Centralização de serviços internacionais no Brasil : os exemplos de Exxonmobil e IBM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Allan Breno Gomes da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/77447
Resumo: Orientador: Luiz Xiscatti
id UFPR_4a4d4496d43dcc2a29734339a8c1064e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/77447
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Allan Breno Gomes daXiscatti, LuizUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas2022-07-29T20:07:06Z2022-07-29T20:07:06Z2008https://hdl.handle.net/1884/77447Orientador: Luiz XiscattiMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências EconômicasResumo: O presente trabalho faz uma análise da centralização de serviços internacionais no Brasil, através dos exemplos de IBM e ExxonMobil que, nos anos de 2005 e 2003, respectivamente, instalaram Centros de Serviços nas cidades de Hortolândia (SP) e Curitiba (PR), também respectivamente. Tem por objetivo prover, através do exemplo das corporações ExxonMobil e IBM, uma análise da centralização dos serviços intracompanhia, considerando os fatores de localização, tecnologia e mão-de-obra. A hipótese norteadora que foi comprovada durante o decorrer do trabalho é que houve uma economia de custos ao fim da implementação dos Centros de Serviços no Brasil e que, também, esta centralização de serviços interferiu positivamente nos ganhos de escala destas corporações, sendo a implementação exitosa. A realização desta monografia visa levantar a discussão sobre a centralização de serviços internacionais no Brasil, considerando a pouca disponibilidade de bibliografia sobre o assunto.41 f.application/pdfEmpresas multinacionais - BrasilEmpresas multinacionais - Serviços ao clienteCentralização de serviços internacionais no Brasil : os exemplos de Exxonmobil e IBMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALALLAN-BRENO-GOMES-DA-SILVA.pdfapplication/pdf2047693https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77447/1/ALLAN-BRENO-GOMES-DA-SILVA.pdf36b9f8fae8546a81e50bd2cf8837addcMD51open access1884/774472022-07-29 17:07:06.234open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77447Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-29T20:07:06Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Centralização de serviços internacionais no Brasil : os exemplos de Exxonmobil e IBM
title Centralização de serviços internacionais no Brasil : os exemplos de Exxonmobil e IBM
spellingShingle Centralização de serviços internacionais no Brasil : os exemplos de Exxonmobil e IBM
Silva, Allan Breno Gomes da
Empresas multinacionais - Brasil
Empresas multinacionais - Serviços ao cliente
title_short Centralização de serviços internacionais no Brasil : os exemplos de Exxonmobil e IBM
title_full Centralização de serviços internacionais no Brasil : os exemplos de Exxonmobil e IBM
title_fullStr Centralização de serviços internacionais no Brasil : os exemplos de Exxonmobil e IBM
title_full_unstemmed Centralização de serviços internacionais no Brasil : os exemplos de Exxonmobil e IBM
title_sort Centralização de serviços internacionais no Brasil : os exemplos de Exxonmobil e IBM
author Silva, Allan Breno Gomes da
author_facet Silva, Allan Breno Gomes da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Xiscatti, Luiz
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Allan Breno Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Empresas multinacionais - Brasil
Empresas multinacionais - Serviços ao cliente
topic Empresas multinacionais - Brasil
Empresas multinacionais - Serviços ao cliente
description Orientador: Luiz Xiscatti
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-29T20:07:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-29T20:07:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/77447
url https://hdl.handle.net/1884/77447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 41 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77447/1/ALLAN-BRENO-GOMES-DA-SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 36b9f8fae8546a81e50bd2cf8837addc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860732790243328