Representações culturais por docentes de língua inglesa : um paralelo entre representações, lígua inglesa e cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gisele dos Santos da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/44264
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Francisco Carlos Fogaça
id UFPR_44800899f464113fa56ba43934003776
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/44264
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Gisele dos Santos daUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasFogaça, Francisco Carlos, 1957-2020-05-15T18:41:49Z2020-05-15T18:41:49Z2016https://hdl.handle.net/1884/44264Orientador : Prof. Dr. Francisco Carlos FogaçaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 11/03/2016Inclui referências : f. 138-140Resumo: Tendo em vista o ensino de língua estrangeira e a relação entre língua e cultura, nesta pesquisa busco analisar quais são as representações culturais compartilhadas por docentes de língua inglesa graduados no curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Este estudo tem como objetivo verificar qual é a visão de cultura que predomina no cenário atual entre estes professores que começaram a atuar recentemente no ensino da língua e que compartilham de um mesmo contexto de formação acadêmica. Sendo assim, primeiramente trago um panorama de alguns entendimentos atribuídos à cultura: a) a ideia antropológica de cultura; b) a concepção sociológica; e c) a acepção pós-moderna, conforme Bhabha (2013) e Hall (2006, 2013). Além disso, neste trabalho utilizo o princípio de representações culturais que, segundo Moscovici (2009) são formas de representações coletivas dinâmicas que prescrevem e condicionam os aspectos simbólicos de uma sociedade. Concomitante com tais ideias, adoto a concepção de língua como discurso com base em Bakhtin (1995) dialogando com a noção de língua como cultura de acordo com Kramsch (1993, 1998). E ainda, partindo da posição atual do Inglês como Língua Franca/Internacional, procuro constatar qual é o lugar da cultura nesse status da língua inglesa. Como base teórica para o ensino de Inglês como Língua Franca, considero os apontamentos de McKay (2012), Jenkins (2007), Cogo (2012), Seidholfer (2005) e Pennycook (2007). Sendo esta uma pesquisa de cunho qualitativo-interpretativista, já que seu objetivo é a interpretação das representações culturais por professores em relação ao inglês, a geração de dados para a condução do estudo foi realizada por meio da aplicação de questionário e entrevistas grupal e individual. Além de verificar como as representações culturais da língua inglesa são percebidas pelos docentes no contexto específico, este trabalho poderá beneficiar futuros estudos que sejam voltados para questões culturais no ensino/aprendizagem de língua inglesa, além de oferecer um panorama atual do pensamento a respeito da ideia de cultura no ensino de inglês. Palavras-chave: Língua inglesa. Cultura. Representações culturais. Inglês língua franca.Abstract: Bearing in mind the foreign language teaching and the relation between language and culture, in this research I analyze the cultural representations by English teachers who majored in Languages (Portuguese and English) at Federal University of Technology of Paraná. This study aims to verify the predominant cultural view in the current scenery shared between these teachers who started to teach English recently and who had the same educational background. Therefore, first I bring an outlook of some understandings about culture: a) the anthropological idea of culture; b) the sociological conception; and c) the postmodern definition from Bhabha (2013) and Hall (2006, 2013). Furthermore, in this investigation I use the principle of cultural representations that are dynamic collective representations dictating and conditioning the symbolical aspects of a society, according to Moscovici (2009). In addition, I adopt the conception of language as discourse based on Bakhtin (1995) dialoguing with the notion of language as culture proposed by Kramsch (1993, 1998). Moreover, starting from the current position of English as a Lingua Franca / International Language, I try to certify what the position of culture is in relation to this English status. For theoretical basis to English teaching as a Lingua Franca, I consider the remarks by McKay (2012), Jenkins (2007), Cogo (2012), Seidholfer (2005) and Pennycook (2007). Being this a qualitative-interpretative research, since it aims to understand the cultural representations of English by teachers, the data generation was got by questionnaire application and by group and individual interviews. Besides verifying how the cultural representations are perceived by teachers in a specific context, this research would improve future studies about cultural themes in English teaching and learning, beyond offering a recently overview of the thought concerning the culture in the English teaching. Key words: English language. Culture. Cultural representations. English Lingua Franca.145 f.application/pdfDisponível em formato digitalLetrasLíngua inglesa - Aspectos sociaisLíngua inglesa - CulturaLíngua - CulturaRepresentações culturais por docentes de língua inglesa : um paralelo entre representações, lígua inglesa e culturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GISELE DOS SANTOS DA SILVA.pdfapplication/pdf1705722https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44264/1/R%20-%20D%20-%20GISELE%20DOS%20SANTOS%20DA%20SILVA.pdf8272a8a7008966e383a9763427fe153bMD51open accessTEXTR - D - GISELE DOS SANTOS DA SILVA.pdf.txtExtracted Texttext/plain322719https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44264/2/R%20-%20D%20-%20GISELE%20DOS%20SANTOS%20DA%20SILVA.pdf.txte2ef341a5c6aa6b5d7259d760b4b7d82MD52open accessTHUMBNAILR - D - GISELE DOS SANTOS DA SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1169https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44264/3/R%20-%20D%20-%20GISELE%20DOS%20SANTOS%20DA%20SILVA.pdf.jpg139939d545bf7f0965da764b179272a5MD53open access1884/442642020-05-15 15:41:49.384open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/44264Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-15T18:41:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações culturais por docentes de língua inglesa : um paralelo entre representações, lígua inglesa e cultura
title Representações culturais por docentes de língua inglesa : um paralelo entre representações, lígua inglesa e cultura
spellingShingle Representações culturais por docentes de língua inglesa : um paralelo entre representações, lígua inglesa e cultura
Silva, Gisele dos Santos da
Letras
Língua inglesa - Aspectos sociais
Língua inglesa - Cultura
Língua - Cultura
title_short Representações culturais por docentes de língua inglesa : um paralelo entre representações, lígua inglesa e cultura
title_full Representações culturais por docentes de língua inglesa : um paralelo entre representações, lígua inglesa e cultura
title_fullStr Representações culturais por docentes de língua inglesa : um paralelo entre representações, lígua inglesa e cultura
title_full_unstemmed Representações culturais por docentes de língua inglesa : um paralelo entre representações, lígua inglesa e cultura
title_sort Representações culturais por docentes de língua inglesa : um paralelo entre representações, lígua inglesa e cultura
author Silva, Gisele dos Santos da
author_facet Silva, Gisele dos Santos da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gisele dos Santos da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fogaça, Francisco Carlos, 1957-
contributor_str_mv Fogaça, Francisco Carlos, 1957-
dc.subject.por.fl_str_mv Letras
Língua inglesa - Aspectos sociais
Língua inglesa - Cultura
Língua - Cultura
topic Letras
Língua inglesa - Aspectos sociais
Língua inglesa - Cultura
Língua - Cultura
description Orientador : Prof. Dr. Francisco Carlos Fogaça
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-15T18:41:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-15T18:41:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/44264
url https://hdl.handle.net/1884/44264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 145 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44264/1/R%20-%20D%20-%20GISELE%20DOS%20SANTOS%20DA%20SILVA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44264/2/R%20-%20D%20-%20GISELE%20DOS%20SANTOS%20DA%20SILVA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44264/3/R%20-%20D%20-%20GISELE%20DOS%20SANTOS%20DA%20SILVA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8272a8a7008966e383a9763427fe153b
e2ef341a5c6aa6b5d7259d760b4b7d82
139939d545bf7f0965da764b179272a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860773984600064