Classroom procedures for false cognates
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1980 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/24351 |
Resumo: | Orientador: Otília Arns |
id |
UFPR_3f870634d0d90f4c4a48d1d3e971aac8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/24351 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Ribeiro Filho, ValdemarUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasArns, Otília, 1923-2020-06-22T18:36:12Z2020-06-22T18:36:12Z1980https://hdl.handle.net/1884/24351Orientador: Otília ArnsDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 1980Inclui referênciasÁrea de concentração : Língua inglesaResumo : Este é um experimento piloto realizado com o objetivo de encontrar um método adequado para o ensino de falsos cognatos a alunos brasileiros de língua inglesa. Testes de eliciação foram conduzidos usando-se um grupo homogêneo de estudantes brasileiros de inglês de nível intermediário superior da Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa em Curitiba, Paraná. Os resultados do 19 teste foram analisados e os cognatos estudados em profundidade, conduzindo-nos a nossa hipótese inicial de que os erros aumentam em proporção à similaridade de contexto mais a infreqüência de palavras. Dois métodos diferentes de ensino foram então, aplicados : um consistiu no ensino de palavras em isolamento e o outro no ensino de palavras num contexto significativo. Um teste neutro foi subseqüentemente dado aos alunos, sendo que os resultados favoreceram o grupo cujas palavras haviam sido ensinadas em contexto. Os dados estatísticos corroboraram as hipóteses do experimento, embora não se reinvindique absoluto rigor científico ao experimento.Abstract : This is a pilot-experiment carried out with the aim of finding a suitable method for teaching false cognate's to Brazilian learners of the English language. Elicitation tests were conducted using a homogeneous, group of upper-intermediate Brazilian learners of English fron, the Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, Curitiba, Paraná. The results of the fixst test were analyzed and the cognates were studied in depth, leading us to our initial hypothesis that errors increase in proportion to contextual similarity plus infrequency of words. Two different teaching methods were then applied: one consisted of teaching the words in isolation and the other of teaching the words in a meaningful context. A neutral test was subsequently given to the students., the results of which favoured the group who had been taught "the words in context. The statistical data corroborated the hypotheses of the experiment, although absolute scientific rigour is not claimed for the experiment.viii, 106 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalLíngua inglesa - Estudo e ensinoLinguas modernas - Estudo e ensino - Aspectos psicológicosPsicolinguisticaDissertações - LetrasClassroom procedures for false cognatesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - RIBEIRO FILHO, VALDEMAR.pdfapplication/pdf2784832https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24351/1/D%20-%20RIBEIRO%20FILHO%2c%20VALDEMAR.pdf1c809e4a9a63a6f13ef044a4207398b8MD51open accessTEXTD - RIBEIRO FILHO, VALDEMAR.pdf.txtExtracted Texttext/plain132671https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24351/2/D%20-%20RIBEIRO%20FILHO%2c%20VALDEMAR.pdf.txt55c49810e3d02dc35e89a688f8def186MD52open accessTHUMBNAILD - RIBEIRO FILHO, VALDEMAR.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1257https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24351/3/D%20-%20RIBEIRO%20FILHO%2c%20VALDEMAR.pdf.jpg2e471a7f5b28d922d4c19eb23e3a7d7aMD53open access1884/243512020-06-22 15:36:12.309open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24351Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-22T18:36:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Classroom procedures for false cognates |
title |
Classroom procedures for false cognates |
spellingShingle |
Classroom procedures for false cognates Ribeiro Filho, Valdemar Língua inglesa - Estudo e ensino Linguas modernas - Estudo e ensino - Aspectos psicológicos Psicolinguistica Dissertações - Letras |
title_short |
Classroom procedures for false cognates |
title_full |
Classroom procedures for false cognates |
title_fullStr |
Classroom procedures for false cognates |
title_full_unstemmed |
Classroom procedures for false cognates |
title_sort |
Classroom procedures for false cognates |
author |
Ribeiro Filho, Valdemar |
author_facet |
Ribeiro Filho, Valdemar |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro Filho, Valdemar |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Arns, Otília, 1923- |
contributor_str_mv |
Arns, Otília, 1923- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa - Estudo e ensino Linguas modernas - Estudo e ensino - Aspectos psicológicos Psicolinguistica Dissertações - Letras |
topic |
Língua inglesa - Estudo e ensino Linguas modernas - Estudo e ensino - Aspectos psicológicos Psicolinguistica Dissertações - Letras |
description |
Orientador: Otília Arns |
publishDate |
1980 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1980 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-22T18:36:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-06-22T18:36:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/24351 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/24351 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
viii, 106 f. : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24351/1/D%20-%20RIBEIRO%20FILHO%2c%20VALDEMAR.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24351/2/D%20-%20RIBEIRO%20FILHO%2c%20VALDEMAR.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24351/3/D%20-%20RIBEIRO%20FILHO%2c%20VALDEMAR.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1c809e4a9a63a6f13ef044a4207398b8 55c49810e3d02dc35e89a688f8def186 2e471a7f5b28d922d4c19eb23e3a7d7a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898842512293888 |