Avaliação de alunos do 5° ano do ensino fundamental sob risco de dificuldade de leitura e com dificuldade de leitura- identificação e possibilidades de intervenção no espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stein, Laura Falkembach
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/273994
Resumo: A habilidade de leitura pode ser dividida em três domínios interdependentes: a decodificação ou reconhecimento de palavras, a fluência de leitura e a compreensão leitora. Esta última, por sua vez, só pode ser plenamente alcançada após a aquisição das habilidades nos domínios anteriores. Dessa maneira, a leitura proficiente engloba diversos processos com diferentes demandas cognitivas. Considerando a complexa relação entre esses domínios, é possível que um aluno apresente déficits em um ou mais deles. Para realizar intervenções eficazes, é crucial que o professor identifique em quais componentes o estudante apresenta prejuízos. A avaliação desempenha um papel essencial nesse processo, uma vez que é por meio dela que o docente consegue identificar e localizar os déficits na leitura de seus alunos, o que serve como base para intervenções efetivas, visando promover o desenvolvimento integral das habilidades de leitura. Este trabalho busca através de dois estudos distintos, um estudo empírico e um teórico, avaliar os três domínios da leitura em um grupo de alunos de 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre a fim de propor intervenções adequadas para os casos sugestivos de dificuldade, integrando duas temáticas que estão diretamente relacionadas- a avaliação e a intervenção.
id UFRGS-2_9bfb90e3a7f4258f95383c2ed0ec8dd0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273994
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Stein, Laura FalkembachCorso, Helena Vellinho2024-03-22T05:04:06Z2024http://hdl.handle.net/10183/273994001198822A habilidade de leitura pode ser dividida em três domínios interdependentes: a decodificação ou reconhecimento de palavras, a fluência de leitura e a compreensão leitora. Esta última, por sua vez, só pode ser plenamente alcançada após a aquisição das habilidades nos domínios anteriores. Dessa maneira, a leitura proficiente engloba diversos processos com diferentes demandas cognitivas. Considerando a complexa relação entre esses domínios, é possível que um aluno apresente déficits em um ou mais deles. Para realizar intervenções eficazes, é crucial que o professor identifique em quais componentes o estudante apresenta prejuízos. A avaliação desempenha um papel essencial nesse processo, uma vez que é por meio dela que o docente consegue identificar e localizar os déficits na leitura de seus alunos, o que serve como base para intervenções efetivas, visando promover o desenvolvimento integral das habilidades de leitura. Este trabalho busca através de dois estudos distintos, um estudo empírico e um teórico, avaliar os três domínios da leitura em um grupo de alunos de 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre a fim de propor intervenções adequadas para os casos sugestivos de dificuldade, integrando duas temáticas que estão diretamente relacionadas- a avaliação e a intervenção.application/pdfporDificuldades de aprendizagemLeituraEnsino fundamentalAvaliação de alunos do 5° ano do ensino fundamental sob risco de dificuldade de leitura e com dificuldade de leitura- identificação e possibilidades de intervenção no espaço escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2024Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001198822.pdf.txt001198822.pdf.txtExtracted Texttext/plain123558http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273994/2/001198822.pdf.txtdd0dd7b16f5c240c07cbc51ec992dd99MD52ORIGINAL001198822.pdfTexto completoapplication/pdf741851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273994/1/001198822.pdfb9220e39953e2ebd6aef5b9201667b35MD5110183/2739942024-03-23 04:58:59.360456oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273994Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-23T07:58:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação de alunos do 5° ano do ensino fundamental sob risco de dificuldade de leitura e com dificuldade de leitura- identificação e possibilidades de intervenção no espaço escolar
title Avaliação de alunos do 5° ano do ensino fundamental sob risco de dificuldade de leitura e com dificuldade de leitura- identificação e possibilidades de intervenção no espaço escolar
spellingShingle Avaliação de alunos do 5° ano do ensino fundamental sob risco de dificuldade de leitura e com dificuldade de leitura- identificação e possibilidades de intervenção no espaço escolar
Stein, Laura Falkembach
Dificuldades de aprendizagem
Leitura
Ensino fundamental
title_short Avaliação de alunos do 5° ano do ensino fundamental sob risco de dificuldade de leitura e com dificuldade de leitura- identificação e possibilidades de intervenção no espaço escolar
title_full Avaliação de alunos do 5° ano do ensino fundamental sob risco de dificuldade de leitura e com dificuldade de leitura- identificação e possibilidades de intervenção no espaço escolar
title_fullStr Avaliação de alunos do 5° ano do ensino fundamental sob risco de dificuldade de leitura e com dificuldade de leitura- identificação e possibilidades de intervenção no espaço escolar
title_full_unstemmed Avaliação de alunos do 5° ano do ensino fundamental sob risco de dificuldade de leitura e com dificuldade de leitura- identificação e possibilidades de intervenção no espaço escolar
title_sort Avaliação de alunos do 5° ano do ensino fundamental sob risco de dificuldade de leitura e com dificuldade de leitura- identificação e possibilidades de intervenção no espaço escolar
author Stein, Laura Falkembach
author_facet Stein, Laura Falkembach
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stein, Laura Falkembach
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corso, Helena Vellinho
contributor_str_mv Corso, Helena Vellinho
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem
Leitura
Ensino fundamental
topic Dificuldades de aprendizagem
Leitura
Ensino fundamental
description A habilidade de leitura pode ser dividida em três domínios interdependentes: a decodificação ou reconhecimento de palavras, a fluência de leitura e a compreensão leitora. Esta última, por sua vez, só pode ser plenamente alcançada após a aquisição das habilidades nos domínios anteriores. Dessa maneira, a leitura proficiente engloba diversos processos com diferentes demandas cognitivas. Considerando a complexa relação entre esses domínios, é possível que um aluno apresente déficits em um ou mais deles. Para realizar intervenções eficazes, é crucial que o professor identifique em quais componentes o estudante apresenta prejuízos. A avaliação desempenha um papel essencial nesse processo, uma vez que é por meio dela que o docente consegue identificar e localizar os déficits na leitura de seus alunos, o que serve como base para intervenções efetivas, visando promover o desenvolvimento integral das habilidades de leitura. Este trabalho busca através de dois estudos distintos, um estudo empírico e um teórico, avaliar os três domínios da leitura em um grupo de alunos de 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre a fim de propor intervenções adequadas para os casos sugestivos de dificuldade, integrando duas temáticas que estão diretamente relacionadas- a avaliação e a intervenção.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-22T05:04:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/273994
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001198822
url http://hdl.handle.net/10183/273994
identifier_str_mv 001198822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273994/2/001198822.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273994/1/001198822.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd0dd7b16f5c240c07cbc51ec992dd99
b9220e39953e2ebd6aef5b9201667b35
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447362865201152