Espaço das Educadoras : um espaço de reflexão para aprendizagem em serviço
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/55529 |
Resumo: | Orientadora : Aparecida Reis Barbosa |
id |
UFPR_522b883693881d68e0b2b6d9b5efc967 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/55529 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Silva,Barbara Cunha daBarbosa, Aparecida ReisUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-12-06T12:07:26Z2019-12-06T12:07:26Z2016https://hdl.handle.net/1884/55529Orientadora : Aparecida Reis BarbosaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : No contexto educacional da escola pública brasileira atual é emergente formar professores, para atender a população escolar e cumprir as metas estabelecidas pelo governo federal, no que diz respeito aos índices de escolarização do país. Este levantamento demonstra o precário nível de formação de professores que lecionam na primeira etapa da educação básica. O que dificulta muito a qualidade do ensino ofertado na educação infantil é a pouca exigência de formação inicial dos profissionais que praticam a docência nesta modalidade. A partir da pesquisa desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil observou-se a necessidade da formação em serviço, com a intenção de criar um novo paradigma na instituição de ensino. A análise apresenta o projeto denominado Espaço das Educadoras, que tem o propósito de abranger conhecimentos teóricos, discussão em grupo, momentos reflexivos e de ampliação da cultura. O resultado é um profissional capaz de entender a complexidade da educação infantil e a importância do seu papel, de considerar a criança pequena sujeito no processo de aprendizagem e de aliar, o cuidar, e o educar. O artigo discute o perfil dos educadores, o pedagogo como formador, e o papel da Secretaria de Educação, referenciado em autores como: Kramer, Carvalho, Klisys e Augusto,esses entre outros autores indicam a importância da formação continuada para educadores, da educação infantil. Com o auxílio destes referenciais os profissionais estão potencializando os espaços de reflexão em serviço e ganhando identidade na educação pública brasileira.20 p.application/pdfEducação infantilProfessores - Educação permanenteEspaço das Educadoras : um espaço de reflexão para aprendizagem em serviçoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - BARBARA CUNHA DA SILVA.pdfapplication/pdf459245https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55529/1/R%20-%20E%20-%20BARBARA%20CUNHA%20DA%20SILVA.pdfbc0b56096fc355251c6ea1b097d6ac85MD51open access1884/555292019-12-06 09:07:26.828open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55529Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-06T12:07:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Espaço das Educadoras : um espaço de reflexão para aprendizagem em serviço |
title |
Espaço das Educadoras : um espaço de reflexão para aprendizagem em serviço |
spellingShingle |
Espaço das Educadoras : um espaço de reflexão para aprendizagem em serviço Silva,Barbara Cunha da Educação infantil Professores - Educação permanente |
title_short |
Espaço das Educadoras : um espaço de reflexão para aprendizagem em serviço |
title_full |
Espaço das Educadoras : um espaço de reflexão para aprendizagem em serviço |
title_fullStr |
Espaço das Educadoras : um espaço de reflexão para aprendizagem em serviço |
title_full_unstemmed |
Espaço das Educadoras : um espaço de reflexão para aprendizagem em serviço |
title_sort |
Espaço das Educadoras : um espaço de reflexão para aprendizagem em serviço |
author |
Silva,Barbara Cunha da |
author_facet |
Silva,Barbara Cunha da |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Barbosa, Aparecida Reis Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Barbara Cunha da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Professores - Educação permanente |
topic |
Educação infantil Professores - Educação permanente |
description |
Orientadora : Aparecida Reis Barbosa |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-06T12:07:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-06T12:07:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/55529 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/55529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
20 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55529/1/R%20-%20E%20-%20BARBARA%20CUNHA%20DA%20SILVA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bc0b56096fc355251c6ea1b097d6ac85 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860891467055104 |