O ensino da matemática com tecnologias digitais : compreensões de professores de atuantes na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Eder Paulo, 1980-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/71358
Resumo: Orientadora: Prof. Dra. Luciane Ferreira Mocrosky
id UFPR_3ce777efba536fb43b7b047864f04698
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/71358
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Pereira, Eder Paulo, 1980-Mocrosky, Luciane FerreiraUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática2021-08-27T20:28:44Z2021-08-27T20:28:44Z2021https://hdl.handle.net/1884/71358Orientadora: Prof. Dra. Luciane Ferreira MocroskyDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 25/02/2021Inclui referências: p. 198-207Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo explicitar compreensões de professores atuantes na Educação Básica acerca do ensino da matemática com as Tecnologias Digitais (TD). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, orientada pela interrogação: "O que é isto, o ensino da matemática com TD na perspectiva do professor?". Inicialmente é tecido um panorama do que pesquisadores têm proposto em relação ao ensino da matemática com as TD em direção a uma Educação Tecnológica, evidenciando aspectos como o aparato tecnológico, as práticas de ensino e os movimentos formativos com e para o professor. Avançando na compreensão do tema, o estudo foi ao encontro de cinco professores atuantes no ensino de matemática em uma escola estadual do litoral do Paraná, ouvindo-os em atenção à pergunta: como o(a) senhor(a) se compreende ensinando matemática com as tecnologias? Esse movimento possibilitou que tais entrevistas se constituíssem em dados da pesquisa que foram analisados fenomenologicamente, revelando três características gerais do fenômeno ensino-damatemática- com-as-TD: (Des)articulação ensino-matemática-tecnologia; Préocupação do docente para aprender-ensinar; e Ensino-matemática-tecnologia: o sercom. O estudo evidenciou as experiências dos professores como aberturas pedagógicas ao endereçamento de possíveis caminhos para uma Educação Tecnológica no âmbito da Educação Matemática, tendo a escola como uma promotora genuína dos movimentos formativos pelas práticas de ensino, sendo mola propulsora na busca por compreensões de um ensino-de-matemática-com-as-TD. Palavras-chave: Formação de professores. Tecnologias Digitais na formação de professores. Educação Matemática. Educação Tecnológica.Abstract: This research aims to explain understandings of Basic Education teachers about the teaching of mathematics with Digital Technologies (Tecnologias Digitais - TD). This is a qualitative research with a phenomenological approach, guided by the question: "What is this, the teaching of mathematics with TD from the teacher's perspective?". At first, we present an overview of what researchers have proposed in relation to the teaching of mathematics with TD aiming at Technological Education. We highlight aspects such as technological equipment, teaching practices and training movements with and for the teacher. For the development of the theme, five mathematics teachers who work in a public school on the coast of Paraná were selected. We listen to them in attention to the question: how do you, as a teacher, understand yourself teaching mathematics with technologies? This movement allowed the interviews to become research data, which were analyzed phenomenologically, revealing three general characteristics of the mathematicsteaching- with-digital-technologies phenomenon: (Dis)articulation teachingmathematics- technology; Pre-occupation of the teacher to learn-teach; and Teaching-mathematics-technology: being-with. This study allowed to observe the teachers' experiences as pedagogical openings that aim possible targeting for a Technological Education in the scope of Mathematics Education, with the school as a genuine promoter of the formative movements through teaching practices, being a driving force in the search for understand the mathematics-teaching-with-digitaltechnologies. Keywords: Teacher training. Digital Technologies in the teacher training. Mathematics education. Technological education.1 arquivo (207 p.) : il. (algumas color.).application/pdfMatemática - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoTecnologia educacionalMatemáticaO ensino da matemática com tecnologias digitais : compreensões de professores de atuantes na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - EDER PAULO PEREIRA.pdfapplication/pdf1778696https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71358/1/R%20-%20D%20-%20EDER%20PAULO%20PEREIRA.pdf23811679168aae6549e80828bf2bb8a8MD51open access1884/713582021-08-27 17:28:44.457open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71358Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-08-27T20:28:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino da matemática com tecnologias digitais : compreensões de professores de atuantes na educação básica
title O ensino da matemática com tecnologias digitais : compreensões de professores de atuantes na educação básica
spellingShingle O ensino da matemática com tecnologias digitais : compreensões de professores de atuantes na educação básica
Pereira, Eder Paulo, 1980-
Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Tecnologia educacional
Matemática
title_short O ensino da matemática com tecnologias digitais : compreensões de professores de atuantes na educação básica
title_full O ensino da matemática com tecnologias digitais : compreensões de professores de atuantes na educação básica
title_fullStr O ensino da matemática com tecnologias digitais : compreensões de professores de atuantes na educação básica
title_full_unstemmed O ensino da matemática com tecnologias digitais : compreensões de professores de atuantes na educação básica
title_sort O ensino da matemática com tecnologias digitais : compreensões de professores de atuantes na educação básica
author Pereira, Eder Paulo, 1980-
author_facet Pereira, Eder Paulo, 1980-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Mocrosky, Luciane Ferreira
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Eder Paulo, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Tecnologia educacional
Matemática
topic Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Tecnologia educacional
Matemática
description Orientadora: Prof. Dra. Luciane Ferreira Mocrosky
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-27T20:28:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-27T20:28:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/71358
url https://hdl.handle.net/1884/71358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (207 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71358/1/R%20-%20D%20-%20EDER%20PAULO%20PEREIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 23811679168aae6549e80828bf2bb8a8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860321828143104