A qualidade da educação das crianças de zero a três anos : estudo a partir da percepção das famílias de uma creche conveniada no município de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mariana Verissimo da, 1995-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69212
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Ângela Maria Scalabrin Coutinho
id UFPR_6abe1ce39606561bc0652a3eacc838a4
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69212
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Mariana Verissimo da, 1995-Coutinho, Ângela Scalabrin, 1976-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2021-01-29T19:17:31Z2021-01-29T19:17:31Z2020https://hdl.handle.net/1884/69212Orientadora: Profa. Dra. Ângela Maria Scalabrin CoutinhoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/06/2020Inclui referências: p. 175-186Resumo: O objetivo do presente trabalho foi analisar a percepção de qualidade da educação das crianças de zero a três anos, a partir da visão de famílias de uma creche conveniada. Para tanto, inicialmente realizou-se uma revisão bibliográfica acerca do histórico das políticas públicas para a Educação Infantil que contribuíram para o processo de privatização da creche no município. A pesquisa teve cunho qualitativo. Como técnicas de pesquisa foram utilizados questionário, grupo focal e Análise de Conteúdo; como recurso tecnológico, o gravador de voz e como procedimento complementar, uma visita inicial ao bairro para conhecer o entorno da creche, entrega de documento explicitando a pesquisa à instituição e termo de consentimento para a pesquisa. A pesquisa insere-se no campo dos estudos críticos da infância e da análise neoinstitucionalista histórica da política. Como resultados da pesquisa podemos destacar as concepções das famílias sobre o conceito de qualidade a partir de alguns elementos, como a compreensão do cuidar e educar como indissociáveis para a educação das crianças pequenas, a necessidade de formação das professoras como requisito para um bom atendimento, a relação das famílias e da instituição para que sejam complementares na educação das crianças. A partir da fala das famílias foi possível perceber alguns elementos reveladores do efeito da trajetória de dependência para a percepção sobre a qualidade das instituições, como a percepção de que a creche conveniada, por ser uma instituição privada, oferece mais qualidade. Essa percepção está relacionada com a trajetória de dependência da constituição das creches no município e de privatização do atendimento. As parcerias público-privadas para a creche no município de Curitiba foram se constituindo como estratégia para a Educação das crianças de zero a três anos A pesquisa afirma o direito das crianças ao acesso a uma instituição de qualidade socialmente referenciada, laica, pública e gratuita. Palavras-chave: Privatização da Educação; Trajetória de dependência; Qualidade no atendimento em creche; Direito à Educação; Famílias.Abstract: This study aimed to analyze the conception of quality of the education of children aged from zero to three years old, from the perspective of the families which use a childcare center contracted by the municipality. For that, we initially carried out a literature review on the history of the public policies for early childhood education which have contributed to the privatization process of the childcare centers in the municipality. This research used qualitative methodology. As research techniques, we used questionnaire, focus group and Content Analysis; as technological resource, we used a voice recorder; and as a complementary procedure, we made a initial visit to the neighborhood to get to know the child care center surroundings, we presented a document explaining the research to the institution and the consent form. The research is in the field of critical childhood studies and the historical neo-institutionalist analysis of politics. As results of the research, we highlight the comprehension of the families regarding the concept of quality from some elements, such as the understanding of caring and educating as inseparable for the education of small children, the need of teacher training as a requirement for a good attendance, the relationship between families and the institution so that they are complementary in the education of children. From the discourse of the families, it was possible to perceive some elements that reveal the effect of the path dependence for the conception of quality of the institutions, such as the comprehension that the contracted child care center offers more quality for being a private institution. This conception is related to the path dependence on the establishment of childcare centers in the municipality and privatization of service. The public-private partnerships for childcare centers in Curitiba became a strategy for the education of children aged from zero to three years old in the municipality. The research affirms the children's right to access a quality, socially relevant, laic, public and free institution. Keywords: Privatization of Education; Path dependence; Childcare quality; Right to Education; Families.196 p. : il. (algumas color.).application/pdfEducação de crianças - Curitiba (PR)Educação infantilJardim de infância - Curitiba (PR)Escolas maternaisEducação e EstadoEscolas públicas - Curitiba (PR)Creches - Curitiba (PR)EducaçãoA qualidade da educação das crianças de zero a três anos : estudo a partir da percepção das famílias de uma creche conveniada no município de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARIANA VERISSIMO DA SILVA.pdfapplication/pdf2245353https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69212/1/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20VERISSIMO%20DA%20SILVA.pdf515f148d9f8e5034f72975099be27f43MD51open access1884/692122021-01-29 16:17:31.206open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69212Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-01-29T19:17:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A qualidade da educação das crianças de zero a três anos : estudo a partir da percepção das famílias de uma creche conveniada no município de Curitiba
title A qualidade da educação das crianças de zero a três anos : estudo a partir da percepção das famílias de uma creche conveniada no município de Curitiba
spellingShingle A qualidade da educação das crianças de zero a três anos : estudo a partir da percepção das famílias de uma creche conveniada no município de Curitiba
Silva, Mariana Verissimo da, 1995-
Educação de crianças - Curitiba (PR)
Educação infantil
Jardim de infância - Curitiba (PR)
Escolas maternais
Educação e Estado
Escolas públicas - Curitiba (PR)
Creches - Curitiba (PR)
Educação
title_short A qualidade da educação das crianças de zero a três anos : estudo a partir da percepção das famílias de uma creche conveniada no município de Curitiba
title_full A qualidade da educação das crianças de zero a três anos : estudo a partir da percepção das famílias de uma creche conveniada no município de Curitiba
title_fullStr A qualidade da educação das crianças de zero a três anos : estudo a partir da percepção das famílias de uma creche conveniada no município de Curitiba
title_full_unstemmed A qualidade da educação das crianças de zero a três anos : estudo a partir da percepção das famílias de uma creche conveniada no município de Curitiba
title_sort A qualidade da educação das crianças de zero a três anos : estudo a partir da percepção das famílias de uma creche conveniada no município de Curitiba
author Silva, Mariana Verissimo da, 1995-
author_facet Silva, Mariana Verissimo da, 1995-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Coutinho, Ângela Scalabrin, 1976-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mariana Verissimo da, 1995-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças - Curitiba (PR)
Educação infantil
Jardim de infância - Curitiba (PR)
Escolas maternais
Educação e Estado
Escolas públicas - Curitiba (PR)
Creches - Curitiba (PR)
Educação
topic Educação de crianças - Curitiba (PR)
Educação infantil
Jardim de infância - Curitiba (PR)
Escolas maternais
Educação e Estado
Escolas públicas - Curitiba (PR)
Creches - Curitiba (PR)
Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Ângela Maria Scalabrin Coutinho
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-29T19:17:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-29T19:17:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69212
url https://hdl.handle.net/1884/69212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 196 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69212/1/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20VERISSIMO%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 515f148d9f8e5034f72975099be27f43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860229585960960