Avaliação de alunos do 5° ano do ensino fundamental sob risco de dificuldade de leitura e com dificuldade de leitura- identificação e possibilidades de intervenção no espaço escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/273994 |
Resumo: | A habilidade de leitura pode ser dividida em três domínios interdependentes: a decodificação ou reconhecimento de palavras, a fluência de leitura e a compreensão leitora. Esta última, por sua vez, só pode ser plenamente alcançada após a aquisição das habilidades nos domínios anteriores. Dessa maneira, a leitura proficiente engloba diversos processos com diferentes demandas cognitivas. Considerando a complexa relação entre esses domínios, é possível que um aluno apresente déficits em um ou mais deles. Para realizar intervenções eficazes, é crucial que o professor identifique em quais componentes o estudante apresenta prejuízos. A avaliação desempenha um papel essencial nesse processo, uma vez que é por meio dela que o docente consegue identificar e localizar os déficits na leitura de seus alunos, o que serve como base para intervenções efetivas, visando promover o desenvolvimento integral das habilidades de leitura. Este trabalho busca através de dois estudos distintos, um estudo empírico e um teórico, avaliar os três domínios da leitura em um grupo de alunos de 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre a fim de propor intervenções adequadas para os casos sugestivos de dificuldade, integrando duas temáticas que estão diretamente relacionadas- a avaliação e a intervenção. |
id |
UFRGS-2_9bfb90e3a7f4258f95383c2ed0ec8dd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273994 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Stein, Laura FalkembachCorso, Helena Vellinho2024-03-22T05:04:06Z2024http://hdl.handle.net/10183/273994001198822A habilidade de leitura pode ser dividida em três domínios interdependentes: a decodificação ou reconhecimento de palavras, a fluência de leitura e a compreensão leitora. Esta última, por sua vez, só pode ser plenamente alcançada após a aquisição das habilidades nos domínios anteriores. Dessa maneira, a leitura proficiente engloba diversos processos com diferentes demandas cognitivas. Considerando a complexa relação entre esses domínios, é possível que um aluno apresente déficits em um ou mais deles. Para realizar intervenções eficazes, é crucial que o professor identifique em quais componentes o estudante apresenta prejuízos. A avaliação desempenha um papel essencial nesse processo, uma vez que é por meio dela que o docente consegue identificar e localizar os déficits na leitura de seus alunos, o que serve como base para intervenções efetivas, visando promover o desenvolvimento integral das habilidades de leitura. Este trabalho busca através de dois estudos distintos, um estudo empírico e um teórico, avaliar os três domínios da leitura em um grupo de alunos de 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre a fim de propor intervenções adequadas para os casos sugestivos de dificuldade, integrando duas temáticas que estão diretamente relacionadas- a avaliação e a intervenção.application/pdfporDificuldades de aprendizagemLeituraEnsino fundamentalAvaliação de alunos do 5° ano do ensino fundamental sob risco de dificuldade de leitura e com dificuldade de leitura- identificação e possibilidades de intervenção no espaço escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2024Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001198822.pdf.txt001198822.pdf.txtExtracted Texttext/plain123558http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273994/2/001198822.pdf.txtdd0dd7b16f5c240c07cbc51ec992dd99MD52ORIGINAL001198822.pdfTexto completoapplication/pdf741851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273994/1/001198822.pdfb9220e39953e2ebd6aef5b9201667b35MD5110183/2739942024-03-23 04:58:59.360456oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273994Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-23T07:58:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação de alunos do 5° ano do ensino fundamental sob risco de dificuldade de leitura e com dificuldade de leitura- identificação e possibilidades de intervenção no espaço escolar |
title |
Avaliação de alunos do 5° ano do ensino fundamental sob risco de dificuldade de leitura e com dificuldade de leitura- identificação e possibilidades de intervenção no espaço escolar |
spellingShingle |
Avaliação de alunos do 5° ano do ensino fundamental sob risco de dificuldade de leitura e com dificuldade de leitura- identificação e possibilidades de intervenção no espaço escolar Stein, Laura Falkembach Dificuldades de aprendizagem Leitura Ensino fundamental |
title_short |
Avaliação de alunos do 5° ano do ensino fundamental sob risco de dificuldade de leitura e com dificuldade de leitura- identificação e possibilidades de intervenção no espaço escolar |
title_full |
Avaliação de alunos do 5° ano do ensino fundamental sob risco de dificuldade de leitura e com dificuldade de leitura- identificação e possibilidades de intervenção no espaço escolar |
title_fullStr |
Avaliação de alunos do 5° ano do ensino fundamental sob risco de dificuldade de leitura e com dificuldade de leitura- identificação e possibilidades de intervenção no espaço escolar |
title_full_unstemmed |
Avaliação de alunos do 5° ano do ensino fundamental sob risco de dificuldade de leitura e com dificuldade de leitura- identificação e possibilidades de intervenção no espaço escolar |
title_sort |
Avaliação de alunos do 5° ano do ensino fundamental sob risco de dificuldade de leitura e com dificuldade de leitura- identificação e possibilidades de intervenção no espaço escolar |
author |
Stein, Laura Falkembach |
author_facet |
Stein, Laura Falkembach |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stein, Laura Falkembach |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corso, Helena Vellinho |
contributor_str_mv |
Corso, Helena Vellinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dificuldades de aprendizagem Leitura Ensino fundamental |
topic |
Dificuldades de aprendizagem Leitura Ensino fundamental |
description |
A habilidade de leitura pode ser dividida em três domínios interdependentes: a decodificação ou reconhecimento de palavras, a fluência de leitura e a compreensão leitora. Esta última, por sua vez, só pode ser plenamente alcançada após a aquisição das habilidades nos domínios anteriores. Dessa maneira, a leitura proficiente engloba diversos processos com diferentes demandas cognitivas. Considerando a complexa relação entre esses domínios, é possível que um aluno apresente déficits em um ou mais deles. Para realizar intervenções eficazes, é crucial que o professor identifique em quais componentes o estudante apresenta prejuízos. A avaliação desempenha um papel essencial nesse processo, uma vez que é por meio dela que o docente consegue identificar e localizar os déficits na leitura de seus alunos, o que serve como base para intervenções efetivas, visando promover o desenvolvimento integral das habilidades de leitura. Este trabalho busca através de dois estudos distintos, um estudo empírico e um teórico, avaliar os três domínios da leitura em um grupo de alunos de 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre a fim de propor intervenções adequadas para os casos sugestivos de dificuldade, integrando duas temáticas que estão diretamente relacionadas- a avaliação e a intervenção. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-22T05:04:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/273994 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001198822 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/273994 |
identifier_str_mv |
001198822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273994/2/001198822.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273994/1/001198822.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd0dd7b16f5c240c07cbc51ec992dd99 b9220e39953e2ebd6aef5b9201667b35 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447362865201152 |