O exercício docente e a saúde do (a) professor (a)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Aline Fernanda de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1883
Resumo: A presente monografia tem por objetivo geral contribuir com a análise e reflexão referentes ao exercício docente e possíveis problemas de saúde que as condições e o contexto social no qual a profissão docente está inserida podem causar aos (as) professores (as). E, ainda problematizar sobre os impactos dos problemas de saúde do/a docente, decorrentes das condições do exercício dessa profissão, sobre o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e em qual intensidade. Para responder ao problema de pesquisa e aos objetivos propostos para a investigação foi desenvolvido um processo metodológico que incluiu entrevistas e observação da prática pedagógica escolar. E como metodologia de análise para tratamento dos dados obtidos com a pesquisa foi utilizada a Análise de Discurso. Através da análise dos dados coletados, constatou-se uma realidade adversa onde se configura um cenário de descaso com a saúde do docente que acompanha um contexto histórico de desvalorização social e profissional da docência.
id UFRPE_f49599f76cddee3c0f1762ab8edeaf81
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/1883
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling O exercício docente e a saúde do (a) professor (a)Professores - Aspectos da SaúdeProfessores - Condições sociaisProfessores - Satisfação do trabalhoA presente monografia tem por objetivo geral contribuir com a análise e reflexão referentes ao exercício docente e possíveis problemas de saúde que as condições e o contexto social no qual a profissão docente está inserida podem causar aos (as) professores (as). E, ainda problematizar sobre os impactos dos problemas de saúde do/a docente, decorrentes das condições do exercício dessa profissão, sobre o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e em qual intensidade. Para responder ao problema de pesquisa e aos objetivos propostos para a investigação foi desenvolvido um processo metodológico que incluiu entrevistas e observação da prática pedagógica escolar. E como metodologia de análise para tratamento dos dados obtidos com a pesquisa foi utilizada a Análise de Discurso. Através da análise dos dados coletados, constatou-se uma realidade adversa onde se configura um cenário de descaso com a saúde do docente que acompanha um contexto histórico de desvalorização social e profissional da docência.This monograph aims to contribute to the analysis and reflection regarding the teaching practice and possible health problems that the conditions and social context in which the teaching profession is inserted may cause teachers. discuss about the impact of the teacher's health problems, resulting from the conditions of the exercise of this profession, about the process of teaching and learning of the students and in what intensity. In order to respond to the research problem and the proposed research objectives, a methodological process was developed that included interviews and observation of school pedagogical practice. And as the analysis methodology to treat the data obtained with the research was used Discourse Analysis. Through the analysis of the collected data, it was found an adverse reality where a scenario of neglect with the health of the teacher that accompanies a historical context of social and professional devaluation of teaching.BrasilSalvador, Maria Aparecida Tenóriohttp://lattes.cnpq.br/7625851676243664http://lattes.cnpq.br/2076591934554686Santana, Aline Fernanda de2020-01-31T14:08:15Z2020-01-31T14:08:15Z2019-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis64 f.application/pdfSANTANA, Aline Fernanda de. O exercício docente e a saúde do (a) professor (a). 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1883porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2020-01-31T14:08:15Zoai:dspace:123456789/1883Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122020-01-31T14:08:15Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv O exercício docente e a saúde do (a) professor (a)
title O exercício docente e a saúde do (a) professor (a)
spellingShingle O exercício docente e a saúde do (a) professor (a)
Santana, Aline Fernanda de
Professores - Aspectos da Saúde
Professores - Condições sociais
Professores - Satisfação do trabalho
title_short O exercício docente e a saúde do (a) professor (a)
title_full O exercício docente e a saúde do (a) professor (a)
title_fullStr O exercício docente e a saúde do (a) professor (a)
title_full_unstemmed O exercício docente e a saúde do (a) professor (a)
title_sort O exercício docente e a saúde do (a) professor (a)
author Santana, Aline Fernanda de
author_facet Santana, Aline Fernanda de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salvador, Maria Aparecida Tenório
http://lattes.cnpq.br/7625851676243664
http://lattes.cnpq.br/2076591934554686
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Aline Fernanda de
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Aspectos da Saúde
Professores - Condições sociais
Professores - Satisfação do trabalho
topic Professores - Aspectos da Saúde
Professores - Condições sociais
Professores - Satisfação do trabalho
description A presente monografia tem por objetivo geral contribuir com a análise e reflexão referentes ao exercício docente e possíveis problemas de saúde que as condições e o contexto social no qual a profissão docente está inserida podem causar aos (as) professores (as). E, ainda problematizar sobre os impactos dos problemas de saúde do/a docente, decorrentes das condições do exercício dessa profissão, sobre o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e em qual intensidade. Para responder ao problema de pesquisa e aos objetivos propostos para a investigação foi desenvolvido um processo metodológico que incluiu entrevistas e observação da prática pedagógica escolar. E como metodologia de análise para tratamento dos dados obtidos com a pesquisa foi utilizada a Análise de Discurso. Através da análise dos dados coletados, constatou-se uma realidade adversa onde se configura um cenário de descaso com a saúde do docente que acompanha um contexto histórico de desvalorização social e profissional da docência.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11
2020-01-31T14:08:15Z
2020-01-31T14:08:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTANA, Aline Fernanda de. O exercício docente e a saúde do (a) professor (a). 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1883
identifier_str_mv SANTANA, Aline Fernanda de. O exercício docente e a saúde do (a) professor (a). 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 64 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1802120146646466560