Educação formal : da necessidade à massificação – um ensaio crítico a partir de Dewey, Goffman e Adorno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muchinski, Heloise Maria, 1992-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/70750
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Udo Baldur Moosburger
id UFPR_45098b08c64be0ce22f12b0a8c952c86
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/70750
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Muchinski, Heloise Maria, 1992-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Filosofia da EducaçãoMoosburger, Udo Baldur, 1952-2021-05-17T17:37:21Z2021-05-17T17:37:21Z2019https://hdl.handle.net/1884/70750Orientador : Prof. Dr. Udo Baldur MoosburgerMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da EducaçãoInclui referênciasResumo : Busca-se apresentar através da pesquisa que aqui se expõe uma relação entre a construção crítica acerca da educação formal apresentado pelo filósofo da educação John Dewey e as consequências que esta formulação de educação possuí na relação do indivíduo com sua vida social. Procurando entender se o sistema educacional possuí relação com o que pode vir a ser um processo de massificação social. Para melhor ambientar o espaço escolar e as consequências que um espaço isolador pode ter sobre o indivíduo, se fará uso do conceito de Instituição Total, exposto pelo sociólogo Erving Goffman, entrelaçando assim os conceitos de vida social comum e comunicação de Dewey aos de desculturalização e mortificação do eu de Goffman. Para finalizar o percurso que se deseja e poder concluir como a educação tem influência em um processo social de massa, se utilizará do texto Educação Após Auschwitz do Filósofo Theodor W. Adorno, entrelaçando aos outros conceitos a questão do caráter manipulador e da coisificação do indivíduo em um processo de barbárie ocasionado pela falta de educação e esclarecimento das pessoas.Abstract : This paper aims to present through the research that exposes here a relation between the critical construction about the formal education presented by the philosopher of education John Dewey and the consequences that this formulation of education had in the relation of the individual with his social life. Trying to understand if the educational system is related to what may become a process of social massification. In order to better acclimate the school space and the consequences that an isolating space can have on an individual, the concept of Total Institution expounded by sociologist Erving Goffman will be used, thus interweaving Dewey's concepts of common social life and communication with those of deculturalization and mortification of the self from Goffman. To conclude the desired course and to conclude how education influences a mass social process, we will use the text Education After Auschwitz by Philosopher Theodor W. Adorno, intertwining with other concepts the question of manipulative character and the reification of the individual. in a process of barbarism caused by the lack of education and enlightenment of people.1 arquivo (41 p.).application/pdfEducação - FilosofiaEducação - FormaçãoEducação formal : da necessidade à massificação – um ensaio crítico a partir de Dewey, Goffman e Adornoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - HELOISE MARIA MUCHINSKI.pdfapplication/pdf1409450https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70750/1/R%20-%20E%20-%20HELOISE%20MARIA%20MUCHINSKI.pdf93e909c4925233e1d29d372830759eaaMD51open access1884/707502021-05-17 14:37:21.394open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70750Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-17T17:37:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação formal : da necessidade à massificação – um ensaio crítico a partir de Dewey, Goffman e Adorno
title Educação formal : da necessidade à massificação – um ensaio crítico a partir de Dewey, Goffman e Adorno
spellingShingle Educação formal : da necessidade à massificação – um ensaio crítico a partir de Dewey, Goffman e Adorno
Muchinski, Heloise Maria, 1992-
Educação - Filosofia
Educação - Formação
title_short Educação formal : da necessidade à massificação – um ensaio crítico a partir de Dewey, Goffman e Adorno
title_full Educação formal : da necessidade à massificação – um ensaio crítico a partir de Dewey, Goffman e Adorno
title_fullStr Educação formal : da necessidade à massificação – um ensaio crítico a partir de Dewey, Goffman e Adorno
title_full_unstemmed Educação formal : da necessidade à massificação – um ensaio crítico a partir de Dewey, Goffman e Adorno
title_sort Educação formal : da necessidade à massificação – um ensaio crítico a partir de Dewey, Goffman e Adorno
author Muchinski, Heloise Maria, 1992-
author_facet Muchinski, Heloise Maria, 1992-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Filosofia da Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Muchinski, Heloise Maria, 1992-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moosburger, Udo Baldur, 1952-
contributor_str_mv Moosburger, Udo Baldur, 1952-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Filosofia
Educação - Formação
topic Educação - Filosofia
Educação - Formação
description Orientador : Prof. Dr. Udo Baldur Moosburger
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-17T17:37:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-17T17:37:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/70750
url https://hdl.handle.net/1884/70750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (41 p.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70750/1/R%20-%20E%20-%20HELOISE%20MARIA%20MUCHINSKI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 93e909c4925233e1d29d372830759eaa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898870941286400