Modelo de mapa do conhecimento em instituições
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/30537 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho tem por objetivo propor um modelo para mapear o conhecimento de colaboradores e pesquisadores em instituições. Aborda o problema da perspectiva do compartilhamento do conhecimento científico. O modelo proposto utiliza uma estrutura baseada nos seguintes componentes: atores, grupos de trabalho e artefatos produzidos. O enfoque está na definição do fluxo de atividades necessárias para a construção do mapa do conhecimento e nas alternativas disponíveis para visualização das informações. Com base na revisão da literatura, uma metodologia para apoiar a construção do mapa do conhecimento é apresentada e opções para visualização das informações são propostas. Como prova de conceito, desenvolveuse um sistema utilizando os dados disponíveis na Plataforma Lattes sobre os pesquisadores e professores dos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal do Paraná. A base de dados criada é caracterizada e algoritmos de mineração de dados são aplicados, buscando identificar relacionamentos não conhecidos anteriormente. A validação do modelo proposto é feita por meio do uso da prova de conceito que é composto por dois processos. O primeiro processo é responsável por importar os dados em formato XML para a base de dados do modelo proposto. O segundo processo é responsável por disponibilizar ferramentas para que o usuário possa consultar o mapa do conhecimento e visualizar os resultados utilizando diferentes técnicas como páginas amarelas e grafos. A implementação da prova de conceito auxiliou na identificação dos aspectos positivos do modelo proposto e na detecção de deficiências. Destaca-se como aspectos positivos a criação de um banco de dados especializado, a facilidade de navegação entre as informações disponíveis no banco, a possibilidade de filtrar os resultados das consultas e as diferentes opções de visualização disponíveis, considerando a problemática que norteou a pesquisa sobre construção de mapas do conhecimento que incentivem o compartilhamento e facilitem a localização do conhecimento. |
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Santos, Elaine Conceição VenâncioTsunoda, Denise Fukumi, 1972-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação2013-11-12T23:47:04Z2013-11-12T23:47:04Z2013-11-12http://hdl.handle.net/1884/30537Resumo: Este trabalho tem por objetivo propor um modelo para mapear o conhecimento de colaboradores e pesquisadores em instituições. Aborda o problema da perspectiva do compartilhamento do conhecimento científico. O modelo proposto utiliza uma estrutura baseada nos seguintes componentes: atores, grupos de trabalho e artefatos produzidos. O enfoque está na definição do fluxo de atividades necessárias para a construção do mapa do conhecimento e nas alternativas disponíveis para visualização das informações. Com base na revisão da literatura, uma metodologia para apoiar a construção do mapa do conhecimento é apresentada e opções para visualização das informações são propostas. Como prova de conceito, desenvolveuse um sistema utilizando os dados disponíveis na Plataforma Lattes sobre os pesquisadores e professores dos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal do Paraná. A base de dados criada é caracterizada e algoritmos de mineração de dados são aplicados, buscando identificar relacionamentos não conhecidos anteriormente. A validação do modelo proposto é feita por meio do uso da prova de conceito que é composto por dois processos. O primeiro processo é responsável por importar os dados em formato XML para a base de dados do modelo proposto. O segundo processo é responsável por disponibilizar ferramentas para que o usuário possa consultar o mapa do conhecimento e visualizar os resultados utilizando diferentes técnicas como páginas amarelas e grafos. A implementação da prova de conceito auxiliou na identificação dos aspectos positivos do modelo proposto e na detecção de deficiências. Destaca-se como aspectos positivos a criação de um banco de dados especializado, a facilidade de navegação entre as informações disponíveis no banco, a possibilidade de filtrar os resultados das consultas e as diferentes opções de visualização disponíveis, considerando a problemática que norteou a pesquisa sobre construção de mapas do conhecimento que incentivem o compartilhamento e facilitem a localização do conhecimento.application/pdfGestão do conhecimento - Universidades e faculdadesMineração de dados (Computação)Banco de dados - GerenciaModelo de mapa do conhecimento em instituiçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ELAINE CONCEICAO VENANCIO SANTOS.pdfapplication/pdf3463493https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30537/1/R%20-%20D%20-%20ELAINE%20CONCEICAO%20VENANCIO%20SANTOS.pdf61b605dd82d6a649877b26f1489320d3MD51open accessTEXTR - D - ELAINE CONCEICAO VENANCIO SANTOS.pdf.txtR - D - ELAINE CONCEICAO VENANCIO SANTOS.pdf.txtExtracted Texttext/plain217312https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30537/2/R%20-%20D%20-%20ELAINE%20CONCEICAO%20VENANCIO%20SANTOS.pdf.txtbb7a2b3a8662e7f85e78810373963a59MD52open accessTHUMBNAILR - D - ELAINE CONCEICAO VENANCIO SANTOS.pdf.jpgR - D - ELAINE CONCEICAO VENANCIO SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1200https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30537/3/R%20-%20D%20-%20ELAINE%20CONCEICAO%20VENANCIO%20SANTOS.pdf.jpgbc8ccfa50b91747e54ac6ad1cf83f997MD53open access1884/305372016-04-07 08:57:57.031open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/30537Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T11:57:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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