unions are representative institutions of the workers and act in defense of the rights of those they represent. When we talk about teachers' unions in the public school system, we will see that their history begins with the old associations that started to organize themselves into unions as we know them today, after the Federal Constitution of 1988. The theoretical framework revisits the ideas of Sader (2011), Cardoso (1997; 2003), Ferraz and Gouveia (2013), Muller and Surel (2002), Supiot (1995), Oliveira (2008); Heck (2019), and Grochoska (2015). The historical analysis of the union movement pointed out that there are several actions of these institutions that resulted in the approval of policies in defense of the education worker. One of them is the action analyzed by this research, which focuses on the case of agglutination of positions in the Early Childhood Education of the municipal public system in Balneário Camboriú/SC. The agglutination of positions refers to the integration of professionals who held the positions of child Pedagogical Support Teacher, career coming from Social Assistance and result of the hierarchy of the functions of caring and educating, and Child Education Assistants, to the position of Early Childhood Education Teacher. Thinking about the improvement of their working and livelihood conditions, these workers organized themselves with their representative entity, the Union of Municipal Servants of Balneário Camboriú (SISEMBC), to defend the equivalence between positions, which had been on the agenda at least since 2010. This action resulted in the approval of the complementary law #12/2015, which, in addition to dealing with the career plan for municipal education professionals, also guaranteed the agglutination of the positions of Early Childhood Education professionals. This research aims to clarify how a union agenda of teachers' defense managed to access the conflicting field of politics, culminating in the approval of a favorable policy to these workers. In addition, it brings up issues pointed out by the professionals as positive points for their careers after the approval of this policy. Being qualitative in nature, the study relied on semi-structured interviews with the union representative from SISEMBC and some of the professionals involved in the action. Data were analyzed through textual discourse analysis and submitted to the theoretical contribution anchored in Offe and Wiesenthal (1984), using the theory of opportunism in the search for explanation of the object. The analysis points to the necessary and continuous search for the defense of workers' rights, demonstrating the possibility of access to the political agenda resulting in changes that generate recognition of the professionals who work in Early Childhood Education, a stage in continuous search for appreciation of its social importance, as well as of its teachers.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação infantilEducação e EstadoProfessores - Condições de trabalhoMovimentos sociais - ProfessoresProfessores - Satisfação no trabalhoEducação"Nós éramos meio que jogadas de lado" : a oportunidade e a valorização na aglutinação de cargos entre as docentes da educação infantil de Balneário Camboriúinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FRANCIELI CARVALHO TABORDA.pdfapplication/pdf1795493https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/75889/1/R%20-%20D%20-%20FRANCIELI%20CARVALHO%20TABORDA.pdf4140f699928f4eeeb9bcbae9fa403466MD51open access1884/758892022-07-05 11:36:04.376open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/75889Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-05T14:36:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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