Geometrias não euclidianas na formação inicial do professor de matemática : o que dizem os formadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavichiolo, Claudia Vanessa, 1971-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/26964
Resumo: Orientadora: Profª Maria Tereza Carneiro Soares
id UFPR_3dc178e45f1a66f257f7461bbe25d088
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/26964
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Cavichiolo, Claudia Vanessa, 1971-Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-22T18:32:59Z2020-09-22T18:32:59Z2011https://hdl.handle.net/1884/26964Orientadora: Profª Maria Tereza Carneiro SoaresDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/09/2011Inclui bibliografiasResumo: A inclusão de conteúdos de Geometrias não Euclidianas no currículo da Matemática escolar tem sido tema de discussões entre professores de Matemática dos vários níveis, resultando em orientações curriculares que pressupõem um professor de Matemática preparado para esse ensino. Preocupada em entender como esta inclusão está sendo considerada pelos responsáveis pela formação inicial de professores para a escola básica, esta dissertação buscou responder a seguinte indagação: o que dizem professores de um curso de Licenciatura em Matemática, sobre as razões pelas quais conteúdos de Geometrias não Euclidianas são propostos na formação de futuros professores de Matemática para a escola básica? O campo de investigação foi o curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde por meio de entrevistas semi estruturadas com cinco professores desse curso, pode-se identificar e descrever as razões pelas quais conteúdos de Geometrias não Euclidianas são incluídos na formação inicial do professor de Matemática. Os resultados foram agrupados em duas categorias, uma relacionada aos fundamentos e aspectos histórico-epistemológicos desse conhecimento matemático e outra relacionada aos aspectos didático-conceituais na difusão desse conhecimento.Abstract: The inclusion of non-Euclidean Geometries in the curriculum of Mathematics in school, has been the theme of discussion among Mathematics teachers of various levels, resulting in curricular guidelines, which assume a Mathematics teacher to be prepared for this teaching. Concerned about understanding how this inclusion has been considered by those responsible for the initial formation of teachers for the basic education, this dissertation sought to answer the following question: what do the teachers from the Mathematics Degree Course say about the reasons the non- Euclidean Geometries are proposed in the formation of Mathematics teachers, for the basic education? The field of investigation was the Degree Course in Mathematics from the Federal University of Paraná (UFPR), where through semi-structured interviews with five teachers from the course, it is possible to identify and to describe the reasons why content from the non-Euclidean Geometries is included in the initial training of the Mathematics teacher. The results were grouped into two categories, one related to the historical and epistemological foundations of this mathematical knowledge and the other one related to the didactic-concepts in the diffusion of this knowledge.163 f. : il. ; 30 cm.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoMatemática - Estudo e ensinoProfessores de matematica - FormaçãoGeometria não-euclidianaEducaçãoGeometrias não euclidianas na formação inicial do professor de matemática : o que dizem os formadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CLAUDIA VANESSA CAVICHIOLO.pdfapplication/pdf3833962https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26964/1/R%20-%20D%20-%20CLAUDIA%20VANESSA%20CAVICHIOLO.pdf21a95d5b03447124629009fbedef8b7eMD51open access1884/269642020-09-22 15:32:59.926open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26964Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-22T18:32:59Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geometrias não euclidianas na formação inicial do professor de matemática : o que dizem os formadores
title Geometrias não euclidianas na formação inicial do professor de matemática : o que dizem os formadores
spellingShingle Geometrias não euclidianas na formação inicial do professor de matemática : o que dizem os formadores
Cavichiolo, Claudia Vanessa, 1971-
Dissertações - Educação
Matemática - Estudo e ensino
Professores de matematica - Formação
Geometria não-euclidiana
Educação
title_short Geometrias não euclidianas na formação inicial do professor de matemática : o que dizem os formadores
title_full Geometrias não euclidianas na formação inicial do professor de matemática : o que dizem os formadores
title_fullStr Geometrias não euclidianas na formação inicial do professor de matemática : o que dizem os formadores
title_full_unstemmed Geometrias não euclidianas na formação inicial do professor de matemática : o que dizem os formadores
title_sort Geometrias não euclidianas na formação inicial do professor de matemática : o que dizem os formadores
author Cavichiolo, Claudia Vanessa, 1971-
author_facet Cavichiolo, Claudia Vanessa, 1971-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavichiolo, Claudia Vanessa, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Matemática - Estudo e ensino
Professores de matematica - Formação
Geometria não-euclidiana
Educação
topic Dissertações - Educação
Matemática - Estudo e ensino
Professores de matematica - Formação
Geometria não-euclidiana
Educação
description Orientadora: Profª Maria Tereza Carneiro Soares
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-22T18:32:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-22T18:32:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/26964
url https://hdl.handle.net/1884/26964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 163 f. : il. ; 30 cm.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26964/1/R%20-%20D%20-%20CLAUDIA%20VANESSA%20CAVICHIOLO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21a95d5b03447124629009fbedef8b7e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860832454246400