Autoconhecimento a partir do Yoga na formação de educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Andreia Cavalcante de, 1983-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/72170
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Tania Stoltz
id UFPR_42b45a901123d25c529590fb1a0720e5
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72170
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Souza, Andreia Cavalcante de, 1983-Stoltz, Tania, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2021-11-03T16:34:59Z2021-11-03T16:34:59Z2021https://hdl.handle.net/1884/72170Orientadora: Profa. Dra. Tania StoltzDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 08/03/2021Inclui referências: p. 113-121Resumo: Este trabalho objetiva compreender o processo de desenvolvimento do autoconhecimento a partir do Yoga na formação de educadores. Para tanto, apresenta os seguintes objetivos específicos: realizar revisão integrativa sobre o desenvolvimento do autoconhecimento a partir do Yoga na formação de educadores; reconhecer o Yoga como metodologia de desenvolvimento do autoconhecimento e identificar a percepção de educadores do processo de desenvolvimento do autoconhecimento a partir do Yoga. Trata-se de pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica. Cinco praticantes experientes de Yoga, que também possuem experiência na área da educação, foram entrevistados através de videoconferência e preencheram formulário eletrônico com informações pessoais pertinentes à pesquisa. A análise microfenomenológica revelou que o processo de autoconhecimento a partir do Yoga foi identificado pelos participantes como uma capacidade e habilidade de perceber e de se relacionar com o mundo interno mental, corporal e sensível. O que inclui a forma de se relacionar consigo próprio e com o outro, com o mundo. Bem como a capacidade de estar cultivando esse processo de autoconhecimento, de aprendizado e de autotransformação. O desenvolvimento do autoconhecimento a partir do Yoga mostrou-se promissor na formação de educadores, tanto por sua riqueza e robustez metodológica, quanto pelas possibilidades inclusivas que permitem compor diferentes intervenções. Esse processo se evidenciou inseparável do processo pessoal, que abarca toda a vida do educador, não é apenas uma técnica a ser aplicada em sala de aula, e sim um processo profundo de conhecer e ter uma relação de ensino-aprendizagem consigo próprio e com o mundo, a partir de uma qualidade amorosa e sensível.Abstract: This work aims to understand the process of self-knowledge development through Yoga in the training of educators. To this end, it presents the following specific objectives: to carry out an integrative review on the development of self-knowledge from Yoga in the training of educators; recognize Yoga as a methodology for the development of self-knowledge and identify the perception of educators of the process of developing self-knowledge from Yoga. This is a qualitative research with a phenomenological approach. Five experienced Yoga practitioners, who also have experience in the field of education, were interviewed via videoconference and filled out an electronic form with personal information relevant to the research. The micro-phenomenological analysis revealed that the process of self-knowledge from Yoga was identified by the participants as an ability and ability to perceive and relate to the internal mental, body and sensitive world. This includes how to relate to yourself and to others, to the world. As well as the ability to be cultivating this process of self-knowledge, learning and self-transformation. The development of self-knowledge from Yoga proved to be promising in the training of educators, both for its richness and methodological robustness, as well as for the inclusive possibilities that allow composing different interventions. This process proved to be inseparable from the personal process, which encompasses the whole life of the educator, it is not just a technique to be applied in the classroom, but a deep process of knowing and having a teaching-learning relationship with oneself and with the world, from a loving and sensitive quality.1 arquivo (126 p.) : il. (algumas color.).application/pdfProfessores - FormaçãoEducação - Estudo e ensinoIogaFenomenologiaEducaçãoAutoconhecimento a partir do Yoga na formação de educadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANDREIA CAVALCANTE DE SOUZA.pdfapplication/pdf2785171https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72170/1/R%20-%20D%20-%20ANDREIA%20CAVALCANTE%20DE%20SOUZA.pdf29a95a5625004344aae5a25b959a480cMD51open access1884/721702021-11-03 13:34:59.868open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72170Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-11-03T16:34:59Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autoconhecimento a partir do Yoga na formação de educadores
title Autoconhecimento a partir do Yoga na formação de educadores
spellingShingle Autoconhecimento a partir do Yoga na formação de educadores
Souza, Andreia Cavalcante de, 1983-
Professores - Formação
Educação - Estudo e ensino
Ioga
Fenomenologia
Educação
title_short Autoconhecimento a partir do Yoga na formação de educadores
title_full Autoconhecimento a partir do Yoga na formação de educadores
title_fullStr Autoconhecimento a partir do Yoga na formação de educadores
title_full_unstemmed Autoconhecimento a partir do Yoga na formação de educadores
title_sort Autoconhecimento a partir do Yoga na formação de educadores
author Souza, Andreia Cavalcante de, 1983-
author_facet Souza, Andreia Cavalcante de, 1983-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Stoltz, Tania, 1963-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Andreia Cavalcante de, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Educação - Estudo e ensino
Ioga
Fenomenologia
Educação
topic Professores - Formação
Educação - Estudo e ensino
Ioga
Fenomenologia
Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Tania Stoltz
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-03T16:34:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-03T16:34:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/72170
url https://hdl.handle.net/1884/72170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (126 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72170/1/R%20-%20D%20-%20ANDREIA%20CAVALCANTE%20DE%20SOUZA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 29a95a5625004344aae5a25b959a480c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898890100867072