Representações culturais por docentes de língua inglesa : um paralelo entre representações, lígua inglesa e cultura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/44264 |
Resumo: | Orientador : Prof. Dr. Francisco Carlos Fogaça |
id |
UFPR_44800899f464113fa56ba43934003776 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/44264 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Silva, Gisele dos Santos daUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasFogaça, Francisco Carlos, 1957-2020-05-15T18:41:49Z2020-05-15T18:41:49Z2016https://hdl.handle.net/1884/44264Orientador : Prof. Dr. Francisco Carlos FogaçaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 11/03/2016Inclui referências : f. 138-140Resumo: Tendo em vista o ensino de língua estrangeira e a relação entre língua e cultura, nesta pesquisa busco analisar quais são as representações culturais compartilhadas por docentes de língua inglesa graduados no curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Este estudo tem como objetivo verificar qual é a visão de cultura que predomina no cenário atual entre estes professores que começaram a atuar recentemente no ensino da língua e que compartilham de um mesmo contexto de formação acadêmica. Sendo assim, primeiramente trago um panorama de alguns entendimentos atribuídos à cultura: a) a ideia antropológica de cultura; b) a concepção sociológica; e c) a acepção pós-moderna, conforme Bhabha (2013) e Hall (2006, 2013). Além disso, neste trabalho utilizo o princípio de representações culturais que, segundo Moscovici (2009) são formas de representações coletivas dinâmicas que prescrevem e condicionam os aspectos simbólicos de uma sociedade. Concomitante com tais ideias, adoto a concepção de língua como discurso com base em Bakhtin (1995) dialogando com a noção de língua como cultura de acordo com Kramsch (1993, 1998). E ainda, partindo da posição atual do Inglês como Língua Franca/Internacional, procuro constatar qual é o lugar da cultura nesse status da língua inglesa. Como base teórica para o ensino de Inglês como Língua Franca, considero os apontamentos de McKay (2012), Jenkins (2007), Cogo (2012), Seidholfer (2005) e Pennycook (2007). Sendo esta uma pesquisa de cunho qualitativo-interpretativista, já que seu objetivo é a interpretação das representações culturais por professores em relação ao inglês, a geração de dados para a condução do estudo foi realizada por meio da aplicação de questionário e entrevistas grupal e individual. Além de verificar como as representações culturais da língua inglesa são percebidas pelos docentes no contexto específico, este trabalho poderá beneficiar futuros estudos que sejam voltados para questões culturais no ensino/aprendizagem de língua inglesa, além de oferecer um panorama atual do pensamento a respeito da ideia de cultura no ensino de inglês. Palavras-chave: Língua inglesa. Cultura. Representações culturais. Inglês língua franca.Abstract: Bearing in mind the foreign language teaching and the relation between language and culture, in this research I analyze the cultural representations by English teachers who majored in Languages (Portuguese and English) at Federal University of Technology of Paraná. This study aims to verify the predominant cultural view in the current scenery shared between these teachers who started to teach English recently and who had the same educational background. Therefore, first I bring an outlook of some understandings about culture: a) the anthropological idea of culture; b) the sociological conception; and c) the postmodern definition from Bhabha (2013) and Hall (2006, 2013). Furthermore, in this investigation I use the principle of cultural representations that are dynamic collective representations dictating and conditioning the symbolical aspects of a society, according to Moscovici (2009). In addition, I adopt the conception of language as discourse based on Bakhtin (1995) dialoguing with the notion of language as culture proposed by Kramsch (1993, 1998). Moreover, starting from the current position of English as a Lingua Franca / International Language, I try to certify what the position of culture is in relation to this English status. For theoretical basis to English teaching as a Lingua Franca, I consider the remarks by McKay (2012), Jenkins (2007), Cogo (2012), Seidholfer (2005) and Pennycook (2007). Being this a qualitative-interpretative research, since it aims to understand the cultural representations of English by teachers, the data generation was got by questionnaire application and by group and individual interviews. Besides verifying how the cultural representations are perceived by teachers in a specific context, this research would improve future studies about cultural themes in English teaching and learning, beyond offering a recently overview of the thought concerning the culture in the English teaching. Key words: English language. Culture. Cultural representations. English Lingua Franca.145 f.application/pdfDisponível em formato digitalLetrasLíngua inglesa - Aspectos sociaisLíngua inglesa - CulturaLíngua - CulturaRepresentações culturais por docentes de língua inglesa : um paralelo entre representações, lígua inglesa e culturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GISELE DOS SANTOS DA SILVA.pdfapplication/pdf1705722https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44264/1/R%20-%20D%20-%20GISELE%20DOS%20SANTOS%20DA%20SILVA.pdf8272a8a7008966e383a9763427fe153bMD51open accessTEXTR - D - GISELE DOS SANTOS DA SILVA.pdf.txtExtracted Texttext/plain322719https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44264/2/R%20-%20D%20-%20GISELE%20DOS%20SANTOS%20DA%20SILVA.pdf.txte2ef341a5c6aa6b5d7259d760b4b7d82MD52open accessTHUMBNAILR - D - GISELE DOS SANTOS DA SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1169https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44264/3/R%20-%20D%20-%20GISELE%20DOS%20SANTOS%20DA%20SILVA.pdf.jpg139939d545bf7f0965da764b179272a5MD53open access1884/442642020-05-15 15:41:49.384open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/44264Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-15T18:41:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Representações culturais por docentes de língua inglesa : um paralelo entre representações, lígua inglesa e cultura |
title |
Representações culturais por docentes de língua inglesa : um paralelo entre representações, lígua inglesa e cultura |
spellingShingle |
Representações culturais por docentes de língua inglesa : um paralelo entre representações, lígua inglesa e cultura Silva, Gisele dos Santos da Letras Língua inglesa - Aspectos sociais Língua inglesa - Cultura Língua - Cultura |
title_short |
Representações culturais por docentes de língua inglesa : um paralelo entre representações, lígua inglesa e cultura |
title_full |
Representações culturais por docentes de língua inglesa : um paralelo entre representações, lígua inglesa e cultura |
title_fullStr |
Representações culturais por docentes de língua inglesa : um paralelo entre representações, lígua inglesa e cultura |
title_full_unstemmed |
Representações culturais por docentes de língua inglesa : um paralelo entre representações, lígua inglesa e cultura |
title_sort |
Representações culturais por docentes de língua inglesa : um paralelo entre representações, lígua inglesa e cultura |
author |
Silva, Gisele dos Santos da |
author_facet |
Silva, Gisele dos Santos da |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gisele dos Santos da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fogaça, Francisco Carlos, 1957- |
contributor_str_mv |
Fogaça, Francisco Carlos, 1957- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras Língua inglesa - Aspectos sociais Língua inglesa - Cultura Língua - Cultura |
topic |
Letras Língua inglesa - Aspectos sociais Língua inglesa - Cultura Língua - Cultura |
description |
Orientador : Prof. Dr. Francisco Carlos Fogaça |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-05-15T18:41:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-15T18:41:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/44264 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/44264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
145 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44264/1/R%20-%20D%20-%20GISELE%20DOS%20SANTOS%20DA%20SILVA.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44264/2/R%20-%20D%20-%20GISELE%20DOS%20SANTOS%20DA%20SILVA.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44264/3/R%20-%20D%20-%20GISELE%20DOS%20SANTOS%20DA%20SILVA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8272a8a7008966e383a9763427fe153b e2ef341a5c6aa6b5d7259d760b4b7d82 139939d545bf7f0965da764b179272a5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860773984600064 |