Formação continuada para professores e tecnologias digitais : um olhar na ação pedagógica do atendimento educacional especializado com ênfase no autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novôa, Jessica
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/82918
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Gláucia da Silva Brito
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBrito, Gláucia da Silva, 1961-Novôa, Jessica2023-06-01T14:24:29Z2023-06-01T14:24:29Z2023https://hdl.handle.net/1884/82918Orientadora: Profa. Dra. Gláucia da Silva BritoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 16/03/2023Inclui referências: p. 157-165Resumo: A presente pesquisa desenvolvida nesta tese com professores que atuam no atendimento educacional especializado, com ênfase na área do transtorno do espectro autista, investigando quais as formações continuadas oferecidas ao professor na área de atuação relacionada às temáticas de formação, educação, autismo e a utilização de tecnologias digitais na ação pedagógica, envolvendo temáticas acerca da formação continuada de professores, ação pedagógica no atendimento educacional especializado, questionando: Como uma proposta de formação continuada para professores que atuam na Educação Especial, com ênfase no Transtorno do Espectro Autista pode ser relevante para o atendimento educacional especializado a partir da utilização de tecnologias digitais? Desta forma, de acordo com a revisão integrativa, observou-se a necessidade de elencar conhecimentos acerca do TEA e tecnologias digitais, trazendo para a prática de como trabalhar com a pessoa com TEA, uma vez que existem poucas formações na área como destacam (BOTELHO, CUNHA, MACEDO, 2011) e (BARROSO, 2003). Nesta investigação em busca de respostas referente ao questionamento da pesquisa destaca-se o objetivo geral em planejar e analisar uma proposta de formação continuada para professores que atuam na educação especial, com ênfase no transtorno do espectro autista, a partir da utilização das tecnologias digitais. Os objetivos específicos que fizeram parte desta pesquisa foram: Identificar e relacionar pesquisas acadêmicas que descrevam a formação continuada docente na educação especial, na área do autismo e utilização de tecnologias digitais na ação pedagógica; Analisar uma formação continuada ofertada para professores especializados do município de Araucária/PR sobre TEA, a fim de verificar a sua efetividade na prática; Investigar a ação pedagógica no AEE com ênfase no TEA, com a utilização de recursos tecnológicos digitais por meio da análise das vozes de professores especializados. A pesquisa constituiu-se de abordagem qualitativa (Creswell, 2010), do tipo exploratória participante (GIL, 2008) com a aplicação de instrumentos utilizando o método da triangulação descrito por Lüdke e André (1986), sendo a análise documental, observação participante e questionário. Os dados levantados destes instrumentos alicerçaram uma nova proposição de curso de extensão, tratando de conceitos específicos do TEA, as lacunas quanto a formação continuada relacionada a prática de sala de aula e temas atuais necessários a educação inclusiva. Para a análise de dados baseou-se em Gil (2008) seguindo as três etapas: redução, exibição e conclusão/verificação, Na análise partiu-se da realização de um curso de extensão aplicado a um grupo de cento e vinte professores com interesse na temática do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na área do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O curso foi aplicado no formato semipresencial pelo ambiente virtual de aprendizagem da Universidade Federal do Paraná, com encontros presenciais no Município de Araucária/Pr. Baseado nos dados da participação dos professores inscritos no curso de extensão proposto, foi possível identificar a utilização da teoria e os conhecimentos sistematizados em sua prática de sala aula durante o curso e, destacando em suas vozes a funcionalidade dos conteúdos abordados com sua realidade educacional, validando-os. A abordagem teórica utilizada nesta pesquisa foi constituída a partir de diversos autores na área da educação, sendo na área das tecnologias digitais Castells (1999), Lévy (1999), Lemos (2003), Brito (2006), Brito e Purificação (2015) e Bersch (2009, 2017); na formação de professores autores como Alvarado-Prada (1997) (2010), García (1999), Boeno (2013), Santos (2015) Booth e Ainscow (2011) e na educação especial e ensino colaborativo Del Prette e Dell Prete (2006), Mendes, Almeida, Toyoda (2011), Mendes, Vilaronga, Zerbato (2014), Zerbato, Mendes (2018) e Silva, Arantes, Elias (2020). Constatou-se que, na área do autismo, a maioria das pesquisas encontram-se na região sul e de tecnologias digitais, entre elas a tecnologia assistiva, são produzidas, em maior quantidade, por pesquisadores na área da saúde conforme destacado na revisão integrativa desta tese. As pesquisas encontradas tratam, em sua maioria, de apresentar diversos recursos e diferentes dispositivos a serem utilizados por pessoas com deficiência, sendo que a maioria dos professores, utilizam internet e aplicativos sociais como recursos para serem utilizados em sala de aula. Identificou-se poucas formações com ênfase no autismo e de forma generalizada, a utilização de tecnologias digitais, associadas a recursos para produzir aulas, sistematizar e armazenar conteúdos e conhecimentos em drives. Por fim, os professores diante dos desafios enfrentados atualmente na educação inclusiva procuram participar de formações continuadas que trazem um processo reflexivo diante dos conhecimentos que recebem, de pensar na e sobre a prática, como forma de transformar a sua realidade e sua ação pedagógica na área do autismo e que a formação venha de encontro às suas reais expectativas.Abstract: The present research developed in this thesis with teachers who work in specialized educational care, with emphasis on autism spectrum disorder, investigating the continuing training offered to the teacher in the area of activity related to the training themes, education, autism and the use of digital technologies in pedagogical action, involving themes about continuing teacher training, pedagogical action in specialized educational care, questioning: How can a continuing training proposal for teachers working in Special Education, with emphasis on Autistic Spectrum Disorder be relevant for specialized educational care from the use of digital technologies? Thus, according to the integrative review, it was observed the need to list knowledge about TEA and digital technologies, bringing to practice how to work with the person with TEA, since there are few formations in the area as they stand out (BOTELHO, CUNHA, MACEDO, 2011) and (BARROSO, 2003). In this research in search of answers referring to the questioning of the research is highlighted the general objective in planning and analyzing a proposal of continued training for teachers who work in special education, with emphasis on the disorder of the autistic spectrum, starting from the use of digital technologies. The specific objectives that were part of this research were: To identify and relate academic research that describes the continuing teaching training in special education, in the area of autism and the use of digital technologies in pedagogical action; Analyze a continuous training offered to specialized teachers of the municipality of Araucaria/PR on TEA, in order to verify its effectiveness in practice; Investigate the pedagogical action in ESA with emphasis on TEA, using digital technological resources through the analysis of the voices of specialized teachers. The research was constituted of qualitative approach (Creswell, 2010), of the participant exploratory type (GIL, 2O08) with the application of instruments using the method of triangulation described by Lüdke and André (1986), being the documentary analysis, participant observation and questionnaire. The data collected from these instruments underpinned a new extension course proposition, dealing with specific concepts of TEA, gaps in continuing training related to classroom practice and current topics necessary for inclusive education. For the analysis of data was based on Gil (2008) following the three steps: reduction, display and completion/verification, In the analysis started from the realization of an extension course applied to a group of one hundred and twenty teachers with interest in the topic of Specialized Educational Care (ESA) in the area of Autistic Spectrum Disorder (TEA) The course was applied in semi-residential format by the virtual learning environment of the Federal University of Paraná, with face-to-face meetings in the Municipality of Araucaria/Pr. Based on the data of the participation of the teachers enrolled in the proposed extension course, it was possible to identify the use of the theory and the systematized knowledge in their classroom practice during the course and, highlighting in their voices the functionality of the contents addressed with their educational reality, validating them. The theoretical approach used in this research was constituted from several authors in the field of education, being in the area of digital technologies Castells (1999), Lévy (1999), Lemos (2003), Brito (2006), Brito and Purification (2015) and Bersch (2009, 2017); training of authors such as Alvarado-Prada (1997) (2010), García (1999), Boeno (2013), Santos (2015) Booth and Ainscow (2011) and in special education and collaborative teaching Del Prette and Dell Prete (2006), Mendes, Almeida, Toyoda (2011), It was found that, in the area of autism, most of the research is in the southern region and digital technologies, among them the assistive technology, are produced, in greater quantity, by researchers in the area of health as highlighted in the integrative review of this thesis. Most of the surveys found deal with presenting different features and devices to be used by people with disabilities, most teachers using internet and social applications as resources to be used in the classroom. The use of digital technologies, associated with resources to produce lessons, systematize and store content and knowledge on drives, has been identified with few training courses with an emphasis on autism. Finally, teachers facing the challenges currently faced in inclusive education seek to participate in continuing training that brings a reflective process in the face of the knowledge they receive, to think about and about practice, as a way of transforming its reality and its pedagogical action in the area of autism and that formation meets its real expectations.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEducação especialTecnologia educacionalCrianças com transtorno do espectro autistaProfessores - FormaçãoEducaçãoFormação continuada para professores e tecnologias digitais : um olhar na ação pedagógica do atendimento educacional especializado com ênfase no autismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - JESSICA NOVOA.pdfapplication/pdf59639559https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/82918/1/R%20-%20T%20-%20JESSICA%20NOVOA.pdf10d266cf4dc77f6485c5f891d613bf38MD51open access1884/829182023-06-01 11:24:29.992open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/82918Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-06-01T14:24:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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