A influência de aspectos prosódicos na compreensão da linguagem oral e da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fusek, Marini dos Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/23967
Resumo: Orientadora: Profª Drª Sandra Regina Kirchner Guimarães
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spelling Fusek, Marini dos SantosGuimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-10-13T17:04:53Z2020-10-13T17:04:53Z2010https://hdl.handle.net/1884/23967Orientadora: Profª Drª Sandra Regina Kirchner GuimarãesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 21/08/2010Bibliografia: fls.69-75Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar a influência de aspectos prosódicos na compreensão da linguagem oral e da leitura. Participaram do estudo 79 alunos na faixa etária de 7 anos e 10 meses a 11 anos e 10 meses, sendo 39 participantes da 2ª série/3º ano e 40 da 4ª série/5º ano, que frequentam uma escola particular de Curitiba-PR. As hipóteses que nortearam a pesquisa foram: (1) O desempenho nas tarefas de compreensão da escuta é dependente das variações prosódicas do texto escutado apenas entre os participantes com menor nível de escolaridade; (2) Os participantes com maior nível de escolaridade apresentam melhor desempenho tanto nas tarefas de compreensão da escuta (com e sem variação prosódica) como de compreensão da leitura; (3) Existe correlação entre o desempenho dos participantes na compreensão da escuta (com e sem prosódia) e o desempenho na compreensão da leitura. Para atender aos propósitos do estudo, foram elaborados os seguintes instrumentos para a coleta de dados: uma tarefa para avaliação da compreensão da escuta (com e sem variação prosódica) e duas tarefas para avaliação da compreensão da leitura (um questionário sobre texto lido e um cloze). Os dados coletados foram analisados estatisticamente. O resultado da comparação das médias de desempenho nas tarefas de compreensão da escuta mostrou que entre os alunos da 2ª série a compreensão da escuta sem variação prosódica foi significativamente menor de que a média de desempenho na compreensão da escuta com variação prosódica. Entre os alunos da 4ª série não se verificou diferença significativa nas médias de compreensão da escuta com e sem variação prosódica. Além disso, as análises dos dados coletados não mostraram diferença significativa entre o desempenho dos participantes da 2ª série e da 4ª série na compreensão da escuta. Entretanto, foi verificada uma diferença de desempenho na tarefa de compreensão da leitura avaliada com os textos em cloze. Nessa tarefa, o desempenho dos alunos da 4ª série foi significativamente melhor do que o dos alunos da 2ª série. Ademais, entre os participantes da 2ª série, foram verificadas correlações significativas entre o desempenho na compreensão do texto em cloze e a tarefa de compreensão da escuta com variação prosódica e sem variação prosódica. Já entre os alunos da 4ª série, a única correlação significativa foi entre o desempenho na escuta sem variação prosódica e o desempenho na compreensão do texto em cloze. Os resultados deste estudo sugerem um aumento da capacidade de compreensão da escuta com a idade e/ou escolaridade, de forma que as crianças mais novas e com menor nível de escolaridade seriam mais dependentes dos aspectos prosódicos, enquanto que as crianças mais velhas e com maior escolaridade apresentariam outras ou mais desenvolvidas habilidades cognitivas que as capacitaria a captar o sentido do texto apesar da ausência de variação prosódica. Ademais, os resultados permitem inferir que há uma relação entre a capacidade de compreensão na escuta e a compreensão da leitura entre os alunos das séries iniciais do ensino fundamental. Entretanto, esta relação precisa ser melhor investigada. Por último, se destacam as implicações metodológicas deste conjunto de resultados e, em especial, dos instrumentos construídos, pois se acredita que a metodologia empregada e os materiais produzidos podem servir como subsídio para outros estudos desta natureza.Abstract: This study aimed to investigate the influence of prosodic aspects in the comprehension of oral language and reading. Participants were 79 students aged from 7 years and 10 months to 11 years and 10 months, including 39 participants from 2nd grade/ 3rd year and 40 from 4th grade/5th year who attend a private school in Curitiba, PR. The hypothesis that directed this research were: (1) The performance in the tasks of listening comprehension depends on the prosodic variations of the text that is listened only among participants with lower schooling levels; (2) Participants with higher schooling levels would have a better performance both in the tasks of listening comprehension (with and without prosodic variation) as well as in the reading comprehension tasks; (3) There is a correlation between the performance of participants in listening comprehension (with and without prosodic variation) and the performance in reading comprehension. To meet the purposes of the study, the following instruments were designed for data collection: a listening comprehension task (with and without prosodic variation) and two reading comprehension tasks (a questionnaire of reading comprehension and a cloze). The data were statistically analyzed. The result of the comparison of means in the tasks of listening comprehension revealed that the mean for listening comprehension without prosodic variation was significantly lower among 2nd grade students in comparison to their mean for listening comprehension with prosodic variation. Among the 4th grade students, there was not any significant difference when comparing the means of listening comprehension with and without prosodic variation. Furthermore, the data analysis showed that there was no significant difference between participants from 2nd grade and 4th grade in regard to the listening comprehension performance. However, there was a performance difference in the task of reading comprehension measured with the cloze. In this task, the performance of 4th grade students was significantly better in comparison to 2nd grade students. Furthermore, among 2nd grade participants, there were significant correlations between the performance on cloze task and listening comprehension with and without prosodic variation. Among the 4th grade students, the only significant correlation was between the performance in listening without prosodic variation and performance in the understanding of the cloze text. These results suggest an increase in listening comprehension capacity, related to age and/or schooling, and thus younger children and with lower level of education would be more dependent on prosodic aspects, while the older and more educated children would present other and more developed cognitive skills, which would enable them to capture the meaning of the text despite of the absence of prosodic variation. Moreover, the results allow inferring that there is a relation between the capacity of listening comprehension and reading comprehension among students from the early grades of elementary education. However, this relationship needs further investigation. At last, the methodological implications of these results are highlighted, particularly in regard to the measures that were designed, since the methodology and materials from this study may subsidy other studies of this nature.102 f. : il.[algumas color.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalInterpretação oralLinguagem - CompreensãoDissertações - EducaçãoEducaçãoA influência de aspectos prosódicos na compreensão da linguagem oral e da leiturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDISSERTACAO PRONTA 2010.pdfapplication/pdf1014443https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23967/1/DISSERTACAO%20PRONTA%202010.pdffcfe632a6fb4d51a0958fa9e6ec5a9b0MD51open accessTEXTDISSERTACAO PRONTA 2010.pdf.txtExtracted Texttext/plain212659https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23967/2/DISSERTACAO%20PRONTA%202010.pdf.txt2d43fd622699edc1d09d9a75ed4dda96MD52open accessTHUMBNAILDISSERTACAO PRONTA 2010.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1316https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23967/3/DISSERTACAO%20PRONTA%202010.pdf.jpgb7fe5564df753d3d09770a8ac94b0b66MD53open access1884/239672020-10-13 14:04:53.334open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/23967Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-13T17:04:53Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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