Integração ensino-serviço na implantação de cursos de medicina no Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Fabio de Oliveira, 1978-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/71838
Resumo: Orientador: Prof. Dr.Deivisson Vianna Dantas dos Santos
id UFPR_4f15489b10aa9caf5ee11cdca65d7cc5
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/71838
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Freitas, Fabio de Oliveira, 1978-Massuda, Adriano, 1979-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde da FamíliaSantos, Deivisson Vianna Dantas dos2021-12-29T13:49:49Z2021-12-29T13:49:49Z2021https://hdl.handle.net/1884/71838Orientador: Prof. Dr.Deivisson Vianna Dantas dos SantosCoorientador: Prof. Dr Adriano MassudaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família. Defesa : Curitiba, 30/04/2021Inclui referências: p. 54-58Resumo: O presente estudo analisou aspectos da integração ensino-serviço na Atenção Primária a Saúde (APS) entre o curso de medicina da Universidade Federal do Paraná - Campus Toledo e a rede de saúde municipal de Toledo, Paraná. Realizou-se 12 entrevistas semiestruturadas com participantes oriundos da gestão municipal, gestão do curso de medicina de Toledo, estudantes de medicina, professores que tem aulas práticas na atenção primária e profissionais de saúde da atenção primária que recebem alunos. A hermenêutica foi utilizada para analisar os dados, observou-se que o curso foi baseado nas últimas Diretrizes Curriculares Nacionais, com predominância da APS como campo de estágio desde os primeiros períodos do curso. Apesar das dificuldades elencadas pelos participantes da pesquisa, tais como: estrutura física inadequada das Unidades Básicas de Saúde, comunicação parcial entre a rede municipal de saúde e a universidade e a falta de um Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES) pactuado, não impediu a implantação e o desenvolvimento do curso na cidade. De forma geral, sobressaíram-se os relatos dos aspectos positivos da presença do curso de medicina na APS, como: a vivência do aluno em um ambiente mais próximo da realidade de saúde da população, melhora da assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde com ampliação do acesso e maior resolutividade. Sugestões também surgiram das entrevistas como: capacitar a equipe de saúde, planejar a infraestrutura física e o processo de trabalho das unidades de saúde com a participação da universidade, conhecer melhor as demandas do serviço das unidades, estabelecer um fluxo e um profissional de referência entre o curso de medicina e a secretaria municipal de saúde, maior integração no curso de medicina entre as disciplinas durante o semestre, pactuar o COAPES e ter um plano de integração ensino-serviço entre a universidade e o município. Os apontamentos dos entrevistados visam contribuir para melhorias no processo de integração do ensino-serviço na rede de saúde do Município de Toledo e consequentemente o aprimoramento da assistência à saúde da comunidade. Palavras-chave: Educação médica. Integração ensino-serviço. Atenção primária.Abstract: The present study analyzed aspects of teaching-service integration in primary health care between the medical course at the Federal University of Paraná - Campus Toledo and the municipal health network in Toledo, Paraná. 12 semi-structured interviews were conducted with participants from the municipal administration, management of the medical school in Toledo, medical students, teachers who have practical classes in primary care and health professionals in primary care who receive students. Hermeneutics was used to analyze the data, it was observed that the course was based on the latest National Curriculum Guidelines, with a predominance of Primary Health Care (PHC) as an internship field since the first periods of the course. Despite the difficulties listed by the research participants, such as: inadequate physical structure of the Basic Health Units, partial communication between the municipal health network and the university and the lack of an Organizational Public Health Education Agreement (COAPES) agreed , did not prevent the implementation and development of the course in the city. In general, the reports of the positive aspects of the presence of the medical course in PHC stood out, such as: the student's experience in an environment closer to the health reality of the population, improved assistance to users of the Unified Health System with expansion of access and greater resolution. Suggestions also emerged from the interviews, such as: training the health team, planning the physical infrastructure and the work process of the health units with the participation of the university, better understanding the service demands of the units, establishing a flow and a reference professional among the medical course and the municipal health department, greater integration in the medical course between disciplines during the semester, agreeing on COAPES and having a teaching-service integration plan between the university and the municipality. The interviewees' notes aim to contribute to improvements in the process of integrating teaching-service into the health network of the Municipality of Toledo and, consequently, the improvement of community health care. Keywords: Medical education. Teaching-service integration. Primary attention.1 arquivo (80 p.).application/pdfEducação medicaAtençao básica a saúdeFaculdades de medicinaIntegração ensino-serviço na implantação de cursos de medicina no Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FABIO OLIVEIRA DE FREITAS.pdfapplication/pdf869693https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71838/1/R%20-%20D%20-%20FABIO%20OLIVEIRA%20DE%20FREITAS.pdf3242cddc49c8bbe80053d1375d3973d5MD51open access1884/718382021-12-29 10:49:49.56open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71838Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-29T13:49:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Integração ensino-serviço na implantação de cursos de medicina no Paraná
title Integração ensino-serviço na implantação de cursos de medicina no Paraná
spellingShingle Integração ensino-serviço na implantação de cursos de medicina no Paraná
Freitas, Fabio de Oliveira, 1978-
Educação medica
Atençao básica a saúde
Faculdades de medicina
title_short Integração ensino-serviço na implantação de cursos de medicina no Paraná
title_full Integração ensino-serviço na implantação de cursos de medicina no Paraná
title_fullStr Integração ensino-serviço na implantação de cursos de medicina no Paraná
title_full_unstemmed Integração ensino-serviço na implantação de cursos de medicina no Paraná
title_sort Integração ensino-serviço na implantação de cursos de medicina no Paraná
author Freitas, Fabio de Oliveira, 1978-
author_facet Freitas, Fabio de Oliveira, 1978-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Massuda, Adriano, 1979-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Fabio de Oliveira, 1978-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Deivisson Vianna Dantas dos
contributor_str_mv Santos, Deivisson Vianna Dantas dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação medica
Atençao básica a saúde
Faculdades de medicina
topic Educação medica
Atençao básica a saúde
Faculdades de medicina
description Orientador: Prof. Dr.Deivisson Vianna Dantas dos Santos
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-29T13:49:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-29T13:49:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/71838
url https://hdl.handle.net/1884/71838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (80 p.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71838/1/R%20-%20D%20-%20FABIO%20OLIVEIRA%20DE%20FREITAS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3242cddc49c8bbe80053d1375d3973d5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898717816684544