Docentes de creche em rede pública municipal da Região Metropolitana da Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Gabriela Gouveia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80379
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Catarina Moro
id UFPR_423bc93e8fbcbb020d2b9307fb4b2155
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80379
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMoro, Catarina de Souza, 1966-Pinho, Gabriela Gouveia2022-12-07T14:09:07Z2022-12-07T14:09:07Z2022https://hdl.handle.net/1884/80379Orientadora: Profa. Dra. Catarina MoroDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 21/07/2022Inclui referências: p. 180-189Resumo: A presente pesquisa buscou conhecer quem são as profissionais, que atuam junto às crianças de 0 a 3 anos nas creches municipais da Região Metropolitana de Curitiba e o que pensam acerca da relevância de sua prática docente. Antes de adentrar a parte empírica, há uma discussão sobre a revisão sistemática da literatura no tocante à temática principal da pesquisa para a qual utilizou-se dos seguintes descritores: Profissionais, Professor, Educador; cada um destes cruzado com: Educação Infantil, Creche, Crianças de 0 a 3, Bebês. A busca em questão realizada entre fevereiro e outubro de 2020, ocorreu em 4 plataformas de pesquisa (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da CAPES; Periódicos CAPES; Scielo e; Educ@-Scielo) considerando como recorte temporal o interstício entre 2013-2020. Chegou-se a um total inicial de 14.537 trabalhos (entre artigos, dissertações e teses). Após uma primeira análise foram previamente selecionados 450 trabalhos, agrupados em 20 categorias. Destes, 148 tratavam exclusivamente da educação de bebês e crianças pequenas e 42 são aqueles nos quais as professoras ocupam o foco de pesquisa, sendo: 6 teses, 26 dissertações e 10 artigos. Este foi o corpus final discutido e organizado em 8 categorias: Avaliação e Registro, Saúde / Dimensão corporal, Gênero masculino e creche, Identidade(s) docente(s), Saberes e práticas docentes, Currículo da/na creche, Formação inicial e, Formação continuada. A coleta dos dados junto aos sujeitos da pesquisa se deu por meio de questionário online às professoras e educadoras dos Centros Municipais de Educação Infantil de três municípios da Região Metropolitana de Curitiba: Araucária, Pinhais e São José dos Pinhais. Participaram da pesquisa 87 profissionais, sendo 85 mulheres e 2 homens. As participantes eram, em sua maioria, professoras ou educadoras, formadas em Pedagogia com especialização em diferentes áreas. Atuavam nas turmas de berçário, Infantil 1, 2 ou 3 e a maioria (72,4%) estava trabalhando junto à faixa etária de 0 a 3 anos por preferência pessoal. De forma geral, as professoras (94,2%) afirmaram estarem satisfeitas com seu trabalho. Contudo, identificamos em seus discursos a reinvindicação por melhores condições de trabalho, dentre as quais se destacam: a urgência de adequação na quantidade de crianças por turma; materiais e materialidades apropriadas para a faixa etária atendida; profissionais especializados no atendimento de crianças com deficiência e; a garantia dos direitos legais das docentes, como oportunidades formativas condizentes com a realidade que vivenciam e o usufruto do período de permanência, que tem sido negligenciado. Os dados evidenciaram também que as professoras reconhecem as práticas de cuidado como inerentes ao trabalho educativo na creche, e não menos importantes que as demais atividades realizadas. No que se refere à valorização profissional e pessoal, as participantes não apenas reconheceram o caráter profissional do seu exercício enquanto docentes, como também ressaltaram a importância de formação específica - de base e especializações - para tal prática. Apreendeu-se a partir das análises que a constituição docente perpassa os conhecimentos adquiridos na academia. Não se apresenta de forma homogênea, mas plural. Sendo assim, constitui-se em identidades complexas que englobam a formação inicial, o contexto de trabalho, as experiências profissionais e histórias de vida de cada profissional.Abstract: The present research sought to know who the professionals are, who work with children from 0 to 3 years old in Municipal Daycare Centers in the Metropolitan Region of Curitiba and what they think about the relevance of their teaching practice. Before entering the empirical part, there is a discussion about the systematic review of the literature regarding the main theme of the research for which the following descriptors were used: Professionals, Teacher, Educator; each one of these was crossed with: Early Childhood Education, Nursery, Children from 0 to 3, Babies. The search in question, conducted between February 2020 and October 2020, was conducted on 4 research platforms (Digital Library of Theses and Dissertations of CAPES; CAPES Periodicals; Scielo and; Educ@-Scielo) considering the interstice between 2013- 2020. An initial total of 14,537 works was reached between (articles, dissertations and theses). After a first analysis, 450 works were previously selected, grouped into 20 categories. Of these, 148 dealt exclusively with the education of babies and young children and 42 are those in which the teachers occupy the focus of research, being: 6 theses, 26 dissertations and 10 articles. This was the final corpus discussed and organized into 8 categories: Evaluation and Record, Health / Body Dimension, Male gender and Daycare, Teaching Identities, Teaching knowledge and practices, Curriculum of/in Daycare, Initial training and, Continuing education. Data collection with the research subjects took place through an online questionnaire given to teachers and educators from Municipal Early Childhood Education Centers in three municipalities in the Metropolitan Region of Curitiba: Araucária, Pinhais and São José dos Pinhais. 87 professionals participated in the research, 85 women and 2 men. The participants were principally teachers or educators, trained in Pedagogy with specialization in different areas. They worked in the Nursery, Child 1, 2 or 3 classes and the majority (72.4%) were working with the age group from 0 to 3 years old due to personal preference. In general, the teachers (94.2%) said they were satisfied with their work. However, we identified in their speeches the demand for better working conditions, among which the following stand out: the urgency of adapting the number of children per class; appropriate materials and material for the age group served; professionals specialized in caring for children with disabilities and; the guarantee of the teachers' legal rights, as training opportunities consistent with the reality they experience and the enjoyment of the period of permanence, which has been neglected. The data also showed that the teachers recognize care practices as inherent to the educational work at the day care center, and not less important than the other activities conducted. Regarding professional and personal appreciation, the participants not only recognized the professional character of their exercise as teachers, but also highlighted the importance of specific training - basic and specializations - for this practice. It was learned from the analyzes that the teaching constitution cross the knowledge acquired in the academy. It is not presented homogeneously, but plural. Therefore, it constitutes complex identities that encompass the initial training, the work context, the professional experiences and life stories of each professional.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação infantilCrechesProfessores - Estatuto legal, leis, etc.EducaçãoDocentes de creche em rede pública municipal da Região Metropolitana da Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GABRIELA GOUVEIA PINHO.pdfapplication/pdf3175847https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80379/1/R%20-%20D%20-%20GABRIELA%20GOUVEIA%20PINHO.pdf3c1b3c186809268d1ae449104a4ac5a7MD51open access1884/803792022-12-07 11:09:07.531open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80379Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-07T14:09:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Docentes de creche em rede pública municipal da Região Metropolitana da Curitiba
title Docentes de creche em rede pública municipal da Região Metropolitana da Curitiba
spellingShingle Docentes de creche em rede pública municipal da Região Metropolitana da Curitiba
Pinho, Gabriela Gouveia
Educação infantil
Creches
Professores - Estatuto legal, leis, etc.
Educação
title_short Docentes de creche em rede pública municipal da Região Metropolitana da Curitiba
title_full Docentes de creche em rede pública municipal da Região Metropolitana da Curitiba
title_fullStr Docentes de creche em rede pública municipal da Região Metropolitana da Curitiba
title_full_unstemmed Docentes de creche em rede pública municipal da Região Metropolitana da Curitiba
title_sort Docentes de creche em rede pública municipal da Região Metropolitana da Curitiba
author Pinho, Gabriela Gouveia
author_facet Pinho, Gabriela Gouveia
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Catarina de Souza, 1966-
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Gabriela Gouveia
contributor_str_mv Moro, Catarina de Souza, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Creches
Professores - Estatuto legal, leis, etc.
Educação
topic Educação infantil
Creches
Professores - Estatuto legal, leis, etc.
Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Catarina Moro
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-07T14:09:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-07T14:09:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/80379
url https://hdl.handle.net/1884/80379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80379/1/R%20-%20D%20-%20GABRIELA%20GOUVEIA%20PINHO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3c1b3c186809268d1ae449104a4ac5a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860259842621440