As tecnologias e mídias digitais nas escolas e a prática do pedagogo : questões teóricas e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Endlich, Estela
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/44178
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sa
id UFPR_51bb443507374e5e671cf7735a211b58
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/44178
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Endlich, EstelaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSá, Ricardo Antunes de, 1962-2022-08-18T17:11:05Z2022-08-18T17:11:05Z2016https://hdl.handle.net/1884/44178Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de SaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 08/06/2016Inclui referências : f. 144-153Área de concentração: EducaçãoResumo: Esta pesquisa buscou investigar como se desenvolve a atuação do pedagogo no processo de integração das tecnologias e mídias digitais nas escolas de 1º ao 5º ano da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Para tanto, traçou-se como objetivos específicos: identificar como os pedagogos concebem a temática das tecnologias e mídias digitais na escola; como organizam sua prática para integrar as tecnologias e mídias digitais; identificar aspectos que se relacionam com a atuação do pedagogo e que interferem neste processo de integração. O estudo teve como base a abordagem qualitativa, pautada na metodologia de Alves-Mazzotti e Gewandsznadjer (1998), Lessard-Hérbert, Goyette Boutin (2008), Lüdke e André (1986), Flick (2004), entre outros. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário eletrônico respondido por 44 pedagogos e a entrevista semiestruturada com a participação de quinze pedagogos. Com o intuito de caracterizar o papel do pedagogo ou coordenador pedagógico na escola contemporânea utilizou-se como referências Brzezinski (1996), Ferreira (2010), Franco, Libâneo e Pimenta (2007, 2011), Libâneo (2001, 2006a, 2006b), Pimenta (1996,1997), Saviani (2007) e Sá (1997, 2012) dentre outros. Sobre as tecnologias e mídias digitais utiliza-se Almeida (2005); Almeida e Alonso (2007), Castells (1999), Kenski (2012), Lemos (2013), Lévy (1998, 1999), Moran (2000, 2003, 2013); Sancho (2001), Valente (1999, 2008), dentre outros. A partir da análise dos dados identificaram-se quatro categorias que envolvem o processo de integração das tecnologias e mídias digitais na prática do pedagogo: Formação sobre as tecnologias e mídias digitais; Concepção sobre tecnologias e mídias digitais na escola; As tecnologias e mídias digitais e a prática do pedagogo escolar; Dimensões que interferem na atuação do pedagogo no processo de integração das tecnologias e mídias digitais na escola. Os resultados indicaram que os pedagogos integram as tecnologias e mídias digitais em suas práticas administrativas, organizativas e comunicacionais, fazendo uso instrumental dos recursos tecnológicos digitais. A integração revelou-se de maneira bastante tímida no que se refere às ações pedagógicas que o mesmo deve exercer no contexto escolar. A complexidade envolvida na dimensão pedagógica da ação do pedagogo escolar no processo de integração aponta para a necessidade de este profissional compreender cientificamente os processos de ensinar e aprender, mediados pelas tecnologias e mídias digitais, com vistas à superação da mera integração "instrumental". Palavras-chave: Tecnologias e mídias digitais. Processo de integração. Pedagogo escolar. Pensamento Complexo.Abstract: This research sought to analyse how to develop the pedagogue's action in the integration process of technology and digital media in 1st and 5th schools' of Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Therefore, we traced as specific goals: identify how pedagogues understand the thematic of technology and digital media in schools; how they organize the practices to integrate the technology and social media; identify issues that are related with the pedagogues' actions and what interferes in this integration process. This study was based in a qualitative approach, based on the methodology of Alves-Mazzotti and Gewandsznadjer (1998), Lessard-Hérbert, Goyette Boutin (2008), Lüdke and André (1986), Flick (2004) and other authors. Our data-collection instruments were a online questionnaire, which was answer by 44 pedagogues and a semi-structured interview with 15 pedagogues. In order to characterize the pedagogues' role or pedagogical's coordinator in contemporary schools, we use as references Brzezinski (1996), Ferreira (2010), Franco, Libâneo and Pimenta (2007, 2011), Libâneo (2001, 2006a, 2006b), Pimenta (1996, 1997), Saviani (2007) and Sá (1997, 2012) andothers. About technology and digital media, we use Almeida (2005); Almeida and Alonso (2007), Castells (1999), Kenski (2012), Lemos (2013), Lévy (1998, 1999), Moran (2000, 2003, 2013); Sancho (2001), Valente (1999, 2008), and other authors. With our data analyses, we identified four categories which involve the integration process of technologies and digital media in pedagogue's practice: formation about technologyand digital media; technologyand digital media's idea; technology and digital media in pedagogue's practical; dimensions that interferes in pedagogue's hole on integration process of technology and digital media in school. Our results indicatethat pedagogues integrate technologyand digital media in their administrative, organizational and communication practices as an instrument of technologicaland digital resources. The integration has proved in a shy way about the pedagogical actions that it has to provide in a school context. The complexity involved on the pedagogical dimension of pedagogue's action in the integration process show us the needs of this professional to scientifically understand the processes of to teach and learn mediate by technology and digital media with a view to overcome the mere "instrumental" integration.Keywords: Technology and digital media. Integration process. Pedagogue. Complex Thought.168 f. : il., algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoNovas tecnologias - EducaçãoPedagogia - FormaçãoAs tecnologias e mídias digitais nas escolas e a prática do pedagogo : questões teóricas e práticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ESTELA ENDLICH.pdfapplication/pdf3383025https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44178/1/R%20-%20D%20-%20ESTELA%20ENDLICH.pdf830cb7b384b6f6b543cc98217c4d3c56MD51open accessTEXTR - D - ESTELA ENDLICH.pdf.txtExtracted Texttext/plain369107https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44178/2/R%20-%20D%20-%20ESTELA%20ENDLICH.pdf.txt36d441ae298f7374ee302ed0dfe9ad6cMD52open accessTHUMBNAILR - D - ESTELA ENDLICH.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1472https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44178/3/R%20-%20D%20-%20ESTELA%20ENDLICH.pdf.jpg701e762ca5bfd97dc78242512c282b0fMD53open access1884/441782022-08-18 14:11:06.008open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/44178Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-18T17:11:06Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As tecnologias e mídias digitais nas escolas e a prática do pedagogo : questões teóricas e práticas
title As tecnologias e mídias digitais nas escolas e a prática do pedagogo : questões teóricas e práticas
spellingShingle As tecnologias e mídias digitais nas escolas e a prática do pedagogo : questões teóricas e práticas
Endlich, Estela
Educação
Novas tecnologias - Educação
Pedagogia - Formação
title_short As tecnologias e mídias digitais nas escolas e a prática do pedagogo : questões teóricas e práticas
title_full As tecnologias e mídias digitais nas escolas e a prática do pedagogo : questões teóricas e práticas
title_fullStr As tecnologias e mídias digitais nas escolas e a prática do pedagogo : questões teóricas e práticas
title_full_unstemmed As tecnologias e mídias digitais nas escolas e a prática do pedagogo : questões teóricas e práticas
title_sort As tecnologias e mídias digitais nas escolas e a prática do pedagogo : questões teóricas e práticas
author Endlich, Estela
author_facet Endlich, Estela
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Endlich, Estela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sá, Ricardo Antunes de, 1962-
contributor_str_mv Sá, Ricardo Antunes de, 1962-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Novas tecnologias - Educação
Pedagogia - Formação
topic Educação
Novas tecnologias - Educação
Pedagogia - Formação
description Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sa
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-18T17:11:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-18T17:11:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/44178
url https://hdl.handle.net/1884/44178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 168 f. : il., algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44178/1/R%20-%20D%20-%20ESTELA%20ENDLICH.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44178/2/R%20-%20D%20-%20ESTELA%20ENDLICH.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44178/3/R%20-%20D%20-%20ESTELA%20ENDLICH.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 830cb7b384b6f6b543cc98217c4d3c56
36d441ae298f7374ee302ed0dfe9ad6c
701e762ca5bfd97dc78242512c282b0f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860855391846400