Classroom procedures for false cognates

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro Filho, Valdemar
Data de Publicação: 1980
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/24351
Resumo: Orientador: Otília Arns
id UFPR_3f870634d0d90f4c4a48d1d3e971aac8
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/24351
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ribeiro Filho, ValdemarUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasArns, Otília, 1923-2020-06-22T18:36:12Z2020-06-22T18:36:12Z1980https://hdl.handle.net/1884/24351Orientador: Otília ArnsDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 1980Inclui referênciasÁrea de concentração : Língua inglesaResumo : Este é um experimento piloto realizado com o objetivo de encontrar um método adequado para o ensino de falsos cognatos a alunos brasileiros de língua inglesa. Testes de eliciação foram conduzidos usando-se um grupo homogêneo de estudantes brasileiros de inglês de nível intermediário superior da Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa em Curitiba, Paraná. Os resultados do 19 teste foram analisados e os cognatos estudados em profundidade, conduzindo-nos a nossa hipótese inicial de que os erros aumentam em proporção à similaridade de contexto mais a infreqüência de palavras. Dois métodos diferentes de ensino foram então, aplicados : um consistiu no ensino de palavras em isolamento e o outro no ensino de palavras num contexto significativo. Um teste neutro foi subseqüentemente dado aos alunos, sendo que os resultados favoreceram o grupo cujas palavras haviam sido ensinadas em contexto. Os dados estatísticos corroboraram as hipóteses do experimento, embora não se reinvindique absoluto rigor científico ao experimento.Abstract : This is a pilot-experiment carried out with the aim of finding a suitable method for teaching false cognate's to Brazilian learners of the English language. Elicitation tests were conducted using a homogeneous, group of upper-intermediate Brazilian learners of English fron, the Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, Curitiba, Paraná. The results of the fixst test were analyzed and the cognates were studied in depth, leading us to our initial hypothesis that errors increase in proportion to contextual similarity plus infrequency of words. Two different teaching methods were then applied: one consisted of teaching the words in isolation and the other of teaching the words in a meaningful context. A neutral test was subsequently given to the students., the results of which favoured the group who had been taught "the words in context. The statistical data corroborated the hypotheses of the experiment, although absolute scientific rigour is not claimed for the experiment.viii, 106 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalLíngua inglesa - Estudo e ensinoLinguas modernas - Estudo e ensino - Aspectos psicológicosPsicolinguisticaDissertações - LetrasClassroom procedures for false cognatesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - RIBEIRO FILHO, VALDEMAR.pdfapplication/pdf2784832https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24351/1/D%20-%20RIBEIRO%20FILHO%2c%20VALDEMAR.pdf1c809e4a9a63a6f13ef044a4207398b8MD51open accessTEXTD - RIBEIRO FILHO, VALDEMAR.pdf.txtExtracted Texttext/plain132671https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24351/2/D%20-%20RIBEIRO%20FILHO%2c%20VALDEMAR.pdf.txt55c49810e3d02dc35e89a688f8def186MD52open accessTHUMBNAILD - RIBEIRO FILHO, VALDEMAR.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1257https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24351/3/D%20-%20RIBEIRO%20FILHO%2c%20VALDEMAR.pdf.jpg2e471a7f5b28d922d4c19eb23e3a7d7aMD53open access1884/243512020-06-22 15:36:12.309open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24351Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-22T18:36:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Classroom procedures for false cognates
title Classroom procedures for false cognates
spellingShingle Classroom procedures for false cognates
Ribeiro Filho, Valdemar
Língua inglesa - Estudo e ensino
Linguas modernas - Estudo e ensino - Aspectos psicológicos
Psicolinguistica
Dissertações - Letras
title_short Classroom procedures for false cognates
title_full Classroom procedures for false cognates
title_fullStr Classroom procedures for false cognates
title_full_unstemmed Classroom procedures for false cognates
title_sort Classroom procedures for false cognates
author Ribeiro Filho, Valdemar
author_facet Ribeiro Filho, Valdemar
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro Filho, Valdemar
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Arns, Otília, 1923-
contributor_str_mv Arns, Otília, 1923-
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - Estudo e ensino
Linguas modernas - Estudo e ensino - Aspectos psicológicos
Psicolinguistica
Dissertações - Letras
topic Língua inglesa - Estudo e ensino
Linguas modernas - Estudo e ensino - Aspectos psicológicos
Psicolinguistica
Dissertações - Letras
description Orientador: Otília Arns
publishDate 1980
dc.date.issued.fl_str_mv 1980
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-22T18:36:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-22T18:36:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/24351
url https://hdl.handle.net/1884/24351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv viii, 106 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24351/1/D%20-%20RIBEIRO%20FILHO%2c%20VALDEMAR.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24351/2/D%20-%20RIBEIRO%20FILHO%2c%20VALDEMAR.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24351/3/D%20-%20RIBEIRO%20FILHO%2c%20VALDEMAR.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c809e4a9a63a6f13ef044a4207398b8
55c49810e3d02dc35e89a688f8def186
2e471a7f5b28d922d4c19eb23e3a7d7a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898842512293888