A Leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa : uma proposta didática para a educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ataide, Dayse Paulino de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/55429
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes Jordão
id UFPR_4e7d4eee4f9eba454b69982d5fc85f63
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/55429
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ataide, Dayse Paulino deJordão, Clarissa Menezes, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2019-05-28T20:13:24Z2019-05-28T20:13:24Z2018https://hdl.handle.net/1884/55429Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes JordãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 26/02/2018Inclui referências: p.100-103Área de concentração: Estudos linguísticosResumo: Esta pesquisa está inserida no campo de estudos linguísticos, buscando um intercâmbio nas áreas de educação e literatura para discutir o uso de textos literários nas aulas de língua inglesa em uma turma de Ensino Médio de um colégio estadual de Curitiba. Ademais, esta dissertação analisa alguns entendimentos apresentados pelos alunos e sua professora sobre as funções que os textos literários desempenham no processo de ensino-aprendizagem em inglês, bem como eles eram usados no campo de estudo. A partir dessa análise, desenvolvi um trabalho colaborativo com uma professora concursada de um colégio estadual de Curitiba, em que desenvolvemos uma proposta com o texto literário Shrek, de William Steig (1990), em uma de suas turmas de EM. A fim de responder a esses objetivos, percorri um caminho de cunho etnográfico, no qual os dados gerados foram obtidos a partir de observações das aulas da professora, de questionários aplicados para a professora e seus alunos, das regências em colaboração com a profissional e das entrevistas realizadas ao fim do trimestre letivo. Os dados gerados com os instrumentos foram analisados à luz das teorias que recuperam as concepções de língua e literatura defendidas nesse trabalho. Tal revisão foi necessária para reforçar que língua e literatura não são áreas isoladas do conhecimento, pelo contrário, a literatura é uma construção linguística, conforme discutido ao longo da pesquisa. Palavras-chave: Texto literário. Língua. Inglês. Ensino-aprendizagem.Abstract: This research is inserted in the field of Linguistics and discusses the use of literary texts in the English classes of a group of high school students through two other areas of knowledge: Education and Literature. Furthermore, this dissertation analyzes some perceptions of a group of 1st grade-high school students of a public school of Curitiba and their English teacher regarding the roles that literary texts play in the English language teaching-learning process, and how they are used at school. Then, I carried out a collaborative work with an English teacher, in which we developed a didactic proposal with the literary text Shrek, by William Steig (1990), in one of her groups. In order to deal with these objectives, we go through a path based on ethnographic studies, in which the data was engendered from observations of a teacher's practice, questionnaires applied to students and their teacher, from planning and teaching classes in collaboration with this teacher and from interviews conducted at the end of the school year. The mentioned issues were analyzed based on theories which throw light on the assumptions of language and literature presented in this dissertation. This review was needed to demystify the view that language and literature are isolated areas. In fact, literature is a linguistic construction, as discussed in this research. Key-words: Literary text. Language. English. Teaching-learning.115 p.application/pdfLíngua inglesa - Estudo e ensinoLetrasLíngua inglesa - Ensino médioLinguística na literaturaA Leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa : uma proposta didática para a educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DAYSE PAULINO DE ATAIDE.pdfapplication/pdf2104027https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55429/1/R%20-%20D%20-%20DAYSE%20PAULINO%20DE%20ATAIDE.pdf8dec545ca0513d5eaf55e63d59850274MD51open access1884/554292019-05-28 17:13:24.327open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55429Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-28T20:13:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa : uma proposta didática para a educação básica
title A Leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa : uma proposta didática para a educação básica
spellingShingle A Leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa : uma proposta didática para a educação básica
Ataide, Dayse Paulino de
Língua inglesa - Estudo e ensino
Letras
Língua inglesa - Ensino médio
Linguística na literatura
title_short A Leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa : uma proposta didática para a educação básica
title_full A Leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa : uma proposta didática para a educação básica
title_fullStr A Leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa : uma proposta didática para a educação básica
title_full_unstemmed A Leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa : uma proposta didática para a educação básica
title_sort A Leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa : uma proposta didática para a educação básica
author Ataide, Dayse Paulino de
author_facet Ataide, Dayse Paulino de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Jordão, Clarissa Menezes, 1963-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Ataide, Dayse Paulino de
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - Estudo e ensino
Letras
Língua inglesa - Ensino médio
Linguística na literatura
topic Língua inglesa - Estudo e ensino
Letras
Língua inglesa - Ensino médio
Linguística na literatura
description Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes Jordão
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-28T20:13:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-28T20:13:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/55429
url https://hdl.handle.net/1884/55429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 115 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55429/1/R%20-%20D%20-%20DAYSE%20PAULINO%20DE%20ATAIDE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8dec545ca0513d5eaf55e63d59850274
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860330301685760