Lentes translíngues sobre produções escritas em um contexto escolar multilíngue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mühlen, Liane von, 1968-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/72236
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Eduardo Henrique Diniz de Figueiredo
id UFPR_36e6c242fb41935ca06ae3fc3c5f8510
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72236
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Mühlen, Liane von, 1968-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasFigueiredo, Eduardo Henrique Diniz de, 1980-2021-11-29T18:46:04Z2021-11-29T18:46:04Z2021https://hdl.handle.net/1884/72236Orientador: Prof. Dr. Eduardo Henrique Diniz de FigueiredoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 30/03/2021Inclui referências: p. 129-135Resumo: No cenário em expansão da educação bi/multilíngue no Brasil, cada vez mais se fazem necessárias pesquisas neste campo de estudos, atentando para os diversos contextos e componentes nos quais o bi/multilinguismo está presente. Os conceitos de translinguagem/práticas translíngues trazem as perspectivas de Canagarajah (2011a; 2011b; 2013; 2015; 2020), e García e Wei (2014; 2016). Diante da escassez de estudos que lidem com a translinguagem no âmbito da escrita na educação básica, em contexto de Brasil, o presente trabalho tem como objetivo verificar em que medida e de que formas o fenômeno linguístico de translinguagem ocorre nas produções de texto nas Línguas Inglesa, Alemã e Portuguesa de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola privada de ensino regular, em Curitiba. A fim de alcançar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativainterpretativista de cunho etnográfico. Primeiramente, foi escolhida a turma que participaria da pesquisa. A partir disso, os alunos interessados em participar da pesquisa manifestaram a intenção ao entregarem a documentação devidamente assinada. Assim também foi feito com os três professores convidados a participarem da pesquisa. Estes professores, por sua vez, definiram, de forma conjunta os tipos de textos a serem produzidos pelos alunos. Ao longo do ano, os estudantes participantes produziram textos de três gêneros em cada uma das três disciplinas envolvidas. Textos estes que foram corrigidos pelos professores e devolvidos para os alunos. Tanto os docentes quanto os discentes envolvidos na pesquisa participaram de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram categorizados e analisados qualitativamente e interpretados de acordo com o contexto e os participantes da pesquisa. Finalmente, os dados possibilitaram um olhar sobre os diferentes recursos empregados nas práticas de escrita, bem como a importância das atitudes dos professores, e a necessidade de diálogo com os discentes no que se refere às práticas translíngues.Abstract: In the expanding scenario of bi/multilingual education in Brazil, research in this field of studies is increasingly necessary, paying attention to the various contexts and components in which bi/multilingualism is present. The concepts of translanguaging/translingual practices bring the perspectives of Canagarajah (2011a; 2011b; 2013; 2015; 2020), and García and Wei (2014; 2016). Given the scarcity of studies dealing with translanguaging in the context of writing in basic education in Brazil, the present paper aims to verify to what extent and in what ways the linguistic phenomenon of translanguaging occurs in the text production in English, German and Portuguese lessons of 8th grade students in a private regular education school in Curitiba. In order to achieve this goal, a qualitative-interpretative research of ethnographic nature was conducted. Firstly, the class that would participate in the research was chosen. After that, the students interested in participating in the research expressed their intention by delivering the documentation duly signed. This was also done with the three teachers invited to participate in the research. These teachers, in turn, jointly defined the types of texts to be produced by the students. Throughout the year, the participating students produced texts of three genres in each of the three disciplines involved. These texts were corrected by the teachers and returned to the students. Both teachers and students involved in the research participated in semi-structured interviews. The data were categorized and analyzed qualitatively and interpreted according to the context and the research participants. Finally, the data enabled a look at the different resources employed in writing practices, as well as the importance of teachers' attitudes, and the need for dialogue with students regarding translanguaging practices.1 arquivo (137 p.) : il.application/pdfEducaçao bilingue - ParanáEscritaEducação básicaLetrasLentes translíngues sobre produções escritas em um contexto escolar multilíngueinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LIANE VON MUHLEN.pdfapplication/pdf8230384https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72236/1/R%20-%20D%20-%20LIANE%20VON%20MUHLEN.pdf63137c1abc1254ef6ea292d0a69f2765MD51open access1884/722362021-11-29 15:46:04.237open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72236Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-11-29T18:46:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Lentes translíngues sobre produções escritas em um contexto escolar multilíngue
title Lentes translíngues sobre produções escritas em um contexto escolar multilíngue
spellingShingle Lentes translíngues sobre produções escritas em um contexto escolar multilíngue
Mühlen, Liane von, 1968-
Educaçao bilingue - Paraná
Escrita
Educação básica
Letras
title_short Lentes translíngues sobre produções escritas em um contexto escolar multilíngue
title_full Lentes translíngues sobre produções escritas em um contexto escolar multilíngue
title_fullStr Lentes translíngues sobre produções escritas em um contexto escolar multilíngue
title_full_unstemmed Lentes translíngues sobre produções escritas em um contexto escolar multilíngue
title_sort Lentes translíngues sobre produções escritas em um contexto escolar multilíngue
author Mühlen, Liane von, 1968-
author_facet Mühlen, Liane von, 1968-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Mühlen, Liane von, 1968-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Figueiredo, Eduardo Henrique Diniz de, 1980-
contributor_str_mv Figueiredo, Eduardo Henrique Diniz de, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Educaçao bilingue - Paraná
Escrita
Educação básica
Letras
topic Educaçao bilingue - Paraná
Escrita
Educação básica
Letras
description Orientador: Prof. Dr. Eduardo Henrique Diniz de Figueiredo
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-29T18:46:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-29T18:46:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/72236
url https://hdl.handle.net/1884/72236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (137 p.) : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72236/1/R%20-%20D%20-%20LIANE%20VON%20MUHLEN.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 63137c1abc1254ef6ea292d0a69f2765
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860704471351296