Dançar (n)o salto alto : a educação performativa e o ensino de heels em academias de dança
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/87530 |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoWosniak, Cristiane, 1963-Margueritte, Matheus dos Anjos2024-04-17T11:28:26Z2024-04-17T11:28:26Z2024https://hdl.handle.net/1884/87530Orientadora: Prof.ª Dr.ª Cristiane do Rocio WosniakDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 08/03/2024Inclui referênciasÁrea de concentração: EducaçãoResumo: A dissertação intitulada Dançar (n)o salto alto: a educação performativa e o ensino de heels em academias de dança, vinculada à linha de pesquisa em Linguagem, Corpo e Estética na Educação (LiCorEs) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), e integrada ao Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (Labelit/UFPR/CNPq), debruça-se sobre processos formativos em dança a partir de um estilo específico: o Heels. Diante do crescente aumento de espaços não formais de ensino da dança no Brasil, especificamente das academias, faz-se necessário analisar e revisar metodologias de ensino vigentes nestes contextos. Heels ou Heels Dance se configura como uma dança de matriz urbana, que utiliza salto alto em sua prática, cujos primeiros relatos datam de menos de 30 anos no mundo, e que encontra nas academias de dança seu principal meio de disseminação. De maneira geral, o público que compõe as aulas de dança de Heels são corpos dissidentes, marginalizados e invisibilizados pela sociedade, como mulheres e comunidade LGBTQIA+, que encontram nessa dança um território para enunciar seus discursos. Deste modo, a presente dissertação teve como interesse investigativo duas vertentes de trabalho: i) mapear histórica, política, social e culturalmente os meios pelos quais o Heels adentra no cenário nacional e regional a partir da vivência de 3 professores e 10 estudantes de Heels; ii) investigar possíveis práticas artístico-pedagógicas que possibilitem a enunciação de discursos de corpos dissidentes. O presente trabalho configurou-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação ou pesquisação, que se estruturou em três fases de atuação: i) prevalência do Heels em academias de dança na cidade de Curitiba-PR; ii) aplicação de entrevistas semiestruturadas com professores e estudantes de Heels, cujas perguntas versam sobre noções de corpo, dança e educação na contemporaneidade; iii) investigação e criação de procedimentos artístico-pedagógicos que questionem, atualizem e promovam a enunciação de diferentes discursos na dança, sobretudo de corpos dissidentes. As discussões foram nutridas a partir do prisma dos estudos da Educação Performativa e demais pesquisas que versem sobre Linguagem, Corpo e Estética na Educação. Pretendeu-se, com esta pesquisa, ampliar os conhecimentos bibliográficos sobre o Heels, assim como promover processos formativos em dança que sejam mais inclusivos e libertadores. Desse modo, constatou-se que a criação-ensinoaprendizagem de Heels em academias de dança a partir da Educação Performativa pode ser encarada como prática de resistência de corpos que o escolhem enquanto campo de existênciaAbstract: The dissertation entitled Dancing (in) high heels: performative education and the teaching of heels in dance academies linked to the line of research in Language, Body and Aesthetics in Education (LiCorEs in Portuguese) from the Federal University of Parana Postgraduate Program in Education (PPGE/UFPR) and integrated to the Research Group Laboratory of Studies in Education, Language and Theatricalities (Labelit/UFPR/CNPq) focuses on formative processes in dance from a specific style: the Heels. Faced with the growing number of nonformal spaces for teaching dance in Brazil, specifically gyms, it is necessary to analyze and revise current teaching methodologies in these contexts. Heels or Heels Dance is configured as an urban matrix dance, which uses high heels in its practice, whose first reports date back less than 30 years in the world and which finds its main means of dissemination in dance academies. In general the audience that makes up Heels dance classes are dissident bodies, marginalized and made invisible by society, such as women and the LGBTQIA+ community, who find in this dance a territory to enunciate their speeches. Thus, the present dissertation had as an investigative interest two aspects of work: i) historically, politically, socially and culturally map the means by which Heels enters the national and regional scene from the experience of 3 teachers and 10 students of Heels; ii) investigate possible artistic-pedagogical practices that allow the enunciation of discourses by dissident bodies. The present work was configured as a qualitative research, of the action-research type, which was structured in three phases of action: i) prevalence of heels in dance academies in the city of Curitiba-PR; ii) application of semistructured interviews with teachers and students of Heels, whose questions deal with notions of body, dance and education in contemporary times; iii) investigation and creation of artisticpedagogical procedures that question, update and promote the enunciation of different discourses in dance, especially from dissident bodies. The discussions were nurtured from the perspective of Performative Education studies and other authors who talk about Language, Body and Aesthetics in Education. The aim of this research was to expand bibliographic knowledge about Heels, as well as to promote training processes in dance that are more inclusive and liberating. In this way, it was found that the creation-teaching-learning of Heels in dance academies based on Performative Education can be seen as a practice of resistance by bodies that choose it as a field of existence.1 recurso online : PDF.application/pdfEducaçãoDançaPerformance (Arte)EducaçãoDançar (n)o salto alto : a educação performativa e o ensino de heels em academias de dançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MATHEUS DOS ANJOS MARGUERITTE.pdfapplication/pdf10185797https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87530/1/R%20-%20D%20-%20MATHEUS%20DOS%20ANJOS%20MARGUERITTE.pdf72f0a5212d705c65c19e9d602fa87585MD51open access1884/875302024-04-17 08:28:26.79open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87530Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-17T11:28:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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