Educação histórica e ciências da educação : diálogos epistemológicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/55898 |
Resumo: | Orientadora: Profª. Drª. Ana Claudia Urban |
id |
UFPR_386c64b364022396cf0426373b8ebad9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/55898 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Waiga, Juliano MainardesUrban, Ana ClaudiaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2018-06-13T19:21:38Z2018-06-13T19:21:38Z2018http://hdl.handle.net/1884/55898Orientadora: Profª. Drª. Ana Claudia UrbanDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 23/03/2018Inclui referências: p.110-118Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral a identificação de contribuições e perspectivas provenientes dos diálogos da Educação Histórica com as Ciências da Educação. Os principais teóricos acionados para articulação de nosso estudo foram Lee (2006, 2008, 2011), Barca (2000, 2001, 2006), Schmidt (2009, 2012, 2014); Mialaret (2013), Libâneo (2006) e Rüsen (2001, 2006, 2015). Para atingir o objetivo proposto, considerando a natureza qualitativa da pesquisa, utilizamos a metodologia do Mapa mental (BUZAN, 2009), procedimentos técnicos da análise de conteúdo (BARDIN, 1977) e um levantamento bibliográfico que ocorreu em duas etapas. Na primeira etapa reunimos uma amostra de 46 textos escritos por Peter Lee, Isabel Barca ou Maria Auxiliadora Schmidt. Esses textos estabelecem ou apontam diálogos entre a Educação Histórica com outras áreas do saber. Na segunda etapa reunimos uma amostra de 8 trabalhos, entre teses e dissertações, desenvolvidos no Laboratório de Pesquisas em Educação Histórica, (LAPEDUH- UFPR). Após a aplicação de procedimentos técnicos da análise de conteúdo em textos das amostras coletadas chegamos a duas importantes asserções: 1) Em um contexto primordial as pesquisas em Educação Histórica absorvem principalmente contribuições da filosofia da história e da psicologia cognitiva, num contexto mais recente diálogos traçados por Maria Auxiliadora Schmidt, e ampliados pelo LAPEDUH, reforçam e abrem novas perspectivas investigativas com as Ciências da Educação. 2) Os diálogos realizados com as Ciências da Educação já resultaram em contribuições, para pesquisas em Educação Histórica, de ordem teórica, metodológica e categorial. Quanto as perspectivas provenientes dos diálogos da Educação Histórica com as Ciências da Educação, apontamos a possiblidade de contribuição para construção de uma Didática da Educação História. Essa Hipótese foi inspirada pelos dados coletados em nosso estudo, pela matriz da Didática da História de Jörn Rüsen e pela adaptação dessa matriz realizada por Peter Seixas. Palavras- Chave: Educação Histórica, Ciências da Educação, Maria Auxiliadora Schmidt, LAPEDUH, Didática da Educação Histórica.Abstract: This work had as general objective the identification of contributions and perspectives coming from the dialogues of Historical Education with the Sciences of the Education. The main theorists involved in articulating our study were Lee (2006, 2008, 2011), Barca (2000, 2001, 2006), Schmidt (2009, 2012, 2014); Mialaret (2013), Libâneo (2006) and Rüsen (2001, 2006, 2015). In order to reach the proposed objective, considering the qualitative nature of the research, we used the Mental Map methodology (BUZAN, 2009), technical procedures of content analysis (BARDIN, 1977) and a bibliographic survey that occurred in two stages. In the first stage we gathered a sample of 46 texts written by Peter Lee, Isabel Barca or Maria Auxiliadora Schmidt. These texts establish or point out dialogues between Historical Education and other areas of knowledge. In the second stage we collected a sample of 8 works, between theses and dissertations, developed in the Laboratory of Research in Historical Education, (LAPEDUH-UFPR). After the application of technical procedures of content analysis in each of the texts of the collected samples, we arrive at two important assertions: 1) In a primordial context the researches in Historical Education mainly absorb contributions of the philosophy of history and cognitive psychology, in a context more recent dialogues drawn up by Maria Auxiliadora Schmidt and amplified by LAPEDUH reinforce and open up new research perspectives with the Educational Sciences. 2) The dialogues carried out with the Educational Sciences have already resulted in contributions, for research in Historical Education, of a theoretical, methodological and categorical order. As far as the perspectives coming from the dialogues of Historical Education with the Sciences of the Education, we point the possibility of the construction of a Didactics of the Education History situated in the science of reference and advised by the Sciences of the Education. This Hypothesis was inspired by the data collected in our study, by the matrix of Didactics of History by Jörn Rüsen, as well as by the adaptation of this matrix realized by Peter Seixas. Key- words: Historical Education, Educational Sciences, Maria Auxiliadora Schmidt, LAPEDUH, Didactics of Historical Education.118 p. : il.application/pdfEducação históricaDidaticaEducação histórica e ciências da educação : diálogos epistemológicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JULIANO MAINARDES WAIGA.pdfapplication/pdf2587846https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55898/1/R%20-%20D%20-%20JULIANO%20MAINARDES%20WAIGA.pdf6dce4004142f5945c770fa623a9a6872MD51open access1884/558982018-06-13 16:21:38.151open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55898Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-06-13T19:21:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação histórica e ciências da educação : diálogos epistemológicos |
title |
Educação histórica e ciências da educação : diálogos epistemológicos |
spellingShingle |
Educação histórica e ciências da educação : diálogos epistemológicos Waiga, Juliano Mainardes Educação histórica Didatica |
title_short |
Educação histórica e ciências da educação : diálogos epistemológicos |
title_full |
Educação histórica e ciências da educação : diálogos epistemológicos |
title_fullStr |
Educação histórica e ciências da educação : diálogos epistemológicos |
title_full_unstemmed |
Educação histórica e ciências da educação : diálogos epistemológicos |
title_sort |
Educação histórica e ciências da educação : diálogos epistemológicos |
author |
Waiga, Juliano Mainardes |
author_facet |
Waiga, Juliano Mainardes |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Urban, Ana Claudia Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Waiga, Juliano Mainardes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação histórica Didatica |
topic |
Educação histórica Didatica |
description |
Orientadora: Profª. Drª. Ana Claudia Urban |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-13T19:21:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-06-13T19:21:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1884/55898 |
url |
http://hdl.handle.net/1884/55898 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
118 p. : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55898/1/R%20-%20D%20-%20JULIANO%20MAINARDES%20WAIGA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6dce4004142f5945c770fa623a9a6872 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860509568335872 |