Estatística e probabilidade : um estudo sobre a inserção desses conteúdos no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rotunno, Sandra Aparecida Martins
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/12350
Resumo: Orientador: Ademir Donizeti Caldeira
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spelling Rotunno, Sandra Aparecida MartinsUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCaldeira, Ademir Donizeti2020-09-16T13:37:03Z2020-09-16T13:37:03Z2007https://hdl.handle.net/1884/12350Orientador: Ademir Donizeti CaldeiraInclui apêndiceDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007Inclui bibliografiaResumo: O presente estudo é resultado de uma investigação acerca da inclusão dos conteúdos de Estatística e Probabilidade no Ensino Fundamental, conforme sugerido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais em 1995. Tal documento reitera, insistentemente, que a inserção destes conteúdos na Educação Fundamental tem o objetivo de atender as necessidades da demanda social, cuja ênfase está na formação de um cidadão crítico. Estes temas não apenas foram inseridos no currículo, como também foram postos em evidência, em um eixo de estudos denominado "Tratamento da Informação". Na tentativa de responder que fatores contribuíram para a escolha desses conteúdos no currículo, fez-se imprescindível lançar olhares ao contexto em que esse documento foi elaborado, bem como aos fatos que o precederam. Recorreu-se, ainda, a depoimentos de elaboradores e consultores que participaram das Propostas Curriculares Estaduais da década de 80 e dos Parâmetros Curriculares Nacionais da década de 90. Conclui-se, ao final desta investigação, que a inserção desses temas não decorre apenas de uma demanda social e do desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também de outros fatores, tais como: de reorganização do conhecimento escolar; da capacidade cognitiva do aluno e de influências políticas e estrangeiras.Abstract: This project in its present form is the result of a thorough investigation regarding the inclusion of Statistics and Probability disciplines in Brazilian Middle School Content Standards, as proposed in the 1995 Parâmetros Curriculares Nacionais (National Content Standards) project. This document emphasizes that the inclusion of those disciplines was aimed to fulfill Brazilian society needs such as to provide students with a critical view. Those disciplines have not only been included in content standards, but have also been put in evidence by a series of studies called Tratamento da Informação (The Handling of Information). In order to detect which factors contributed for the inclusion of those disciplines in content standards, it was imperative to analyze the context in which the 1995 National Content Standards project was produced, as well as previous events. Additionally, it was essential to scrutinize the background stories told by the elaborators who took part in the development of the National Content Standards document over the 80's and 90's. At the end, we have reached the conclusion that Statistics and Probability disciplines were included in the national Content Standards owning not only to social demands or student's intellectual development - as first thought. Besides these, other factors, such as political and foreign influences - as well as the need of reorganizing the nation content standards itself -, were also crucial for the inclusion of those disciplines in national content standards.vii, 108 f.application/pdfDisponível em formato digitalMatemática - Estudo e ensinoEstatistica educacionalDissertações - EducaçãoEducaçãoEstatística e probabilidade : um estudo sobre a inserção desses conteúdos no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDISSERTA_17102007.pdfapplication/pdf584188https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12350/1/DISSERTA_17102007.pdf681976c4874a42479d1d497157bd6f04MD51open accessTEXTDISSERTA_17102007.pdf.txtExtracted Texttext/plain234995https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12350/2/DISSERTA_17102007.pdf.txt139ed8768f6c9b14e44905a396e6b0e2MD52open accessTHUMBNAILDISSERTA_17102007.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1166https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12350/3/DISSERTA_17102007.pdf.jpg1f8ceeb8a2c05c87647b18a0931b49e4MD53open access1884/123502020-09-16 10:37:03.71open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/12350Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-16T13:37:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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