Conhecimento e educação matemática : diálogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Longaretti, Mirian
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/20494
Resumo: Orientador: Carlos Roberto Vianna
id UFPR_490aa4603ed76336ed787f8132aab97c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/20494
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Longaretti, MirianGarnica, Antonio Vicente MarafiotiUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoVianna, Carlos Alberto2020-10-26T16:28:00Z2020-10-26T16:28:00Z2005https://hdl.handle.net/1884/20494Orientador: Carlos Roberto ViannaCo-orientador: Antonio Vicente Marafioti GarnicaAcompanha CD-ROMDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educaçao. Defesa: Curitiba, 2005Inclui bibliografiaResumo : Este trabalho relaciona-se ao "conhecimento", entendido à luz de uma epistemologia fenomenológica-hermenêutica. Tendo em vista o ensino da Matemática, busca-se estabelecer relações entre Husserl, Merleau-Ponty, suas concepções de conhecimento e possíveis conseqüências para a Educação Matemática. A partir de contribuições da Fenomenologia na Educação, e considerada a relação entre Fenomenologia e Psicologia Analítica, o conhecimento é concebido como vivência psíquica do sujeito. Uma revisão bibliográfica acerca de algumas categorias fenomenológicas é, inicialmente, realizada, e as compreensões da pesquisadora acerca do fenômeno focado, "como o professor lida com o seu conhecimento sistematizado em relação ao mundo vivido" são fortalecidas. A compreensão do fenômeno investigado possibilita tanto estabelecer vínculos com a região de inquérito da Educação Matemática, quanto algumas possibilidades ao professor de Matemática: olhar de diversas maneiras para a relação professor-aluno-saber. Em síntese, trabalhase com a exigência de que o professor vivencie uma intenção pedagógica a ser efetivada na experiência de encontro com o seu aluno.Abstract : This study discusses "knowledge" based on the so called HemeneuticalPhenomenology approach, focusing some perspectives of the mathematics teaching, intending to drawn connections among Husserl, Merleau-Ponty (and their knowledge conceptions) and possible consequences on Mathematics Education. Founded on researches that consider the contribution of the Phenomenology at Education and considering the relationship between Phenomenology and Analytical Psychology, "knowledge" is defined as the human psychic experience. First of all, a bibliography revision is made in order to sketch some phenomenological categories with which some comprehensions are built. "How teacher deals with systemized knowledge and which relations he/she can establish between such knowledge and his/her world (the husserlian lebenswelt)" can be taken as the guide-question to this research. Understanding this phenomenon we were able to set up some links between Mathematics Education and teachers' practice and experiences. In other words, our work establishes that teachers must take seriously their pedagogical intentions looking for building a close relation (the so-called "encounter") with their students.281 f.application/pdfDisponível em formato digitalMatemática - Estudo e ensinoTeoria da autoconscienciaFenomenologiaDissertações - EducaçãoEducaçãoConhecimento e educação matemática : diálogosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MIRIAN LONGARETTI.pdfapplication/pdf6343839https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20494/1/R%20-%20D%20-%20MIRIAN%20LONGARETTI.pdf8eef8d355e3c86be8a2b2e489e9fbdb8MD51open access1884/204942020-10-26 13:28:00.742open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/20494Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-26T16:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conhecimento e educação matemática : diálogos
title Conhecimento e educação matemática : diálogos
spellingShingle Conhecimento e educação matemática : diálogos
Longaretti, Mirian
Matemática - Estudo e ensino
Teoria da autoconsciencia
Fenomenologia
Dissertações - Educação
Educação
title_short Conhecimento e educação matemática : diálogos
title_full Conhecimento e educação matemática : diálogos
title_fullStr Conhecimento e educação matemática : diálogos
title_full_unstemmed Conhecimento e educação matemática : diálogos
title_sort Conhecimento e educação matemática : diálogos
author Longaretti, Mirian
author_facet Longaretti, Mirian
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Garnica, Antonio Vicente Marafioti
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Longaretti, Mirian
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vianna, Carlos Alberto
contributor_str_mv Vianna, Carlos Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Teoria da autoconsciencia
Fenomenologia
Dissertações - Educação
Educação
topic Matemática - Estudo e ensino
Teoria da autoconsciencia
Fenomenologia
Dissertações - Educação
Educação
description Orientador: Carlos Roberto Vianna
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-26T16:28:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-26T16:28:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/20494
url https://hdl.handle.net/1884/20494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 281 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20494/1/R%20-%20D%20-%20MIRIAN%20LONGARETTI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8eef8d355e3c86be8a2b2e489e9fbdb8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898715411251200