Geometrias não euclidianas na formação inicial do professor de matemática : o que dizem os formadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/26964 |
Resumo: | Orientadora: Profª Maria Tereza Carneiro Soares |
id |
UFPR_3dc178e45f1a66f257f7461bbe25d088 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/26964 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Cavichiolo, Claudia Vanessa, 1971-Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-22T18:32:59Z2020-09-22T18:32:59Z2011https://hdl.handle.net/1884/26964Orientadora: Profª Maria Tereza Carneiro SoaresDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/09/2011Inclui bibliografiasResumo: A inclusão de conteúdos de Geometrias não Euclidianas no currículo da Matemática escolar tem sido tema de discussões entre professores de Matemática dos vários níveis, resultando em orientações curriculares que pressupõem um professor de Matemática preparado para esse ensino. Preocupada em entender como esta inclusão está sendo considerada pelos responsáveis pela formação inicial de professores para a escola básica, esta dissertação buscou responder a seguinte indagação: o que dizem professores de um curso de Licenciatura em Matemática, sobre as razões pelas quais conteúdos de Geometrias não Euclidianas são propostos na formação de futuros professores de Matemática para a escola básica? O campo de investigação foi o curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde por meio de entrevistas semi estruturadas com cinco professores desse curso, pode-se identificar e descrever as razões pelas quais conteúdos de Geometrias não Euclidianas são incluídos na formação inicial do professor de Matemática. Os resultados foram agrupados em duas categorias, uma relacionada aos fundamentos e aspectos histórico-epistemológicos desse conhecimento matemático e outra relacionada aos aspectos didático-conceituais na difusão desse conhecimento.Abstract: The inclusion of non-Euclidean Geometries in the curriculum of Mathematics in school, has been the theme of discussion among Mathematics teachers of various levels, resulting in curricular guidelines, which assume a Mathematics teacher to be prepared for this teaching. Concerned about understanding how this inclusion has been considered by those responsible for the initial formation of teachers for the basic education, this dissertation sought to answer the following question: what do the teachers from the Mathematics Degree Course say about the reasons the non- Euclidean Geometries are proposed in the formation of Mathematics teachers, for the basic education? The field of investigation was the Degree Course in Mathematics from the Federal University of Paraná (UFPR), where through semi-structured interviews with five teachers from the course, it is possible to identify and to describe the reasons why content from the non-Euclidean Geometries is included in the initial training of the Mathematics teacher. The results were grouped into two categories, one related to the historical and epistemological foundations of this mathematical knowledge and the other one related to the didactic-concepts in the diffusion of this knowledge.163 f. : il. ; 30 cm.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoMatemática - Estudo e ensinoProfessores de matematica - FormaçãoGeometria não-euclidianaEducaçãoGeometrias não euclidianas na formação inicial do professor de matemática : o que dizem os formadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CLAUDIA VANESSA CAVICHIOLO.pdfapplication/pdf3833962https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26964/1/R%20-%20D%20-%20CLAUDIA%20VANESSA%20CAVICHIOLO.pdf21a95d5b03447124629009fbedef8b7eMD51open access1884/269642020-09-22 15:32:59.926open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26964Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-22T18:32:59Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Geometrias não euclidianas na formação inicial do professor de matemática : o que dizem os formadores |
title |
Geometrias não euclidianas na formação inicial do professor de matemática : o que dizem os formadores |
spellingShingle |
Geometrias não euclidianas na formação inicial do professor de matemática : o que dizem os formadores Cavichiolo, Claudia Vanessa, 1971- Dissertações - Educação Matemática - Estudo e ensino Professores de matematica - Formação Geometria não-euclidiana Educação |
title_short |
Geometrias não euclidianas na formação inicial do professor de matemática : o que dizem os formadores |
title_full |
Geometrias não euclidianas na formação inicial do professor de matemática : o que dizem os formadores |
title_fullStr |
Geometrias não euclidianas na formação inicial do professor de matemática : o que dizem os formadores |
title_full_unstemmed |
Geometrias não euclidianas na formação inicial do professor de matemática : o que dizem os formadores |
title_sort |
Geometrias não euclidianas na formação inicial do professor de matemática : o que dizem os formadores |
author |
Cavichiolo, Claudia Vanessa, 1971- |
author_facet |
Cavichiolo, Claudia Vanessa, 1971- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavichiolo, Claudia Vanessa, 1971- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dissertações - Educação Matemática - Estudo e ensino Professores de matematica - Formação Geometria não-euclidiana Educação |
topic |
Dissertações - Educação Matemática - Estudo e ensino Professores de matematica - Formação Geometria não-euclidiana Educação |
description |
Orientadora: Profª Maria Tereza Carneiro Soares |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-22T18:32:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-22T18:32:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/26964 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/26964 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
163 f. : il. ; 30 cm. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26964/1/R%20-%20D%20-%20CLAUDIA%20VANESSA%20CAVICHIOLO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21a95d5b03447124629009fbedef8b7e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898883176071168 |