Centralização de serviços internacionais no Brasil : os exemplos de Exxonmobil e IBM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/77447 |
Resumo: | Orientador: Luiz Xiscatti |
id |
UFPR_4a4d4496d43dcc2a29734339a8c1064e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/77447 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Silva, Allan Breno Gomes daXiscatti, LuizUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas2022-07-29T20:07:06Z2022-07-29T20:07:06Z2008https://hdl.handle.net/1884/77447Orientador: Luiz XiscattiMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências EconômicasResumo: O presente trabalho faz uma análise da centralização de serviços internacionais no Brasil, através dos exemplos de IBM e ExxonMobil que, nos anos de 2005 e 2003, respectivamente, instalaram Centros de Serviços nas cidades de Hortolândia (SP) e Curitiba (PR), também respectivamente. Tem por objetivo prover, através do exemplo das corporações ExxonMobil e IBM, uma análise da centralização dos serviços intracompanhia, considerando os fatores de localização, tecnologia e mão-de-obra. A hipótese norteadora que foi comprovada durante o decorrer do trabalho é que houve uma economia de custos ao fim da implementação dos Centros de Serviços no Brasil e que, também, esta centralização de serviços interferiu positivamente nos ganhos de escala destas corporações, sendo a implementação exitosa. A realização desta monografia visa levantar a discussão sobre a centralização de serviços internacionais no Brasil, considerando a pouca disponibilidade de bibliografia sobre o assunto.41 f.application/pdfEmpresas multinacionais - BrasilEmpresas multinacionais - Serviços ao clienteCentralização de serviços internacionais no Brasil : os exemplos de Exxonmobil e IBMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALALLAN-BRENO-GOMES-DA-SILVA.pdfapplication/pdf2047693https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77447/1/ALLAN-BRENO-GOMES-DA-SILVA.pdf36b9f8fae8546a81e50bd2cf8837addcMD51open access1884/774472022-07-29 17:07:06.234open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77447Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-29T20:07:06Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Centralização de serviços internacionais no Brasil : os exemplos de Exxonmobil e IBM |
title |
Centralização de serviços internacionais no Brasil : os exemplos de Exxonmobil e IBM |
spellingShingle |
Centralização de serviços internacionais no Brasil : os exemplos de Exxonmobil e IBM Silva, Allan Breno Gomes da Empresas multinacionais - Brasil Empresas multinacionais - Serviços ao cliente |
title_short |
Centralização de serviços internacionais no Brasil : os exemplos de Exxonmobil e IBM |
title_full |
Centralização de serviços internacionais no Brasil : os exemplos de Exxonmobil e IBM |
title_fullStr |
Centralização de serviços internacionais no Brasil : os exemplos de Exxonmobil e IBM |
title_full_unstemmed |
Centralização de serviços internacionais no Brasil : os exemplos de Exxonmobil e IBM |
title_sort |
Centralização de serviços internacionais no Brasil : os exemplos de Exxonmobil e IBM |
author |
Silva, Allan Breno Gomes da |
author_facet |
Silva, Allan Breno Gomes da |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Xiscatti, Luiz Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Allan Breno Gomes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empresas multinacionais - Brasil Empresas multinacionais - Serviços ao cliente |
topic |
Empresas multinacionais - Brasil Empresas multinacionais - Serviços ao cliente |
description |
Orientador: Luiz Xiscatti |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-29T20:07:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-29T20:07:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/77447 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/77447 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
41 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77447/1/ALLAN-BRENO-GOMES-DA-SILVA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
36b9f8fae8546a81e50bd2cf8837addc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860732790243328 |