Manuais de didática e de metodologia de ensino : construção da "base ensino"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Mikie Alexandra Okumura Magnere de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/21480
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Leilah Santiago Bufrem
id UFPR_c74a4c7ce447a876d39cc2ef1d2b4570
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/21480
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Campos, Mikie Alexandra Okumura Magnere deBufrem, Leilah Santiago, 1942-Garcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-08-19T18:08:12Z2020-08-19T18:08:12Z2009https://hdl.handle.net/1884/21480Orientadora: Profª. Drª. Leilah Santiago BufremCo-orientadora: Profª. Drª. Tânia Maria F. Braga GarciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/09/2009Inclui bibliografiaResumo: Analisa um campo editorial específico, caracterizado pela relação com os saberes e práticas escolares, a partir da realização de levantamento de manuais didáticos destinados à formação de professores, especificamente de Didática e Metodologia de Ensino, produzidos no Brasil no período de 1890 a 2007. Considerando os manuais como obras de leitura informativa preliminar, úteis quando se pretende uma resposta a questões pontuais, factuais ou definidoras, a pesquisa tem como objetivo implementar a base de dados Ensino. Visa formalizar um instrumento de apoio normalizado, com a finalidade de ser uma base referencial de fontes bibliográficas administrada pela UFPR que, além de organizar um acervo virtual facilmente recuperável, contribua para a realização de pesquisas no campo educacional, especificamente na temática da manualística. Analisa bibliometricamente um corpus de 271 registros de livros relacionados a esta temática e contextualiza em seu respectivo momento histórico coleções publicadas para a formação de professores, em particular quanto aos títulos de Didática e Metodologia de Ensino. Examina as características da Base Ensino, produzida com a utilização do ambiente tecnológico Winisis e avalia suas potencialidades como instrumento de produção de conhecimentos no campo específico, bem como seus limites. De acordo com os resultados obtidos, a coleção Pensamento e Ação no Magistério, da editora Scipione, mostrou-se a mais presente no total de registros da base Ensino. Destaca-se a crescente produção didática no país, com um mercado consumidor ainda ativo. Outro elemento importante para futuras pesquisas está relacionado ao fato de que as obras mais antigas são ainda preservadas nas bibliotecas pesquisadas. Assim, torna-se necessário discutir formas de acesso e preservação dessas obras, que foram importantes instrumentos de formação dos professores naquele período e podem permitir aos pesquisadores uma maior compreensão da História da Educação brasileira. E, nessa direção, justifica-se a relevância de continuidade dos projetos Manes, Manbras e Ensino.Abstract: This study analyses a specific field of printed educational materials, related to the relationship with scholar knowledge and practices, started from didactic manuals survey applied to teacher developments, specifically Didactics and Learning Methodology, produced in Brazil from 1890 to 2007. Considering manuals as preliminary informative reading works, useful when the aim is to get an answer to accurate, factual or to describe precisely questions, the aim of this research is to fulfill the data base Ensino to formalize a support instrument made according to a norm, to be a referential basis of bibliographical resource, managed by UFPR. The virtual collection of a library is easily retrievable and it will contribute to the fulfillment of educational field researches, specific in the manual themes. This study analyses by the librarian eye, a corpus of 271 didactic manuals related to this theme and it contextualizes in its historical time, printed educational materials for teacher developments, particularly Didactics and Learning Methodology titles. It also views the characteristics of Ensino base, produced applying the Winisis technological environment and it evaluates its potentiality as knowledge production instrument in the specific field as well its limits. The study detaches the rising didactic production in the country which shows a still active consumer market. Another important element for future researches is founded on fact that the ancient works are still preserved in the libraries where the researches were made. Thus, it becomes necessary to discuss the way to access and to preserve these works, which are important teachers building tools in that time and now a days it allows to researchers a better understanding of Brazilian Education History. In that manner, it justifies the relevance to follow the projects Manes, Manbras and Ensino.159 f. : grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDidatica - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoEnsino - MetodologiaDissertações - EducaçãoEducaçãoManuais de didática e de metodologia de ensino : construção da "base ensino"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALdissertacao_mestadoeducacao_mikiecampos_2009.pdfapplication/pdf1784605https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21480/1/dissertacao_mestadoeducacao_mikiecampos_2009.pdf6ca355bb39a9c156510b23cf3c92569aMD51open accessTEXTdissertacao_mestadoeducacao_mikiecampos_2009.pdf.txtExtracted Texttext/plain280242https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21480/2/dissertacao_mestadoeducacao_mikiecampos_2009.pdf.txt55e447f7f4dafa11b7a6608d992de62cMD52open accessTHUMBNAILdissertacao_mestadoeducacao_mikiecampos_2009.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1234https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21480/3/dissertacao_mestadoeducacao_mikiecampos_2009.pdf.jpgac22fb9546aeaf48ac6c5494024517b4MD53open access1884/214802020-08-19 15:08:12.831open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/21480Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-19T18:08:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Manuais de didática e de metodologia de ensino : construção da "base ensino"
title Manuais de didática e de metodologia de ensino : construção da "base ensino"
spellingShingle Manuais de didática e de metodologia de ensino : construção da "base ensino"
Campos, Mikie Alexandra Okumura Magnere de
Didatica - Estudo e ensino
Professores - Formação
Ensino - Metodologia
Dissertações - Educação
Educação
title_short Manuais de didática e de metodologia de ensino : construção da "base ensino"
title_full Manuais de didática e de metodologia de ensino : construção da "base ensino"
title_fullStr Manuais de didática e de metodologia de ensino : construção da "base ensino"
title_full_unstemmed Manuais de didática e de metodologia de ensino : construção da "base ensino"
title_sort Manuais de didática e de metodologia de ensino : construção da "base ensino"
author Campos, Mikie Alexandra Okumura Magnere de
author_facet Campos, Mikie Alexandra Okumura Magnere de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Bufrem, Leilah Santiago, 1942-
Garcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Mikie Alexandra Okumura Magnere de
dc.subject.por.fl_str_mv Didatica - Estudo e ensino
Professores - Formação
Ensino - Metodologia
Dissertações - Educação
Educação
topic Didatica - Estudo e ensino
Professores - Formação
Ensino - Metodologia
Dissertações - Educação
Educação
description Orientadora: Profª. Drª. Leilah Santiago Bufrem
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-19T18:08:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-19T18:08:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/21480
url https://hdl.handle.net/1884/21480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 159 f. : grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21480/1/dissertacao_mestadoeducacao_mikiecampos_2009.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21480/2/dissertacao_mestadoeducacao_mikiecampos_2009.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/21480/3/dissertacao_mestadoeducacao_mikiecampos_2009.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ca355bb39a9c156510b23cf3c92569a
55e447f7f4dafa11b7a6608d992de62c
ac22fb9546aeaf48ac6c5494024517b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860603859435520