Testes de triagem do desenvolvimento nos primeiros 36 meses de vida como fator prognóstico de desempenho escolar em crianças prematuras
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53872 |
Resumo: | Orientadores : Prof. Dr. Isac Bruck, Prof. Dr. Sérgio Antoniuk ; Profª. Drª. Joseli do Rocio Maito de Lima. |
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Santos, Fernanda Wagner Fredo dosLima, Joseli do Rocio Maito deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Neurologia PediátricaBruck. IsacAntoniuk, Sérgio Antônio, 1955-2020-03-03T20:51:06Z2020-03-03T20:51:06Z2016https://hdl.handle.net/1884/53872Orientadores : Prof. Dr. Isac Bruck, Prof. Dr. Sérgio Antoniuk ; Profª. Drª. Joseli do Rocio Maito de Lima.Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Neurologia Pediátrica.Inclui referênciasResumo : Objetivo: Comparar os resultados dos testes de Denver II e Cognitive Adaptive Test/Clinical Linguistic and Auditory Milestone Scale (CAT-CLAMS) em crianças entre 6 e 36 meses, nascidas prematuras, com os escores obtidos nos testes de Mini-Mental State Examination (MMSE), Mini-Mental Adaptado para a faixa etária Pediátrica (MMAP), Escala de Vanderbilt para Pais (EVP), Lista de Sintomas Pediátricos (LSP), Diagnóstico Operatório de Piaget (DOP) e Análise Pedagógica (AP), realizada por psicopegoga, com de testes de leitura, escrita e raciocínio matemático próprios e padronizados, aplicados nas mesmas crianças, atualmente em idade escolar, para definir se a triagem precoce alerta para distúrbios de aprendizagem e comportamentais futuros. Método: Reavaliação de 41 prematuros, atualmente entre 7 e 14 anos, testados com MMSE, MMAP, EVP, LSP, DOP e AP, com primeira avaliação entre o 6ºe 36º mês de vida com Denver II e CAT/CLAMS. Análise estatística comparando os desfechos da primeira e segunda avaliações, com utilização dos métodos de McNemar e quiquadrado de Pearson, considerados resultados com p-valor =0,05. Resultados: Reprovação em CLAMS para idade corrigida foi compatível com alterações futuras na LSP e MMAP (ambos p = 0,02) e transtorno de conduta na EVP (p = 0,04). Em CAT para idade corrigida, reprovação foi correlacionada com alterações no MMAP e transtorno de conduta na EVP (ambos p = 0,02), transtorno de ansiedade/depressão na EVP e escrita na AP (ambos p = 0,04) e LSP positiva (p = 0,007). Reprovações obrigatórias e questionáveis no Denver II nos critérios PessoalSocial e Motor-Adaptativo, em idade cronológica ou corrigida, relacionam-se com alterações futuras comportamentais e de aprendizagem. Conclusões: alterações nos testes de Denver II e CAT/CLAMS nos primeiros 36 meses de vida sugerem dificuldade de aprendizagem futura, e indicam acompanhamento multiprofissional principalmente na transição para a idade escolar.Objetivo: Comparar os resultados dos testes de Denver II e Cognitive Adaptive Test/Clinical Linguistic and Auditory Milestone Scale (CAT-CLAMS) em crianças entre 6 e 36 meses, nascidas prematuras, com os escores obtidos nos testes de Mini-Mental State Examination (MMSE), Mini-Mental Adaptado para a faixa etária Pediátrica (MMAP), Escala de Vanderbilt para Pais (EVP), Lista de Sintomas Pediátricos (LSP), Diagnóstico Operatório de Piaget (DOP) e Análise Pedagógica (AP), realizada por psicopegoga, com de testes de leitura, escrita e raciocínio matemático próprios e padronizados, aplicados nas mesmas crianças, atualmente em idade escolar, para definir se a triagem precoce alerta para distúrbios de aprendizagem e comportamentais futuros. Método: Reavaliação de 41 prematuros, atualmente entre 7 e 14 anos, testados com MMSE, MMAP, EVP, LSP, DOP e AP, com primeira avaliação entre o 6ºe 36º mês de vida com Denver II e CAT/CLAMS. Análise estatística comparando os desfechos da primeira e segunda avaliações, com utilização dos métodos de McNemar e quiquadrado de Pearson, considerados resultados com p-valor =0,05. Resultados: Reprovação em CLAMS para idade corrigida foi compatível com alterações futuras na LSP e MMAP (ambos p = 0,02) e transtorno de conduta na EVP (p = 0,04). Em CAT para idade corrigida, reprovação foi correlacionada com alterações no MMAP e transtorno de conduta na EVP (ambos p = 0,02), transtorno de ansiedade/depressão na EVP e escrita na AP (ambos p = 0,04) e LSP positiva (p = 0,007). Reprovações obrigatórias e questionáveis no Denver II nos critérios PessoalSocial e Motor-Adaptativo, em idade cronológica ou corrigida, relacionam-se com alterações futuras comportamentais e de aprendizagem. Conclusões: alterações nos testes de Denver II e CAT/CLAMS nos primeiros 36 meses de vida sugerem dificuldade de aprendizagem futura, e indicam acompanhamento multiprofissional principalmente na transição para a idade escolar.13 p.application/pdfRecem-nascido prematuroDisturbios da aprendizagemTestes de triagem do desenvolvimento nos primeiros 36 meses de vida como fator prognóstico de desempenho escolar em crianças prematurasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - FERNANDA WAGNER FREDO DOS SANTOS.pdfapplication/pdf535505https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53872/1/R%20-%20E%20-%20FERNANDA%20WAGNER%20FREDO%20DOS%20SANTOS.pdfaabcbc121c6bea33dfa5cb9523db7378MD51open access1884/538722020-03-03 17:51:06.351open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53872Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-03-03T20:51:06Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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