A Construção do conhecimento por adolescentes marginalizados em interação com a linguagem Logo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/74938
Resumo: Orientadora: Maria Lucia Faria Moro
id UFPR_3edf41335313e95c9a3e6373924c34a5
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74938
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMoro, Maria Lucia Faria, 1944-2022-08-17T17:37:49Z2022-08-17T17:37:49Z1996https://hdl.handle.net/1884/74938Orientadora: Maria Lucia Faria MoroDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoResumo: O estudo acompanha a interação de adolescentes marginalizados com a linguagem LOGO. O histórico escolar é peculiar aos adolescentes em situação de marginalidade social e pessoal. A linguagem LOGO é uma linguagem de programação desenvolvida para uso educacional. Suas características apontadas na literatura - incorporação do erro ao processo de aprendizagem, e incrementação nas atividades reflexivas - permitiram formular a hipótese de que a interação com esta linguagem poderia revelar ganhos qualitativos no processo de elaboração cognitiva dos sujeitos. Foram selecionados aleatoriamente cinco sujeitos, com idade entre 14 e 17 anos, alunos de uma instituição estadual, localizada na cidade de Curitiba, onde cursam as séries iniciais do 1º grau. As sessões foram individuais, acompanhadas pelo pesquisador, pautado no método clínico piagetiano. As produções foram gravadas em disquete e as interações com o pesquisador em vídeo. A descrição realizada foi das verbalizações dos sujeitos após execuções de "erros" e "acertos" na programação, e das estratégias cognitivas utilizadas por cada sujeito na interação com a linguagem. A análise das verbalizações revelou um processo de modificação nos conceitos e condutas dos sujeitos frente aos "erros" e a presença de condutas positivas frente aos "acertos". A análise das estratégias revelou níveis sucessivos de coordenação sobre a linguagem executadas pelos sujeitos, particularmente nos domínios da aritmética e da geometria.Abstract: The study refers to the interactIon of street live's teenagers with the LOGO language. This teenagers commonly have a history of failure on the school. The LOGO language is a program language developed for educational use. The studies indicate the integration of the erros on learning process, and increased on reflexive activities, of children working on LOGO. This allows the hipotesis that the interaction with LOGO would reveal qualitative wins on cognitive skills of the fellows. On a Goverment institution of Curitiba City five pupils were selected. They attend the inicial series of elementary school, and were from 14 to 17 years old. They have worked on LOGO in individual sessions accompany by the searcher. The piagetian's "clinic method" was followed. The output were registered on disk. The speech was registered on video. The speech of pupils after "mistakes" and "goals", has been descripted. The analises of the speech categories reveals a changing process on notions and conducts reported to "mistakes", and positive conducts reported to "goals". The "cognitive skills" were descripted as well. They have revealed levels of co-ordination of notions by the pupils. Most of them on the roles of arithmetic and spacial geometry.298 f. ; 29 cm.application/pdfLOGO (Linguagem de programação de computador)A Construção do conhecimento por adolescentes marginalizados em interação com a linguagem Logoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - PAULO VINICIUS BAPTISTA DA SILVA.pdfapplication/pdf11581493https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74938/1/D%20-%20D%20-%20PAULO%20VINICIUS%20BAPTISTA%20DA%20SILVA.pdf01378afb7bd83e0a68ee790a6ff23b52MD51open access1884/749382022-08-17 14:37:49.662open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74938Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-17T17:37:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Construção do conhecimento por adolescentes marginalizados em interação com a linguagem Logo
title A Construção do conhecimento por adolescentes marginalizados em interação com a linguagem Logo
spellingShingle A Construção do conhecimento por adolescentes marginalizados em interação com a linguagem Logo
Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-
LOGO (Linguagem de programação de computador)
title_short A Construção do conhecimento por adolescentes marginalizados em interação com a linguagem Logo
title_full A Construção do conhecimento por adolescentes marginalizados em interação com a linguagem Logo
title_fullStr A Construção do conhecimento por adolescentes marginalizados em interação com a linguagem Logo
title_full_unstemmed A Construção do conhecimento por adolescentes marginalizados em interação com a linguagem Logo
title_sort A Construção do conhecimento por adolescentes marginalizados em interação com a linguagem Logo
author Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-
author_facet Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Maria Lucia Faria, 1944-
contributor_str_mv Moro, Maria Lucia Faria, 1944-
dc.subject.por.fl_str_mv LOGO (Linguagem de programação de computador)
topic LOGO (Linguagem de programação de computador)
description Orientadora: Maria Lucia Faria Moro
publishDate 1996
dc.date.issued.fl_str_mv 1996
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-17T17:37:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-17T17:37:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/74938
url https://hdl.handle.net/1884/74938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 298 f. ; 29 cm.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74938/1/D%20-%20D%20-%20PAULO%20VINICIUS%20BAPTISTA%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 01378afb7bd83e0a68ee790a6ff23b52
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898740928348160