Os manuais de didática da história e a constituição de uma epistemologia da didática da história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Junior, Osvaldo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/23606
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
id UFPR_36c3228057e6c1db33541b54897e6529
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/23606
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Rodrigues Junior, OsvaldoSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-22T11:36:21Z2020-09-22T11:36:21Z2010https://hdl.handle.net/1884/23606Orientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos SchmidtDissertação(mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 22/02/2010Bibliografia: fls. 124-132Área de concentração: Cultura, escola e ensinoResumo: Este trabalho parte da existência do código disciplinar da Didática da História a partir de Urban (2009) e Schmidt (2004, 2005, 2008a, 2008b, 2008c, 2009), objetivando compreender elementos da pistemologia desta disciplina. Dessa forma, os objetivos traçados para o presente trabalho foram: i) analisar a relação entre a Teoria da História e os saberes pedagógicos na constituição da Didática da História em três manuais de didática específica; ii) analisar também esta relação a partir das entrevistas realizadas com as autoras destes manuais. Os manuais analisados nesta dissertação foram: 1) Didática e Prática de Ensino de História, de Selva Guimarães Fonseca (2003); 2) Ensinar História, de Marlene Cainelli e Maria Auxiliadora Schmidt (2004); 3) Ensino de História: fundamentos e métodos, de Circe Maria Fernandez ittencourt (2004). Metodologicamente, o trabalho foi divido em três etapas: a primeira, de leitura do material empírico, problematização da investigação e escolha das unidades de análise; a segunda, de organização dos dados; a última etapa, de análise dos dados. Este estudo toma como referência o conceito de Didática da História de Rüsen (2007a), entendida como "a ciência do aprendizado histórico", compreendendo que a Teoria da História e a Didática da História são fundadas sobre as mesmas bases, a especificidade do conhecimento histórico científico. Toma-se também, a concepção de que os manuais de Didática da História produzidos para os professores são importantes documentos na compreensão das formas de ensinar e de aprender. (BUFREM; GARCIA; SCHMIDT, 2006). No primeiro momento da pesquisa foram apontadas reflexões a respeito dos manuais como elementos da cultura (WILLIAMS, 2001), bem como sobre o percurso de produção destes manuais no Brasil (SCHMIDT, 2008c). No segundo momento fez-se uma leitura dos materiais empíricos, explicitando a organização dos saberes nestes manuais a partir de Bergmann (1990) e Varela (1994). Em um terceiro momento, foram analisados os manuais a partir de três unidades de análise: fontes históricas, conceitos históricos e tempo histórico. No quarto momento, foram analisadas as entrevistas realizadas com as autoras dos manuais utilizados. A partir da bibliografia e das análises empíricas intencionou-se entender a relação entre a Teria da História e os saberes pedagógicos na constituição da Didática da História presente nos manuais.Abstract: This work comes from the existence of the disciplinary code of history didactics from Urban (2009) and Schmidt (2004, 2005, 2008a, 2008b, 2008c, 2009), aiming to understand elements of the pistemology of the discipline. Thus, the goals set for this study were: i) examine the relationship between the theory of history and pedagogical knowledge in the constitution of history didactics in three specific teaching manuals; ii) examine further this relationship from the interviews with the authors of these manuals. The manuals discussed in this dissertation were: 1) Didática e Prática de ensino de História, de Selva Guimarães Fonseca (2003); 2) Ensinar História, de Marlene Cainelli e Maria Auxiliadora Schmidt (2004); 3) Ensino de História: fundamentos e métodos, de Circe Maria Fernandez Bittencourt (2004). ethodologically, the work was divided into three stages: the first consists on the reading of the empirical, problem-focused research and choices of units of analysis; the second stage consists on data organization; the last stage consists on data analysis. This study has referred to the concept of history didactics of Rüsen (2007a), known as "the science of learning history," including the theory of history and history didactics are based on the same basis, the specific knowledge of the scientific history. It also takes the view that the manuals of history didactics produced for teachers are important documents in understanding the ways of teaching and learning. (BUFREM; GARCIA; SCHMIDT, 2006). At first the research pointed reflections on the books as elements of culture (Williams, 2001) and on the route of production of these manuals in Brazil (Schmidt, 008c). The second time there was a reading of the empirical material, explaining the organization of knowledge in these books from Bergmann (1990) and Varela (1994). In a third moment, the manuals were analyzed from three units of analysis: historical sources, historical concepts and historical time. The fourth time, we analyzed the interviews with the authors of textbooks used. From the literature and empirical research conducted purposed to understand the relationship between the theory of history and pedagogical knowledge in the constitution of history didactics in this manual.155 f. : il.[algumas color.].application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoHistoria - Estudo e ensinoDidatica - Estudo e ensinoEducaçãoOs manuais de didática da história e a constituição de uma epistemologia da didática da históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRODRIGUES JUNIOR, O. Os manuais de Didatica da Historia e a constituicao de uma epistemologia da .pdfapplication/pdf4666517https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23606/1/RODRIGUES%20JUNIOR%2c%20O.%20Os%20manuais%20de%20Didatica%20da%20Historia%20e%20a%20constituicao%20de%20uma%20epistemologia%20da%20.pdf0a5f799633323a3eaf7bb7142e4428c2MD51open accessTEXTRODRIGUES JUNIOR, O. Os manuais de Didatica da Historia e a constituicao de uma epistemologia da .pdf.txtExtracted Texttext/plain291858https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23606/2/RODRIGUES%20JUNIOR%2c%20O.%20Os%20manuais%20de%20Didatica%20da%20Historia%20e%20a%20constituicao%20de%20uma%20epistemologia%20da%20.pdf.txt525df3c34eda41dc04c73b986ae413abMD52open accessTHUMBNAILRODRIGUES JUNIOR, O. Os manuais de Didatica da Historia e a constituicao de uma epistemologia da .pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1197https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23606/3/RODRIGUES%20JUNIOR%2c%20O.%20Os%20manuais%20de%20Didatica%20da%20Historia%20e%20a%20constituicao%20de%20uma%20epistemologia%20da%20.pdf.jpg62d56bbc69e4a31b8966887b4058f5c5MD53open access1884/236062020-09-22 08:36:21.196open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/23606Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-22T11:36:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os manuais de didática da história e a constituição de uma epistemologia da didática da história
title Os manuais de didática da história e a constituição de uma epistemologia da didática da história
spellingShingle Os manuais de didática da história e a constituição de uma epistemologia da didática da história
Rodrigues Junior, Osvaldo
Dissertações - Educação
Historia - Estudo e ensino
Didatica - Estudo e ensino
Educação
title_short Os manuais de didática da história e a constituição de uma epistemologia da didática da história
title_full Os manuais de didática da história e a constituição de uma epistemologia da didática da história
title_fullStr Os manuais de didática da história e a constituição de uma epistemologia da didática da história
title_full_unstemmed Os manuais de didática da história e a constituição de uma epistemologia da didática da história
title_sort Os manuais de didática da história e a constituição de uma epistemologia da didática da história
author Rodrigues Junior, Osvaldo
author_facet Rodrigues Junior, Osvaldo
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Junior, Osvaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Historia - Estudo e ensino
Didatica - Estudo e ensino
Educação
topic Dissertações - Educação
Historia - Estudo e ensino
Didatica - Estudo e ensino
Educação
description Orientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-22T11:36:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-22T11:36:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/23606
url https://hdl.handle.net/1884/23606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 155 f. : il.[algumas color.].
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23606/1/RODRIGUES%20JUNIOR%2c%20O.%20Os%20manuais%20de%20Didatica%20da%20Historia%20e%20a%20constituicao%20de%20uma%20epistemologia%20da%20.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23606/2/RODRIGUES%20JUNIOR%2c%20O.%20Os%20manuais%20de%20Didatica%20da%20Historia%20e%20a%20constituicao%20de%20uma%20epistemologia%20da%20.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23606/3/RODRIGUES%20JUNIOR%2c%20O.%20Os%20manuais%20de%20Didatica%20da%20Historia%20e%20a%20constituicao%20de%20uma%20epistemologia%20da%20.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0a5f799633323a3eaf7bb7142e4428c2
525df3c34eda41dc04c73b986ae413ab
62d56bbc69e4a31b8966887b4058f5c5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860868536795136