Educação histórica e ciências da educação : diálogos epistemológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Waiga, Juliano Mainardes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/55898
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Ana Claudia Urban
id UFPR_386c64b364022396cf0426373b8ebad9
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/55898
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Waiga, Juliano MainardesUrban, Ana ClaudiaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2018-06-13T19:21:38Z2018-06-13T19:21:38Z2018http://hdl.handle.net/1884/55898Orientadora: Profª. Drª. Ana Claudia UrbanDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 23/03/2018Inclui referências: p.110-118Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral a identificação de contribuições e perspectivas provenientes dos diálogos da Educação Histórica com as Ciências da Educação. Os principais teóricos acionados para articulação de nosso estudo foram Lee (2006, 2008, 2011), Barca (2000, 2001, 2006), Schmidt (2009, 2012, 2014); Mialaret (2013), Libâneo (2006) e Rüsen (2001, 2006, 2015). Para atingir o objetivo proposto, considerando a natureza qualitativa da pesquisa, utilizamos a metodologia do Mapa mental (BUZAN, 2009), procedimentos técnicos da análise de conteúdo (BARDIN, 1977) e um levantamento bibliográfico que ocorreu em duas etapas. Na primeira etapa reunimos uma amostra de 46 textos escritos por Peter Lee, Isabel Barca ou Maria Auxiliadora Schmidt. Esses textos estabelecem ou apontam diálogos entre a Educação Histórica com outras áreas do saber. Na segunda etapa reunimos uma amostra de 8 trabalhos, entre teses e dissertações, desenvolvidos no Laboratório de Pesquisas em Educação Histórica, (LAPEDUH- UFPR). Após a aplicação de procedimentos técnicos da análise de conteúdo em textos das amostras coletadas chegamos a duas importantes asserções: 1) Em um contexto primordial as pesquisas em Educação Histórica absorvem principalmente contribuições da filosofia da história e da psicologia cognitiva, num contexto mais recente diálogos traçados por Maria Auxiliadora Schmidt, e ampliados pelo LAPEDUH, reforçam e abrem novas perspectivas investigativas com as Ciências da Educação. 2) Os diálogos realizados com as Ciências da Educação já resultaram em contribuições, para pesquisas em Educação Histórica, de ordem teórica, metodológica e categorial. Quanto as perspectivas provenientes dos diálogos da Educação Histórica com as Ciências da Educação, apontamos a possiblidade de contribuição para construção de uma Didática da Educação História. Essa Hipótese foi inspirada pelos dados coletados em nosso estudo, pela matriz da Didática da História de Jörn Rüsen e pela adaptação dessa matriz realizada por Peter Seixas. Palavras- Chave: Educação Histórica, Ciências da Educação, Maria Auxiliadora Schmidt, LAPEDUH, Didática da Educação Histórica.Abstract: This work had as general objective the identification of contributions and perspectives coming from the dialogues of Historical Education with the Sciences of the Education. The main theorists involved in articulating our study were Lee (2006, 2008, 2011), Barca (2000, 2001, 2006), Schmidt (2009, 2012, 2014); Mialaret (2013), Libâneo (2006) and Rüsen (2001, 2006, 2015). In order to reach the proposed objective, considering the qualitative nature of the research, we used the Mental Map methodology (BUZAN, 2009), technical procedures of content analysis (BARDIN, 1977) and a bibliographic survey that occurred in two stages. In the first stage we gathered a sample of 46 texts written by Peter Lee, Isabel Barca or Maria Auxiliadora Schmidt. These texts establish or point out dialogues between Historical Education and other areas of knowledge. In the second stage we collected a sample of 8 works, between theses and dissertations, developed in the Laboratory of Research in Historical Education, (LAPEDUH-UFPR). After the application of technical procedures of content analysis in each of the texts of the collected samples, we arrive at two important assertions: 1) In a primordial context the researches in Historical Education mainly absorb contributions of the philosophy of history and cognitive psychology, in a context more recent dialogues drawn up by Maria Auxiliadora Schmidt and amplified by LAPEDUH reinforce and open up new research perspectives with the Educational Sciences. 2) The dialogues carried out with the Educational Sciences have already resulted in contributions, for research in Historical Education, of a theoretical, methodological and categorical order. As far as the perspectives coming from the dialogues of Historical Education with the Sciences of the Education, we point the possibility of the construction of a Didactics of the Education History situated in the science of reference and advised by the Sciences of the Education. This Hypothesis was inspired by the data collected in our study, by the matrix of Didactics of History by Jörn Rüsen, as well as by the adaptation of this matrix realized by Peter Seixas. Key- words: Historical Education, Educational Sciences, Maria Auxiliadora Schmidt, LAPEDUH, Didactics of Historical Education.118 p. : il.application/pdfEducação históricaDidaticaEducação histórica e ciências da educação : diálogos epistemológicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JULIANO MAINARDES WAIGA.pdfapplication/pdf2587846https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55898/1/R%20-%20D%20-%20JULIANO%20MAINARDES%20WAIGA.pdf6dce4004142f5945c770fa623a9a6872MD51open access1884/558982018-06-13 16:21:38.151open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55898Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-06-13T19:21:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação histórica e ciências da educação : diálogos epistemológicos
title Educação histórica e ciências da educação : diálogos epistemológicos
spellingShingle Educação histórica e ciências da educação : diálogos epistemológicos
Waiga, Juliano Mainardes
Educação histórica
Didatica
title_short Educação histórica e ciências da educação : diálogos epistemológicos
title_full Educação histórica e ciências da educação : diálogos epistemológicos
title_fullStr Educação histórica e ciências da educação : diálogos epistemológicos
title_full_unstemmed Educação histórica e ciências da educação : diálogos epistemológicos
title_sort Educação histórica e ciências da educação : diálogos epistemológicos
author Waiga, Juliano Mainardes
author_facet Waiga, Juliano Mainardes
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Urban, Ana Claudia
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Waiga, Juliano Mainardes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação histórica
Didatica
topic Educação histórica
Didatica
description Orientadora: Profª. Drª. Ana Claudia Urban
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-13T19:21:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-06-13T19:21:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/55898
url http://hdl.handle.net/1884/55898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 118 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55898/1/R%20-%20D%20-%20JULIANO%20MAINARDES%20WAIGA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6dce4004142f5945c770fa623a9a6872
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860509568335872