Mestrados profissionais e formação de professores de ciências : implicações de concepções de racionalidade e perspectivas de documentos oficiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Cinthia Raquel de, 1985-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/58607
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Noemi Sutil
id UFPR_53cebbe86251548a9293d454c9894ed2
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58607
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Souza, Cinthia Raquel de, 1985-Sutil, NoemiUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática2021-05-06T17:07:55Z2021-05-06T17:07:55Z2018https://hdl.handle.net/1884/58607Orientadora: Profa. Dra. Noemi SutilDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 31/08/2018Inclui referências: p.99-103Resumo: Neste trabalho são destacadas concepções de racionalidade em processos constitutivos de mestrados profissionais em ensino de ciências, excetuando os programas em Rede, considerando perspectivas de documentos oficiais. O delineamento dessas concepções de racionalidade envolve pressupostos da Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas, associados à formação e atuação docente, conforme proposições de Henry Giroux. Destaca-se a concepção de racionalidade comunicativa associada à formação de professores envolvendo pesquisa educacional, agregando as modalidades de racionalidade cognitivoinstrumental, moral-prática e estético-expressiva, em meta de superação de dicotomia teoria-prática. Dessa forma são apresentadas análises de pesquisa documental, envolvendo documentos nacionais relacionados ao desenvolvimento de mestrados profissionais, com especificação nas áreas de educação e ensino. A análise dos documentos de criação e normatização da pós-graduação brasileira, com ênfase nos processos constitutivos dos MPEs e MPECs, mostra um panorama que viabiliza a formação continuada de professores da área de ensino de ciências, apesar da predominância de aspectos de racionalidade cognitivo-instrumental. Nesse sentido, é necessário situar o enfrentamento da dicotomia teoria-prática nesses cursos de formação. E com isso, propõe-se compreender os MPEs e MPECs com embasamento na racionalidade comunicativa, que viabilize a formação de professores como intelectuais transformadores, ressaltando que as questões educativas perpassam diversos aspectos, como fatores culturais, econômicos e políticos. Mestrados Profissionais; Racionalidade; Teoria do Agir Comunicativo.Abstract: In this work are highlighted conceptions of rationality in processes that constitute professional masters in science education, considering perspectives of official documents. The outline of these conceptions of rationality involves presuppositions of the Theory of Communicative Action, by Jürgen Habermas, associated to the formation and teaching performance, according to Henry Giroux's propositions. We emphasize the conception of communicative rationality associated to the formation of teachers involving educational research, adding the modalities of cognitive-instrumental, moral-practical and aesthetic-expressive rationality, in order to overcome the theory-practice dichotomy. In this way, documentary research analysis are presented, involving national documents related to the development of professional masters, with specification in the areas of education and teaching. The analysis of the documents of creation and standardization of the Brazilian postgraduation, with emphasis on the constitutive processes of MPEs and MPECs, shows a panorama that makes possible the continuous formation of teachers of the area of science education, despite the predominance of aspects of cognitiveinstrumental. In this sense, it is necessary to situate the confrontation of the theorypractice dichotomy in these training courses. And with that, it is proposed to understand the MPEs and MPECs based on communicative rationality, which makes possible the formation of teachers as transforming intellectuals, emphasizing that educational issues permeate various aspects, such as cultural, economic and political factors. Professional Masters; Rationality; Theory of Communicative Action.141 p. : il. (algumas color.).application/pdfPos-graduação - BrasilFormação de professores - BrasilProfessores - EducaçãoMatemáticaMestrados profissionais e formação de professores de ciências : implicações de concepções de racionalidade e perspectivas de documentos oficiaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CINTHIA RAQUEL DE SOUZA.pdfapplication/pdf3164325https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58607/1/R%20-%20D%20-%20CINTHIA%20RAQUEL%20DE%20SOUZA.pdfe1830c0d22fd2b2224aeb0bb0e91c8fdMD51open access1884/586072021-05-06 14:07:55.701open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58607Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-06T17:07:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mestrados profissionais e formação de professores de ciências : implicações de concepções de racionalidade e perspectivas de documentos oficiais
title Mestrados profissionais e formação de professores de ciências : implicações de concepções de racionalidade e perspectivas de documentos oficiais
spellingShingle Mestrados profissionais e formação de professores de ciências : implicações de concepções de racionalidade e perspectivas de documentos oficiais
Souza, Cinthia Raquel de, 1985-
Pos-graduação - Brasil
Formação de professores - Brasil
Professores - Educação
Matemática
title_short Mestrados profissionais e formação de professores de ciências : implicações de concepções de racionalidade e perspectivas de documentos oficiais
title_full Mestrados profissionais e formação de professores de ciências : implicações de concepções de racionalidade e perspectivas de documentos oficiais
title_fullStr Mestrados profissionais e formação de professores de ciências : implicações de concepções de racionalidade e perspectivas de documentos oficiais
title_full_unstemmed Mestrados profissionais e formação de professores de ciências : implicações de concepções de racionalidade e perspectivas de documentos oficiais
title_sort Mestrados profissionais e formação de professores de ciências : implicações de concepções de racionalidade e perspectivas de documentos oficiais
author Souza, Cinthia Raquel de, 1985-
author_facet Souza, Cinthia Raquel de, 1985-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Sutil, Noemi
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Cinthia Raquel de, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Pos-graduação - Brasil
Formação de professores - Brasil
Professores - Educação
Matemática
topic Pos-graduação - Brasil
Formação de professores - Brasil
Professores - Educação
Matemática
description Orientadora: Profa. Dra. Noemi Sutil
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-06T17:07:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-06T17:07:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/58607
url https://hdl.handle.net/1884/58607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 141 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58607/1/R%20-%20D%20-%20CINTHIA%20RAQUEL%20DE%20SOUZA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e1830c0d22fd2b2224aeb0bb0e91c8fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898899527565312