A outra face da dislexia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massi, Giselle, 1967-
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/27894
Resumo: Orientadora : Reny Maria Gregolin
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spelling Massi, Giselle, 1967-Universidade Federal do Parana. Setor de Ciências HumanasGuindaste, Reny Maria Gregolin, 1949-2020-04-29T16:51:02Z2020-04-29T16:51:02Z2004https://hdl.handle.net/1884/27894Orientadora : Reny Maria GregolinAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduaçao em LetrasInclui bibliografia e anexosResumo: Neste trabalho, investigamos a (in)definição que acompanha o reconhecimento da noção de dislexia vinculada a uma perspectiva de distúrbio de aprendizagem ou de dificuldade de aquisição da linguagem escrita. Discutimos, por um lado, a falta de evidência capaz de indicar a causa desse suposto distúrbio e, por outro, a inconsistência descritiva do que tem sido considerado como sintoma disléxico. Entendendo a linguagem como atividade dialógica, como trabalho constitutivo, histórico e social, no contraponto de uma noção patologizadora, procuramos evidenciar que tais "sintomas" desvendam estratégias de reflexão lançadas pelo aprendiz sobre a escrita que está em uso e construção. Buscamos denunciar que, pelo fato de fixarem-se em aspectos gráficos e convencionais do objeto escrito, ignorando os textos elaborados pelos aprendizes, as diversas tarefas avaliativas propostas em manuais envolvidos com o diagnóstico do que tem sido considerado dislexia não cumprem os seus objetivos, ou seja, não avaliam a.escrita. Para superar essas tarefas, analisamos, em concordância com o paradigma indiciário, quatro casos de crianças rotuladas como portadoras de dificuldades de aprendizagem da linguagem escrita e dois casos de adultos diagnosticados como disléxicos. A partir de tal análise, a qual se embasa na compreensão da singularidade do trajeto trilhado por esses sujeitos no processo de aprendizagem/domínio da linguagem, indicamos que cada criança e cada adulto, ao contrário dos rótulos e/ou diagnósticos que carregam, produzem textos com progressão referencial e progressão tópica, lançando mão de diversas estratégias textuais, bem como de diferentes hipóteses sobre aspectos gráficos e convencionais da escrita, sinais da própria construção desse objeto de conhecimento. Portanto, os sintomas que seriam indícios de dislexia mostram-se irrelevantes e, pelos critérios lingüísticos considerados, fica evidente que os sujeitos desta pesquisa não são disléxicos ou portadores de dificuldades relacionadas à linguagem escrita.Abstract: In the present study we investigated the (in)definition that accompanies the recognition of the notion of dyslexia associated with a perspective of learning disabilities or difficulties in acquiring written language. On one hand, we discuss the lack of evidence indicating the cause of this so-called disorder, and on the other hand, we examine the inconsistency in describing dyslexic symptoms. Understanding language as an activity of dialogue, as a constructive work historical and social, rather than from the point of view of reducing alternative outcomes to a form of pathology, we aim to unveil how symptoms indicate strategies of a reflection adopted by the student when constructing and using written language. In this approach, we disclose that when professionals focus on the graphic and conventional aspects of the written language and ignore the textual material elaborated by their students, the evaluation tasks used in the diagnosis of dyslexia do not achieve their purpose, which means they do not evaluate writing. We have analyzed through the paradigm according to Ginzburg's studies, four cases of children who have been labeled as having a disorder in learning how to write and two cases of adults diagnosed as dyslexics. From the analyzes, which is based on the understanding of the singularity of the process used by the subjects in acquiring and dominating language, we have indicated that each of the subjects, despite the diagnosis they have received, is able to produce texts that show a referential progression and topic development, through the use of several textual strategies, and we came up with a different hypothesis over the graphic and conventional aspects of the written text that reveal clues of the construction of this object of knowledge. Consequently, symptoms that are often associated with dyslexia have shown to be irrelevant. By the linguistic criteria used in this study, it is evident that the subjects of this study are not dyslexic or have disorders associated with written language.viii, 244f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digital.DislexiaDisturbios da aprendizagemCaligrafiaTeses - LetrasCNPQA outra face da dislexiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALT - GISELLE APARECIDA DE ATHAYDE MASSI.pdfapplication/pdf14439325https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27894/1/T%20-%20GISELLE%20APARECIDA%20DE%20ATHAYDE%20MASSI.pdf198ad1620a6bf29d1b23f5177dbea5d3MD51open accessTEXTT - GISELLE APARECIDA DE ATHAYDE MASSI.pdf.txtExtracted Texttext/plain539487https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27894/2/T%20-%20GISELLE%20APARECIDA%20DE%20ATHAYDE%20MASSI.pdf.txte772138e24ccce551c1ad26219301473MD52open accessTHUMBNAILT - GISELLE APARECIDA DE ATHAYDE MASSI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1164https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27894/3/T%20-%20GISELLE%20APARECIDA%20DE%20ATHAYDE%20MASSI.pdf.jpgc8aa672b610a700a48b8950a2938a78aMD53open access1884/278942020-04-29 13:51:02.973open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27894Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-04-29T16:51:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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