A proposição de indicadores de educação ambiental crítica : concepções, práticas e tendências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/88396 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Leonir Lorenzetti |
id |
UFPR_400eac29150ef7b2cde96a0c140cbc5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/88396 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaLorenzetti, Leonir, 1967-Silveira, Dieison Prestes da2024-06-05T20:56:27Z2024-06-05T20:56:27Z2024https://hdl.handle.net/1884/88396Orientador: Prof. Dr. Leonir LorenzettiTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 28/02/2024Inclui referênciasResumo: A Educação Ambiental Crítica se apresenta como uma importante ação educativa para discutir aspectos da realidade vivenciada pelos sujeitos sociais, inserindo questões socioambientais, culturais, econômicas, científicas e educacionais, que apresentam relevância na contemporaneidade. Notando a pertinência da Educação Ambiental Crítica, visando uma ruptura com a hegemonia vigente, delineou-se a seguinte questão norteadora nesta tese: Quais elementos presentes nas pesquisas sobre Educação Ambiental Crítica podem contribuir para/com a construção de indicadores de Educação Ambiental Crítica? A partir desta questão norteadora, criou-se o seguinte objetivo geral: Analisar elementos que possibilitam a construção de indicadores de Educação Ambiental Crítica, por meio de estudos bibliográficos nas atas do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), teses e dissertações brasileiras. Visando alcançar este objetivo, foram traçados os seguintes objetivos específicos: Mapear as pesquisas que se denominam Educação Ambiental Crítica no contexto brasileiro; Identificar elementos que caracterizam as pesquisas que se denominam de Educação Ambiental Crítica, que estão presentes na pesquisa acadêmica, por meio de um levantamento bibliográfico nas atas do EPEA, ENPEC, dissertações e teses; Caracterizar e propor indicadores de Educação Ambiental Crítica que possam balizar a pesquisa e a prática docente, a fim de contribuir com o campo da pesquisa em Educação Ambiental. Como percurso metodológico traçado, realizou-se uma pesquisa de estado da arte, mapeando um total de 10.561 pesquisas, sendo 898 provenientes do EPEA, 3.521 do ENPEC e 6.142 da Plataforma Fracalanza. Deste total, 180 apresentam no título e/ou palavras-chave os termos "Educação Ambiental Crítica", sendo 78 oriundas do EPEA, 45 do ENPEC e 57 da Plataforma Fracalanza. A partir deste critério de seleção foram criados descritores, bem como três categorias a priori e duas emergentes, seguindo a proposta da Análise Textual Discursiva. Após a análise dos descritores e das categorias, realizou-se o mapeamento dos excertos das 180 pesquisas, a partir dos termos "Educação Ambiental Crítica" e/ou "EAC" e/ou "EA Crítica". Após a seleção e análise foram propostos oito indicadores de Educação Ambiental Crítica, sendo eles: a) Temática socioambiental emergente; b) Compreensão da relevância socioambiental; c) Interdisciplinaridade e diálogo críticoeducativo; d) Intervenção socioambiental com vistas a justiça ambiental; e) Conhecimento autônomo, empírico e crítico; f) Atividade intencional político-pedagógica e crítica; g) Formação para a cidadania; h) Tomada de decisão. A proposição destes indicadores visa contribuir com a discussões envolvendo a Educação Ambiental Crítica, reverberando em uma cultura de participação e intervenção social acerca dos problemas socioambientais que emergem nos mais diversos espaços da sociedade.Abstract: Critical Environmental Education presents itself as an important educational action to discuss aspects of the reality experienced by social subjects, including socio-environmental, cultural, economic, scientific and educational issues, which are relevant in contemporary times. Noting the relevance of Critical Environmental Education, aiming to break with the current hegemony, the following guiding question was outlined in this thesis: What elements present in research on Critical Environmental Education can contribute to/with the construction of Critical Environmental Education indicators? Based on this guiding question, the following general objective was created: Analyze elements that enable the construction of Critical Environmental Education indicators, through bibliographic studies in the proceedings of the Environmental Education Research Meeting (EPEA), National Education Research Meeting in Sciences (ENPEC), Brazilian theses and dissertations. Aiming to achieve this objective, the following specific objectives were outlined: Map research called Critical Environmental Education in the Brazilian context; Identify elements that characterize research called Critical Environmental Education, which are present in academic research, through a bibliographic survey in the minutes of EPEA, ENPEC, dissertations and theses; Characterize and propose indicators of Critical Environmental Education that can guide research and teaching practice, in order to contribute to the field of research in Environmental Education. As a methodological path, a state-of-the-art survey was carried out, mapping a total of 10,561 surveys, 898 of which came from EPEA, 3,521 from ENPEC and 6,142 from Plataforma Fracalanza. Of this total, 180 have the terms "Critical Environmental Education" in the title and/or keywords, 78 of which come from EPEA, 45 from ENPEC and 57 from Plataforma Fracalanza. Based on this selection criterion, descriptors were created, as well as three a priori and two emerging categories, following the proposal of Discursive Textual Analysis. After analyzing the descriptors and categories, excerpts from the 180 surveys were mapped, using the terms "Critical Environmental Education" and/or "EAC" and/or "Critical EA". After selection and analysis, eight indicators of Critical Environmental Education were proposed, namely: a) Emerging socio-environmental theme; b) Understanding the socio-environmental relevance; c) Interdisciplinarity and critical-educational dialogue; d) Socio-environmental intervention with a view to environmental justice; e) Autonomous, empirical and critical knowledge; f) Intentional political-pedagogical and critical activity; g) Training for citizenship; h) Decision making. The proposition of these indicators aims to contribute to discussions involving Critical Environmental Education, reverberating in a culture of participation and social intervention regarding socio-environmental problems that emerge in the most diverse spaces of society.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação ambientalPedagogia criticaMatemáticaA proposição de indicadores de educação ambiental crítica : concepções, práticas e tendênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - DIEISON PRESTES DA SILVEIRA.pdfapplication/pdf3550027https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/88396/1/R%20-%20T%20-%20DIEISON%20PRESTES%20DA%20SILVEIRA.pdf873c85d0fc32f74033d2681c15af1bf9MD51open access1884/883962024-06-05 17:56:27.223open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/88396Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-06-05T20:56:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A proposição de indicadores de educação ambiental crítica : concepções, práticas e tendências |
title |
A proposição de indicadores de educação ambiental crítica : concepções, práticas e tendências |
spellingShingle |
A proposição de indicadores de educação ambiental crítica : concepções, práticas e tendências Silveira, Dieison Prestes da Educação ambiental Pedagogia critica Matemática |
title_short |
A proposição de indicadores de educação ambiental crítica : concepções, práticas e tendências |
title_full |
A proposição de indicadores de educação ambiental crítica : concepções, práticas e tendências |
title_fullStr |
A proposição de indicadores de educação ambiental crítica : concepções, práticas e tendências |
title_full_unstemmed |
A proposição de indicadores de educação ambiental crítica : concepções, práticas e tendências |
title_sort |
A proposição de indicadores de educação ambiental crítica : concepções, práticas e tendências |
author |
Silveira, Dieison Prestes da |
author_facet |
Silveira, Dieison Prestes da |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lorenzetti, Leonir, 1967- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Dieison Prestes da |
contributor_str_mv |
Lorenzetti, Leonir, 1967- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Pedagogia critica Matemática |
topic |
Educação ambiental Pedagogia critica Matemática |
description |
Orientador: Prof. Dr. Leonir Lorenzetti |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-06-05T20:56:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-06-05T20:56:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/88396 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/88396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/88396/1/R%20-%20T%20-%20DIEISON%20PRESTES%20DA%20SILVEIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
873c85d0fc32f74033d2681c15af1bf9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898863613837312 |