A teoria ausbeliana : análise paradigmática e a questão curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roncato, Marlene Mattevi
Data de Publicação: 1988
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/74915
Resumo: Orientador: José Alberto Pedra
id UFPR_4f6b74f994600ee6d79d233d5bd8afcd
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74915
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Roncato, Marlene MatteviUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPedra, Jose Alberto, 1947-2022-08-18T18:41:09Z2022-08-18T18:41:09Z1988https://hdl.handle.net/1884/74915Orientador: José Alberto PedraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Curso de Pós-Graduação em EducaçãoResumo: Pela análise textual dos conceitos da teoria de aprendizagem ausubeliana, evidencia-se a forma pela qual os postulados ocorrem em um esquema paradigmático. Procura-se assegurar a aplicabilidade da teoria ausubeliana na organização curricular adequada ao conceito central da teoria - aprendizagem significativa. O presente estudo está estruturado em três etapas que se intercomplementarizem: 1) Revisão de paradigmas, seu significado na Educação. 2) Revisão do paradigma de análise proposta por MARTINS. 3) Análise da teoria ausubeliana no contexto de um paradigma. Através destas etapas salienta-se os limites e fechamentos que adequam a teoria de aprendizagem ausubeliana ao esquema paradigmático utilizado e viabilizado por fases de identificação, classificação e inter-relacionamentos das variáveis em seu conteúdo descritivo. Estabeleçe-se como recurso de estudo a análise horizontal e a análise vertical do conteúdo temático das obras de David Ausubel. Assim sendo, o esquema paradigmático utilizado é resultante desta dupla análise, legitimando os conceitos estruturais da teoria de aprendizagem do autor em estudo- No quadro final onde está representado o esquema paradigmático se encontra a inter-relação, horizontal e vertical, existente entre as variáveis, transmitindo assim, base e sentido à qualidade especial de finalidade dos conceitos estruturais da teoria estudada.Summary: Through textual analysis of theory concepts of au subeliana learning, it is evidenciated the way by which the run in a paradigmatic model. The assurance of the aplicability of the ausubeliana theory is saught, adquating in to the central concept of meaningful learning. The presente study is structured on there stages which are intercomplemented: 1) Revision of the paradigm, it's significance on education. 2) Revision of the paradigm of the analysis proporsed by MARTINS. 3) Analysis of the ausubeliana theory on the context of a p a radigm. Through these stages, the limits and enclosures which adequates the ausubeliana learning theory into the paradigmatic model used and viabilized by stage of classification, and inter-relationship of variables in its descriptive containment. As a resoure of study, a horizontal and vertical analysis of the thematic containment os Ausubel's work is established. So being, the paradigmatic model used is the result of this double analysis, ligitimining the structural concepts of the ausubeliana learning theory. On the last table the paradigmatic model is presented, showing the existing inter-relationship between the variables, reflecting in this way, the basic and meaning to the quality of the finality of use of the structural concepts of the theory studied.139f.application/pdfCurrículosRedação acadêmicaEducaçãoA teoria ausbeliana : análise paradigmática e a questão curricularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - MARLENE MATTEVI RONCATO.pdfapplication/pdf3569519https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74915/1/D%20-%20D%20-%20MARLENE%20MATTEVI%20RONCATO.pdf69a3ece1d1a08ec1aa2e385fe7462515MD51open access1884/749152022-08-18 15:41:10.077open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74915Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-18T18:41:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A teoria ausbeliana : análise paradigmática e a questão curricular
title A teoria ausbeliana : análise paradigmática e a questão curricular
spellingShingle A teoria ausbeliana : análise paradigmática e a questão curricular
Roncato, Marlene Mattevi
Currículos
Redação acadêmica
Educação
title_short A teoria ausbeliana : análise paradigmática e a questão curricular
title_full A teoria ausbeliana : análise paradigmática e a questão curricular
title_fullStr A teoria ausbeliana : análise paradigmática e a questão curricular
title_full_unstemmed A teoria ausbeliana : análise paradigmática e a questão curricular
title_sort A teoria ausbeliana : análise paradigmática e a questão curricular
author Roncato, Marlene Mattevi
author_facet Roncato, Marlene Mattevi
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Roncato, Marlene Mattevi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pedra, Jose Alberto, 1947-
contributor_str_mv Pedra, Jose Alberto, 1947-
dc.subject.por.fl_str_mv Currículos
Redação acadêmica
Educação
topic Currículos
Redação acadêmica
Educação
description Orientador: José Alberto Pedra
publishDate 1988
dc.date.issued.fl_str_mv 1988
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-18T18:41:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-18T18:41:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/74915
url https://hdl.handle.net/1884/74915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 139f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74915/1/D%20-%20D%20-%20MARLENE%20MATTEVI%20RONCATO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 69a3ece1d1a08ec1aa2e385fe7462515
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898701714751488