O papel do tutor na educação a distância em instituição pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kaminski, Christiane
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/29583
Resumo: Orientadora: Profª Drª Tânia Stoltz
id UFPR_4cebe08b0300b740987acae6f4d639e9
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/29583
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Kaminski, ChristianeStoltz, Tania, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-28T13:38:43Z2020-09-28T13:38:43Z2012https://hdl.handle.net/1884/29583Orientadora: Profª Drª Tânia StoltzDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2012Bibliografia: fls. 127-135Resumo: O presente estudo tem como objetivo caracterizar o papel do tutor na educação a distância em instituição pública, buscando contribuir para o redimensionamento deste papel, por meio de entrevistas, observações e levantamento bibliográfico especializado à luz da perspectiva histórico-cultural, em que Vygotsky compreende o desenvolvimento do homem, a partir das interações sociais que estabelece em determinada cultura. Os conceitos de mediação, processo de internalização, zona de desenvolvimento proximal e o processo de produção de significações são especialmente relevantes na discussão do objeto de estudo. A pesquisa orientou-se a partir do método de identificação de núcleos de significação (Aguiar e Ozella, 2006), que procura compreender o importante referencial constituído pela unidade contraditória do simbólico e do emocional, que se refere à distinção entre significado e sentido. O levantamento de dados foi realizado por meio de entrevistas com 12 tutoras da educação a distância do curso de Pedagogia, atuantes em uma instituição pública. Como resposta ao problema foram identificados três núcleos de significação, que se articulam entre si: preparação para o exercício da tutoria, eu tutor e a relação tutor-aluno. A análise dos núcleos de significação evidencia a necessidade de novas discussões e reflexões, na busca da compreensão do papel do tutor e do reconhecimento que efetivamente as instituições e os poderes públicos devem aferir a este profissional altamente qualificado e que contribui imensamente para a construção do conhecimento do aluno na modalidade da educação a distância. A partir das participantes do estudo conclui-se que o tutor é um mediador cognitivo e afetivo do conhecimento que tem a sua atividade pautada pela ampliação do poder de autorregulação do aluno no que se refere à compreensão de sua realidade a partir do conhecimento elaborado e da gestão de sua afetividade. Tal consideração requer formação abrangente e continuada para o trabalho com o ensino a distância e que envolva o tutor em uma perspectiva integral, abrangendo a indissociabilidade entre cognição e emoção dentro de determinada cultura. Neste sentido, o referencial de Vygotsky apresenta-se como interessante possibilidade de discussão do papel do tutor na educação a distância.Abstract: The present study aims to characterize the role of the tutor in distance education at a public institution, seeking to contribute to the scaling of this paper, through interviews, observations and literature specializing in the light of historical-cultural perspective, in which Vygotsky understands development of man, from establishing social interactions in a given culture. The concepts of mediation, internalization process, zone of proximal development and production of meanings are especially relevant in the discussion of the subject matter. The research was guided by the method of identifying clusters of meaning (Aguiar and Ozella, 2006), which seeks to understand the important reference made by the contradictory unity of the symbolic and emotional, which refers to the distinction between meaning and sense. The survey was conducted through interviews with 12 tutors of distance education of the Faculty of Education, acting in a public institution. In response to the problem identified three clusters of meaning, which are linked together: preparing for the practice of mentoring, I tutor and tutor-student relationship. The core analysis of meaning highlights the need for further discussions and reflections, in the quest for understanding the role of tutor and the recognition that effective institutions and public authorities should decide on this highly qualified professional, which contributes greatly to the construction of knowledge student in the form of distance education. From the study participants concluded that the tutor is a mediator of cognitive and affective knowledge that has guided its activities by expanding the power of self-regulation of the student in relation to their understanding of reality from the knowledge developed and management of their affection. This consideration requires comprehensive training and continuing to work with distance learning and involving the tutor in a comprehensive perspective, covering the inseparability of cognition and emotion within a particular culture. In this sense, the framework of Vygotsky presents itself as an interesting opportunity to discuss the role of the tutor in distance education.150 f. : tab.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoEnsino a distância - PreceptoresEnsino a distância - Estudo e ensino (Superior)Ensino individualizadoPreceptores - EducaçãoEducaçãoO papel do tutor na educação a distância em instituição públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CHRISTIANE KAMINSKI.pdfapplication/pdf1192643https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29583/1/R%20-%20D%20-%20CHRISTIANE%20KAMINSKI.pdf7076845802868b443789de1869eb815fMD51open accessTEXTR - D - CHRISTIANE KAMINSKI.pdf.txtExtracted Texttext/plain354770https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29583/2/R%20-%20D%20-%20CHRISTIANE%20KAMINSKI.pdf.txtdd6e75e83fe74c4353ab4b19445ce131MD52open accessTHUMBNAILR - D - CHRISTIANE KAMINSKI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1099https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29583/3/R%20-%20D%20-%20CHRISTIANE%20KAMINSKI.pdf.jpgc25966bdc916f10eef68cb1a361bb334MD53open access1884/295832020-09-28 10:38:43.981open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/29583Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-28T13:38:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel do tutor na educação a distância em instituição pública
title O papel do tutor na educação a distância em instituição pública
spellingShingle O papel do tutor na educação a distância em instituição pública
Kaminski, Christiane
Dissertações - Educação
Ensino a distância - Preceptores
Ensino a distância - Estudo e ensino (Superior)
Ensino individualizado
Preceptores - Educação
Educação
title_short O papel do tutor na educação a distância em instituição pública
title_full O papel do tutor na educação a distância em instituição pública
title_fullStr O papel do tutor na educação a distância em instituição pública
title_full_unstemmed O papel do tutor na educação a distância em instituição pública
title_sort O papel do tutor na educação a distância em instituição pública
author Kaminski, Christiane
author_facet Kaminski, Christiane
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Stoltz, Tania, 1963-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Kaminski, Christiane
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Ensino a distância - Preceptores
Ensino a distância - Estudo e ensino (Superior)
Ensino individualizado
Preceptores - Educação
Educação
topic Dissertações - Educação
Ensino a distância - Preceptores
Ensino a distância - Estudo e ensino (Superior)
Ensino individualizado
Preceptores - Educação
Educação
description Orientadora: Profª Drª Tânia Stoltz
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-28T13:38:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-28T13:38:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/29583
url https://hdl.handle.net/1884/29583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 150 f. : tab.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29583/1/R%20-%20D%20-%20CHRISTIANE%20KAMINSKI.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29583/2/R%20-%20D%20-%20CHRISTIANE%20KAMINSKI.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29583/3/R%20-%20D%20-%20CHRISTIANE%20KAMINSKI.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7076845802868b443789de1869eb815f
dd6e75e83fe74c4353ab4b19445ce131
c25966bdc916f10eef68cb1a361bb334
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898920250572800