Facilidades e dificuldades no 1º ano do ensino fundamental : o que falam as crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eichblatt, Pricila, 1990-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/79835
Resumo: Orientador: Marynelma Camargo Garanhani
id UFPR_4d9c7c84d6e616b3c46696b74a18762e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/79835
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Eichblatt, Pricila, 1990-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação FísicaGaranhani, Marynelma Camargo, 1967-2022-10-26T18:24:42Z2022-10-26T18:24:42Z2013https://hdl.handle.net/1884/79835Orientador: Marynelma Camargo GaranhaniMonografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física.Resumo : A presente pesquisa tem como objetivo identificar quais são as facilidades e dificuldades que as crianças encontram no 1o ano do Ensino Fundamental. A investigação foi realizada com crianças de cinco/seis anos de idade inseridas no 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Os pressupostos teóricos adotados para o estudo da ampliação do Ensino Fundamental foram: Santos e Viera (2006), Gorni (2007) e documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (LDBEN) e Constituição Federal de 1988; sobre a criança e o movimento foram: Sayão (2002), Fonseca (1989), Garanhani (2008 e 2012), Oliveira (1996), Galvão (1992), Wallon (1941) e Freire (2005). O instrumento metodológico utilizado para a produção de dados foi a roda de conversa. A análise foi organizada pelos temas: 1) a criança na creche: o que eu gostava e o que eu não gostava! 2) a criança na escola: o que eu gosto e o que eu não gosto! O estudo concluiu que as crianças, através da roda de conversa, demonstraram que gostam muito da hora do recreio, ainda que ele apresente muitas opções de brincadeiras, e elas tenham dúvidas em escolher o que fazer por primeiro. Outro aspecto que chamou a atenção foi o fato de as crianças não citarem na roda de conversa sobre as práticas de movimento que tiverem nos CMEIs, provavelmente por ainda não haver uma lei que assegure e disponibilize um profissional da Educação Física para atuar nesse ambiente.1 recurso online : PDF.application/pdfEnsino fundamentalAprendizagemCriançasFacilidades e dificuldades no 1º ano do ensino fundamental : o que falam as criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPRICILA EICHBLATT 419566.pdfapplication/pdf1068706https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79835/1/PRICILA%20EICHBLATT%20419566.pdff83316b3e24a16a96761fc23349567a0MD51open access1884/798352022-10-26 15:24:43.071open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79835Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-26T18:24:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Facilidades e dificuldades no 1º ano do ensino fundamental : o que falam as crianças
title Facilidades e dificuldades no 1º ano do ensino fundamental : o que falam as crianças
spellingShingle Facilidades e dificuldades no 1º ano do ensino fundamental : o que falam as crianças
Eichblatt, Pricila, 1990-
Ensino fundamental
Aprendizagem
Crianças
title_short Facilidades e dificuldades no 1º ano do ensino fundamental : o que falam as crianças
title_full Facilidades e dificuldades no 1º ano do ensino fundamental : o que falam as crianças
title_fullStr Facilidades e dificuldades no 1º ano do ensino fundamental : o que falam as crianças
title_full_unstemmed Facilidades e dificuldades no 1º ano do ensino fundamental : o que falam as crianças
title_sort Facilidades e dificuldades no 1º ano do ensino fundamental : o que falam as crianças
author Eichblatt, Pricila, 1990-
author_facet Eichblatt, Pricila, 1990-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física
dc.contributor.author.fl_str_mv Eichblatt, Pricila, 1990-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garanhani, Marynelma Camargo, 1967-
contributor_str_mv Garanhani, Marynelma Camargo, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Aprendizagem
Crianças
topic Ensino fundamental
Aprendizagem
Crianças
description Orientador: Marynelma Camargo Garanhani
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-26T18:24:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-26T18:24:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/79835
url https://hdl.handle.net/1884/79835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79835/1/PRICILA%20EICHBLATT%20419566.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f83316b3e24a16a96761fc23349567a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898846949867520