As concepções de licenciandos sobre as tecnologias da informação e comunicação no ensino de física, no estágio de docência
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/62521 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Ivanilda Higa |
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Lima, Fernanda Neja Alves de, 1991-Higa, Ivanilda, 1970-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2019-08-26T19:20:02Z2019-08-26T19:20:02Z2019https://hdl.handle.net/1884/62521Orientadora: Profa. Dra. Ivanilda HigaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 26/03/2019Inclui referências: p. 123-127Resumo: Esta investigação qualitativa tem como objetivo analisar as concepções dos licenciandos de Física acerca do uso de TIC em atividades de docência no período do estágio. A pesquisa foi realizada com três licenciandos de Física do Instituto Federal de Santa Catarina, do curso de Licenciatura de Física, que estavam cursando a unidade curricular de Estágio Supervisionado. Como referencial teórico para a construção das análises das concepções utilizamos Freire (2016), Freire e Guimarães (1982), Becker (2001) e Mizukami (1986), delimitando elementos de sociedade-cultura, ensino-aprendizagem, professor-aluno, metodologia e avaliação, para caracterizar as concepções de consciência ingênua, semi-intransitiva e epistemológica. A revisão de literatura evidenciou que existem poucas pesquisas na área das TIC e formação de professores de Física, pois analisamos 2032 resumos de artigos e encontramos apenas três trabalhos nesta temática. Os mesmos fazem menção do uso das TIC como ferramentas nas licenciaturas, no estágio e na Educação a Distância. Com o intuito de ampliar as discussões que corroboram com a temática apresentada na revisão de literatura, por meio de outras perspectivas, elencamos os objetivos específicos para esta pesquisa, que são: analisar as concepções dos licenciandos em Física e como elas se expressam face às interações com as TIC; identificar se ocorrem alterações de concepções diante do uso das TIC; e identificar como as TIC são selecionadas e utilizadas pelos licenciandos de Física em suas práticas de docência no estágio. Os estudos da pesquisa iniciaram-se com a pesquisa exploratória, na qual identificamos os licenciandos que utilizaram as TIC nas atividades de estágio e que aceitaram participar da pesquisa, permitindo observações do estágio, disponibilizando suas produções deste processo, e participação na entrevista. Por meio das análises do questionário, das observações, do relatório e da entrevista evidenciamos que os licenciandos não possuem apenas uma concepção, e que elas estão em alternância entre as consciências ingênua, semi-intransitiva e epistemológica. Discute-se, a partir dos resultados, que aparece com maior frequência a consciência epistemológica quando os licenciandos estão sendo avaliados, como no relatório, e a presença da consciência ingênua nas entrevistas e questionário (que não avaliam sua produção). Esses fatos denotam uma diferença entre o que os licenciandos escrevem e o que declaram. Diante dos resultados observamos que as TIC foram inseridas através de uma abordagem tradicional, como recursos que substituem o quadro e giz pelo computador. Por meio desta pesquisa defende-se a necessidade de mais investigações que tomem como objeto de estudo as TIC e a formação de professores de Física, com discussões mais profundas no campo da prática docente, e com um olhar para as relações entre os sujeitos do estágio em face da inserção de TIC no ensino de Física. Palavras-chave: TIC. Formação de Professores. Estágio de docência.Abstract: This qualitative investigation aims to analyze conceptions of Physics students about the use of ICT (Information and Communication Technologies) in teaching activities during internship. The research was carried out with three Physics students at the Federal Institute of the State of Santa Catarina who were enrolled in the undergraduate supervised internship course. As theoretical references for shaping the conceptions analyses we used Freire (2016), Freire and Guimarães (1982), Becker (2001), and Mizukami (1986), by defining elements of the following relationships: society and culture, teaching and learning, teacher and student, methodology and evaluation, in order to characterize conceptions of naïve, transitive, and epistomological consciousnesses. The literature review established that there are few studies relating ICT to Physics teacher education, since 2,033 article abstracts were analyzed, and only three studies were found in the theme. These studies mention the use of ICT as tools in teacher education, during internships, and in distance education. Intending to broaden discussions which corroborate the theme presented in the literature review by means of different approaches, we list the specific aims of this study, as follows: analyzing the conceptions of Physics undergraduate students, and how they express themselves regarding interactions with ICT; identifying the possible occurrence of conceptions switching in relation to the use of ICT; and identifying how ICT are selected and used by Physics undergraduate students in their teaching practice during internship. The studies began with an exploratory research in which we identified the undergraduates who used ICT in their teaching internship activities and would be willing to participate in the research by allowing the observation of their internship activities, making their written production on the internships available, and taking part in the interview. By means of the analysis of the questionnaire, observations, report, and interview, we have established that the undergraduate students do not evidence just one conception, and that these alternate between naïve, transitive and epistemological consciousnesses. Based on the results, we discuss the more frequent presence of the epistemological consciousness when the students are being evaluated, as in writing their reports, and that the naive consciousness is present in the interviews and the questionnaire (when their production is not being evaluated). These facts indicate a difference between what the students write and what they declare. In front of the results we observe that the ICT were included by means of a traditional approach, as resources that substituted the blackboard and chalk for computers. Based on this research we advocate for the need of further investigation which takes the ICT and the Physics teacher education as objects, in order to deepen the discussions about the field of teaching practice, and attention to the relationships between the internship students regarding the insertion of ICT in Physics teaching. Keywords: ICT. Teacher education. Teaching internship.140 p. : il. (algumas color.).application/pdfFísica - Estudo e ensinoFísica - Ensino superiorTecnologia da informaçãoEducaçãoAs concepções de licenciandos sobre as tecnologias da informação e comunicação no ensino de física, no estágio de docênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FERNANDA NEJA ALVES DE LIMA.pdfapplication/pdf2369580https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62521/1/R%20-%20D%20-%20FERNANDA%20NEJA%20ALVES%20DE%20LIMA.pdf3a5c7fa5ccc5ade56a189ee909ed8e6cMD51open access1884/625212019-08-26 16:20:02.254open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/62521Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-08-26T19:20:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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