Sentidos sobre aprender e ensinar leitura : um olhar para a formação inicial em pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Leite, Camila da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80759
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Barbosa Pereira
id UFPR_d4bad84994ab0bdb32d67a4978cf25b9
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80759
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPereira, Patrícia Barbosa, 1978-Costa Leite, Camila da2023-02-16T18:43:09Z2023-02-16T18:43:09Z2022https://hdl.handle.net/1884/80759Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Barbosa PereiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/09/2022Inclui referênciasResumo: A leitura enquanto prática cultural de aprendizagem se faz necessária no âmbito escolar e, ainda mais, na formação inicial docente, já que um de seus papéis se envolve na constituição do gosto pela leitura por parte dos/as estudantes. Por esse motivo, esta pesquisa teve por objetivo geral analisar a(s) forma(s) com que a leitura é ensinada nos currículos do curso de Pedagogia presencial, ofertado pela Universidade Federal do Paraná, ressaltando a importância da leitura como elemento de inserção social. Com aportes teóricos e contextualizações de Fischer (2006), Lajolo e Zilberman (2019), Cademartori (2012) e Cosson (2006), que tratam do tema e de sua relevância em sala de aula, esta pesquisa trouxe referências sobre leitura, letramento literário e sua importância na formação inicial docente. Orlandi (2012/2020) e Possenti (2009), que abordam a Análise de Discurso, foram citados e referenciados ao se falar sobre formação do sujeito leitor na escola. A Análise de Discurso de vertente franco-brasileira não foi apenas uma ferramenta de análise, mas forte referencial teórico que auxiliou na compreensão do funcionamento da linguagem. Destacamos, também, a formação inicial docente, o currículo enquanto documento polissêmico e os sentidos constituídos a partir da prática leitora enquanto fruição. A metodologia adotada foi de cunho qualitativo, e os instrumentos metodológicos foram a análise de documentos, para investigação dos currículos do curso de Pedagogia, a partir da qual pudemos realizar um levantamento de dados nos currículos e nos planejamentos de algumas disciplinas, e a entrevista semiestruturada, que tencionou analisar os discursos dos sujeitos da graduação a partir do tema. Realizamos entrevistas com quatro egressos, três estudantes e quatro docentes, e, a partir desses discursos, pudemos observar uma lacuna nos documentos oficiais. Pudemos notar, também, uma polissemia quanto ao sentido do termo "leitura literária" e "assiduidade". Dessa forma, concluiu-se que a partir deste trabalho, outras discussões acerca do tema poderão surgir, a fim de que a leitura possa estar presente nas práticas pedagógicas, na formação inicial docente, enquanto incentivo ao futuro/a professor/a.Abstract: La lectura como práctica de aprendizaje cultural es necesaria en el ámbito escolar y más aún en la formación inicial del profesorado, ya que este profesor será el responsable por la construcción del sujeto lector en cada uno de sus alumnos. Por este motivo, esta investigación tuvo como objetivo analizar la (s) forma (s) en que se enseña la lectura en el currículo del curso de Pedagogía presencial que ofrece la Universidad Federal de Paraná, enfatizando la importancia de la lectura como un elemento de inclusión social. Con aportes teóricos y contextualizaciones de Fischer (2006), Lajolo y Zilberman (2019), Cademartori (2012) y Cosson (2006), que abordan el tema y su relevancia en la clase, esta investigación he traído referencias sobre lectura, alfabetización literaria y su importancia en la formación inicial del profesorado. Orlandi (2012/2020) y Possenti (2009) son citados y referenciados al hablar de la formación del sujeto lector en la escuela. El Análisis del Discurso de vertiente franco-brasileira no solo será una herramienta de análisis, sino un marco teórico sólido que ayudó a comprender el funcionamiento del lenguaje. Hemos destacado también la formación inicial del profesorado, el currículo como documento polisémico y los significados constituidos a partir de la práctica lectora como fruición. La metodología adoptada fue cualitativa, y los instrumentos metodológicos fueron el análisis documental, para indagar en los planes de estudio de la carrera de Pedagogía, a partir de lo cual pudimos realizar una recolección de datos en los planes de estudio y en los planeamientos de algunas disciplinas, y la entrevista semiestructurada, que pretendía analizar los discursos de sujetos de graduación a partir del tema Hemos realizado entrevistas con cuatro graduados, tres estudiantes y cuatro profesores y de estos pudimos observar una brecha en los documentos oficiales. También podríamos notar una polisemia en cuanto al significado del término "lectura literaria" y "asiduidad". De esta forma, se concluyó que a partir de este trabajo, pueden surgir otras discusiones sobre el tema para que la lectura pueda estar presente en las prácticas pedagógicas, en la formación inicial del profesorado, como incentivo para el futuro docente.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoLeitura - Estudo e ensinoLeitura (Ensino superior)Estudantes - Livros e leituraEducaçãoSentidos sobre aprender e ensinar leitura : um olhar para a formação inicial em pedagogiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CAMILA DA COSTA LEITE.pdfapplication/pdf6148041https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80759/1/R%20-%20D%20-%20CAMILA%20DA%20COSTA%20LEITE.pdf0d3a1b1325445b678566eddfbd62d00cMD51open access1884/807592023-02-16 15:43:09.356open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80759Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-02-16T18:43:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sentidos sobre aprender e ensinar leitura : um olhar para a formação inicial em pedagogia
title Sentidos sobre aprender e ensinar leitura : um olhar para a formação inicial em pedagogia
spellingShingle Sentidos sobre aprender e ensinar leitura : um olhar para a formação inicial em pedagogia
Costa Leite, Camila da
Educação - Estudo e ensino
Professores - Formação
Leitura - Estudo e ensino
Leitura (Ensino superior)
Estudantes - Livros e leitura
Educação
title_short Sentidos sobre aprender e ensinar leitura : um olhar para a formação inicial em pedagogia
title_full Sentidos sobre aprender e ensinar leitura : um olhar para a formação inicial em pedagogia
title_fullStr Sentidos sobre aprender e ensinar leitura : um olhar para a formação inicial em pedagogia
title_full_unstemmed Sentidos sobre aprender e ensinar leitura : um olhar para a formação inicial em pedagogia
title_sort Sentidos sobre aprender e ensinar leitura : um olhar para a formação inicial em pedagogia
author Costa Leite, Camila da
author_facet Costa Leite, Camila da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Patrícia Barbosa, 1978-
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Leite, Camila da
contributor_str_mv Pereira, Patrícia Barbosa, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Professores - Formação
Leitura - Estudo e ensino
Leitura (Ensino superior)
Estudantes - Livros e leitura
Educação
topic Educação - Estudo e ensino
Professores - Formação
Leitura - Estudo e ensino
Leitura (Ensino superior)
Estudantes - Livros e leitura
Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Barbosa Pereira
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-16T18:43:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-16T18:43:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/80759
url https://hdl.handle.net/1884/80759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80759/1/R%20-%20D%20-%20CAMILA%20DA%20COSTA%20LEITE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d3a1b1325445b678566eddfbd62d00c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898716091777024