Gestos de leitura em "A bolsa amarela" : experimentações literárias com alunos do 4º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/78520 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Odisséa Boaventura de Oliveira |
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Rosa, Cintia de Oliveira Pontes, 1981-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoOliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-2022-10-14T19:28:09Z2022-10-14T19:28:09Z2022https://hdl.handle.net/1884/78520Orientadora: Profa. Dra. Odisséa Boaventura de OliveiraTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/06/2022Inclui referênciasResumo: Este estudo está alicerçado em três campos teóricos: Análise de Discurso de Linha Francesa, Literatura e Ensino, cuja tese consiste na exploração dos diferentes discursos que perpassam os sujeitos e suas histórias de leitura participam da produção de sentidos quando leem uma obra literária. O objetivo é analisar, junto a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, como diferentes discursos e suas histórias de leitura participam da produção de sentidos quando leem a obra A bolsa amarela, de Lygia Bojunga. O corpus discursivo de análise foi produzido a partir de uma oficina literária realizada com 20 estudantes de uma escola privada de Curitiba. Dentre os participantes, foram selecionados 5 sujeitos para a análise. Os instrumentos de análise foram: Questionário inicial que traça as histórias de leitura dos educandos; observação do seminário das vontades, em que os estudantes apresentaram suas vontades mais "gordas", assim como a personagem principal da obra literária trabalhada; questionário com discussão acerca de temas abordados na obra, de modo a explorar os sentidos produzidos; um vídeo de teatro de sombras produzido por cada participante e uma roda de conversa final. Para tratar de concepções acerca de leitura e leitores a tese está amparada em autores como Pêcheux e Orlandi, bem como outros autores que abordam o tema. Para tratar sobre literatura e sua escolarização adoto Soares, Cosson, entre outros autores. A análise evidenciou que as histórias de leitura, o discurso pedagógico, religioso e familiar, dentre outros, participam da produção de sentidos na leitura da obra A bolsa amarela, de Lygia Bojunga. Na contradição entre o visível e o enunciável, foram observados silenciamentos sobre as práticas de leitura, o imaginário de que não é leitor quem pratica leituras não legitimadas pela escola e a romantização do ato de ler. A produção de sentidos se deu por meio de dizeres relacionados aos desejos da personagem da obra, em especial o fato de querer ser menino. Todas as participantes demonstraram o gosto por ser e parecer meninas, atentas ao discurso midiático de que a mulher pode ser/fazer o que desejar. Uma ênfase menor é dada às vontades de crescer e de ser escritora. O significado tradicional de família mostrou-se, entre os ditos e não ditos, relacionados ao senso de equidade, participação nas decisões, pertencimento, diálogo, liberdade, tempo de qualidade e compreensão.Abstract: This study is based on three theoretical fields: French Discourse Analysis, Literature and Teaching, whose thesis is to explore the different discourses that permeate the subjects and their reading histories participate in the production of meanings when they read a literary work. The objective is to analyze, together with students from the 4th year of Elementary School, how different discourses and their reading stories participate in the production of meanings when they read the work A bolsa amarela, by Lygia Bojunga. The discursive corpus of analysis was produced from a literary workshop held with 20 students from a private school in Curitiba. Among the participants, 5 subjects were selected for analysis. The instruments of analysis were: Initial questionnaire that traces the reading stories of the students; observation of the wills seminar, in which the students presented their "fattest" wills, as well as the main character of the literary work worked on; questionnaire with discussion about themes addressed in the work, in order to explore the meanings produced; a shadow theater video produced by each participant and a final conversation circle. To deal with conceptions about reading and readers, the thesis is supported by authors such as Pêcheux and Orlandi, as well as other authors who approach the subject. To deal with literature and its schooling I adopt Soares, Cosson, among other authors. The analysis showed that reading stories, pedagogical, religious and family discourse, among others, participate in the production of meanings in the reading of the work A bolsa amarela, by Lygia Bojunga. In the contradiction between the visible and the enunciable, silences on reading practices were observed, the imaginary that it is not a reader who practices readings not legitimized by the school and the romanticization of the act of reading. The production of meanings took place through sayings related to the wishes of the character in the work, especially the fact of wanting to be a boy. All participants showed a taste for being and looking like girls, attentive to the media discourse that women can be/do whatever they want. Less emphasis is given to the desire to grow up and to be a writer. The traditional meaning of family proved to be, among the said and unsaid, related to the sense of equity, participation in decisions, belonging, dialogue, freedom, quality time and understanding.Resumen: Este estudio se fundamenta en tres campos teóricos: Análisis del Discurso Francés, Literatura y Enseñanza, cuya tesis consiste en explorar los diferentes discursos que permean a los sujetos y sus historias de lectura participan en la producción de significados cuando leen una obra literaria. El objetivo es analizar, junto a estudiantes del 4º año de la Enseñanza Básica, cómo los diferentes discursos y sus relatos de lectura participan en la producción de sentidos cuando leen la obra A bolsa amarela, de Lygia Bojunga. El corpus discursivo de análisis se produjo a partir de un taller literario realizado con 20 alumnos de una escuela privada de Curitiba. Entre los participantes, 5 sujetos fueron seleccionados para el análisis. Los instrumentos de análisis fueron: Cuestionario inicial que rastrea los relatos de lectura de los estudiantes; observación del seminario de voluntades, en el que los alumnos expusieron sus voluntades más "gordas", así como el personaje principal de la obra literaria trabajada; cuestionario con discusión sobre temas abordados en la obra, con el fin de explorar los sentidos producidos; un video de teatro de sombras producido por cada participante y un círculo de conversación final. Para tratar las concepciones sobre la lectura y los lectores, la tesis se apoya en autores como Pêcheux y Orlandi, además de otros autores que abordan el tema. Para tratar la literatura y su escolarización adopto a Soares, Cosson, entre otros autores. El análisis mostró que la lectura de cuentos, el discurso pedagógico, religioso y familiar, entre otros, participan de la producción de sentidos en la lectura de la obra A bolsa amarela, de Lygia Bojunga. En la contradicción entre lo visible y lo enunciable se observaron silencios sobre la práctica de lectura, el imaginario de que no es un lector quien practica lecturas no legitimadas por la escuela y la romantización del acto de leer. La producción de significados se dió por medio de dichos relacionados con los deseos del personaje de la obra, en especial el hecho de querer ser niño. Todas las participantes mostraron gusto por ser y parecer niñas, atentas al discurso mediático de que las mujeres pueden ser/hacer lo que quieran. Se da menos énfasis al deseo de crecer y ser escritor. El significado tradicional de familia resultó estar, entre lo dicho y lo no dicho, relacionado con el sentido de equidad, participación en las decisiones, pertenencia, diálogo, libertad, calidad del tiempo y comprensión.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoAprendizagem - Livros e leituraEstudantes - Livros e leituraLiteratura - Estudo e ensinoEducaçãoGestos de leitura em "A bolsa amarela" : experimentações literárias com alunos do 4º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - CINTIA DE OLIVEIRA PONTES ROSA.pdfapplication/pdf2280913https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78520/1/R%20-%20T%20-%20CINTIA%20DE%20OLIVEIRA%20PONTES%20ROSA.pdf62bf0359e9ba130c46c129f4c21a9a34MD51open access1884/785202022-10-14 16:28:09.827open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78520Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-14T19:28:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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