Atividades experimentais em discurso : com a palavra os professores de biologia do Estado do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Michelle Bocchi, 1980-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/30133
Resumo: Orientadora: Profª Drª Odisséa Boaventura de Oliveira
id UFPR_3fa62f6be501dcadc615286162b29d47
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/30133
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Gonçalves, Michelle Bocchi, 1980-Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-10-05T17:13:10Z2020-10-05T17:13:10Z2013https://hdl.handle.net/1884/30133Orientadora: Profª Drª Odisséa Boaventura de OliveiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 11/03/2013Bibliografia: fls. 114-120Resumo: As atividades experimentais não devem ser consideradas como estratégia didática principal do ensino de ciências, mas juntamente com outras atividades, igualmente importantes, desempenham o papel de contribuir para o desenvolvimento do pensamento científico e da aprendizagem. Essa pesquisa tem como objetivo compreender os sentidos das atividades experimentais no ensino de ciências, a partir dos discursos dos professores da Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Brasil. Durante o simpósio Estadual de Biologia, realizado em Curitiba/PR, em 2011, os professores foram convidados a responder a um questionário, sendo que o interesse de análise recai sobre a seguinte questão: Quais as atribuições das atividades experimentais no ensino de Ciências/Biologia? Os discursos dos professores de Biologia que formam o corpus da pesquisa são os sessenta e nove questionários respondidos por aqueles sujeitos que indicavam o uso frequente das atividades experimentais em sua prática docente. O texto contempla também um panorama sobre as publicações da área do Ensino de Ciências acerca das atividades experimentais. Tais artigos foram agrupados em cinco regularidades de acordo com os efeitos de sentido atribuído às atividades experimentais, a saber: Comprovação dos conceitos teóricos; Motivação; Auxílio no processo ensino-aprendizagem; Dificuldades e Limitações e o sentido de Problematização. O aporte teórico é o da Análise do Discurso de linha francesa, tendo em Michel Pêcheux e Eni Orlandi seus principais referentes. Além disso, a epistemologia de Gastón Bachelard contribui com as concepções de ciência abordadas na investigação, bem como, no diálogo com autores importantes da educação em ciências. Os resultados das análises apontam para diferentes efeitos de sentido sobre as atividades experimentais no ensino de ciências, destacando-se duas principais formações imaginárias: a experimentação como estratégia de ensino para complementação dos estudos teóricos, e o caráter motivacional da experimentação, as quais foram subdivididas em quatro imaginários. Outro importante sentido sinalizado pelos enunciados da pesquisa diz respeito ao modo como são conduzidas as aulas teóricas, que no discurso desses professores, aparecem como insuficientes para atingir a aprendizagem em ciências.Abstract: The experimental activities should not be considered as a strategy for teaching primary school science, but together with other activities, equally important, play the role of contributing to the development of scientific thought and learning. This research aims to understand the meanings of experimental activities in science teaching, from the discourses of teachers of the Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Brazil. During the Simpósio Estadual de Biologia, held in Curitiba / PR, in 2011, teachers were asked to answer a questionnaire, and the interest of analysis rests on the following question: What are the assignments of experimental activities in the teaching of Science / Biology ? The discourses of biology teachers who form the corpus of the research are the sixty-nine questionnaires answered by those subjects who indicated frequent use of experimental activities in their teaching practice. The text also includes an overview of the publications in the area of Science Teaching about the experiential activities. These articles were grouped into five regularities according to the effect of meaning attributed to experimental activities, namely: Proof of theoretical concepts; Motivation, Aid in teaching-learning process; Difficulties and Limitations, and meaning of problematization. The theoretical's aport is the French Discourse Analysis, with Pêcheux and Eni Orlandi as its main referents. Also, the epistemology of Gaston Bachelard contributes to the scientific concepts covered in the research as well as, in dialogue with important authors of science education. The analysis results indicate different sense effects on the experimental activities in science education, highlighting two main formations imaginary: experimentation as a teaching strategy to complement theoretical studies, and the motivational character of experimentation, which were subdivided into four imaginaries. Another important direction signaled by research is about the form as theorical classes are conducted.In discourses of these teachers, they appear to be insufficient to achieve the learning in sciences.120 f. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoCiência - Estudo e ensinoProfessores de cienciaDidaticaAnálise do discursoEducaçãoAtividades experimentais em discurso : com a palavra os professores de biologia do Estado do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MICHELLE BOCCHI GONCALVES.pdfapplication/pdf1643407https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30133/1/R%20-%20D%20-%20MICHELLE%20BOCCHI%20GONCALVES.pdf07512d5f99f66d12dafb7ba870245131MD51open accessTEXTR - D - MICHELLE BOCCHI GONCALVES.pdf.txtExtracted Texttext/plain258632https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30133/2/R%20-%20D%20-%20MICHELLE%20BOCCHI%20GONCALVES.pdf.txt638caacd1e7c04a0f776370744cf68f7MD52open accessTHUMBNAILR - D - MICHELLE BOCCHI GONCALVES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1246https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30133/3/R%20-%20D%20-%20MICHELLE%20BOCCHI%20GONCALVES.pdf.jpga49016252a22db3fad6f82d7e3f1a026MD53open access1884/301332020-10-05 14:13:10.955open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/30133Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-05T17:13:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atividades experimentais em discurso : com a palavra os professores de biologia do Estado do Paraná
title Atividades experimentais em discurso : com a palavra os professores de biologia do Estado do Paraná
spellingShingle Atividades experimentais em discurso : com a palavra os professores de biologia do Estado do Paraná
Gonçalves, Michelle Bocchi, 1980-
Dissertações - Educação
Ciência - Estudo e ensino
Professores de ciencia
Didatica
Análise do discurso
Educação
title_short Atividades experimentais em discurso : com a palavra os professores de biologia do Estado do Paraná
title_full Atividades experimentais em discurso : com a palavra os professores de biologia do Estado do Paraná
title_fullStr Atividades experimentais em discurso : com a palavra os professores de biologia do Estado do Paraná
title_full_unstemmed Atividades experimentais em discurso : com a palavra os professores de biologia do Estado do Paraná
title_sort Atividades experimentais em discurso : com a palavra os professores de biologia do Estado do Paraná
author Gonçalves, Michelle Bocchi, 1980-
author_facet Gonçalves, Michelle Bocchi, 1980-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Michelle Bocchi, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Ciência - Estudo e ensino
Professores de ciencia
Didatica
Análise do discurso
Educação
topic Dissertações - Educação
Ciência - Estudo e ensino
Professores de ciencia
Didatica
Análise do discurso
Educação
description Orientadora: Profª Drª Odisséa Boaventura de Oliveira
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-05T17:13:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-05T17:13:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/30133
url https://hdl.handle.net/1884/30133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 120 f. : il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30133/1/R%20-%20D%20-%20MICHELLE%20BOCCHI%20GONCALVES.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30133/2/R%20-%20D%20-%20MICHELLE%20BOCCHI%20GONCALVES.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30133/3/R%20-%20D%20-%20MICHELLE%20BOCCHI%20GONCALVES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 07512d5f99f66d12dafb7ba870245131
638caacd1e7c04a0f776370744cf68f7
a49016252a22db3fad6f82d7e3f1a026
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860795936538624