Inserção internacional da produção de docentes da pós-graduação : um estudo na economia, ciência da computação e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Rose Cleide Mendes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11238
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.
id UNB_52db489c1d63f1230fa9b2239e048020
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11238
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Inserção internacional da produção de docentes da pós-graduação : um estudo na economia, ciência da computação e educaçãoProfessores - formaçãoPós-graduaçãoTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a possível relação entre diferentes trajetórias de formação e aspectos da atuação acadêmica de docentes que atuaram na pós-graduação brasileira, no período de 1998 a 2006, nas áreas de Economia, Ciência da Computação e Educação, considerando o nível de avaliação do programa, o nível de experiência acadêmica dos docentes e a realização de pós-doutorado. Foram coletados e analisados dados sobre a publicação de artigos em periódicos de padrão internacional, segundo a classificação do Qualis das respectivas áreas, e participação em comitê editorial de revistas científicas internacionais. Na condução da pesquisa utilizou-se uma abordagem quantitativa e foram extraídas amostras estratificadas em cada área, totalizando 941 docentes da pós-graduação. A pesquisa é de caráter explicativo e a coleta de dados foi realizada no banco de dados da Capes e do CNPq e para a análise dos dados usou-se o pacote estatístico SPSS. As principais conclusões da pesquisa quanto às médias de artigos em periódicos de padrão internacional são: na Economia, o tipo de formação isoladamente foi um elemento a favor da tese da pesquisadora Velho (2001), de que a formação plena no exterior é um fator importante para futura inserção na comunidade internacional. O pós-doutorado parece anular ou compensar os efeitos da formação no exterior e fornece elementos à tese contrária, do pesquisador Meneghini (1995), de que a melhor formação é a titulação no País e pós-doutorado no exterior. Controlando adicionalmente pelo nível de experiência do docente ou pelo nível de avaliação do centro, os resultados são muito diversos dos anteriores sem apontar numa única e clara direção. Na Computação, o tipo de formação inicialmente não apoiou a tese de Velho (2001). Controlando pelo pós-doutorado o resultado apoiou a tese de Velho (2001). Controlando pelo nível de avaliação e de experiência, os resultados são muito diversos dos anteriores sem apontar numa única e clara direção. Considerando os anais de eventos, inicialmente, as diferenças por tipo de formação não foram significativas. Quando associado ao pós-doutorado, apoiou a tese de Velho (2001) e os demais resultados com outros controles são diversos e sem direção única. Divergiram também do observado para os artigos. Na Educação, o tipo de formação isoladamente não foi elemento a apoiar a tese de Velho (2001). Com o pós-doutorado não apoiou nenhuma das duas teses. Com controles, os resultados foram inesperados e não significativos. Quanto à participação em comitê editorial de periódico internacional: Nas três áreas, o tipo de formação isoladamente não foi elemento que apoiou nenhuma das teses. Controlando pelo pós-doutorado, a tese de Velho (2001) foi sustentada na Educação. Com outros controles nenhum resultado foi significativo nas três áreas. Assim, encontramos grande disparidade de resultados entre as áreas. Cada uma parece ter especificidades e dinâmica própria. Nossos resultados confirmaram algumas hipóteses, mas considerados em conjunto colocaram mais questões para futuros estudos do que forneceram respostas. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe main goal of the present work is to investigate a possible relation between two different pathways and aspects of the academic performance of instructors who has teach on Brazilian Graduate Studies, from 1998 to 2006, in the fields of Economy, Computer Science and Education, taking in consideration the program´s evaluation level, instructor‗s academic expertise level and the accomplishment of a post-doctoral training. Information were collected and analyzed of published articles on distinguished international periodicals, according to Qualis ratings on their respective areas and inclusion in international scientific periodical editorial committee. Throughout the research a quantitative approach was used and then layer samples were drawn in each area, totalizing 941 Graduate Studies instructors. The research has an explanatory nature and the data collection was held using Capes and CNPq database, for data analyzes the SPSS statistical package was used. These are the main research conclusions related to the average articles published on International periodicals: in Economy, the kind of graduation individually were a key factor in support of the researcher Velho (2001), of that a full graduate studies abroad is an important element for a future inclusion on the international community. A post-doctoral training seems to obliterate or even compensate the effects of a Ph.D. conducted aboard and gives strength to an opposite thesis of the researcher Meneghini (1995), saying that the best academic background has a Ph.D. in the country and Post-doctoral training abroad. Being additionally controlled by the instructor´s experience or by the Center´s evaluation level, the results are ultimately different from their previous and do not point to a clear and single direction. Initially in Computer Science , the form of training did not supported Velho´s thesis (2001). Being controlled by Post-doctoral training the result supported Velho´s thesis (2001). When controlled by experience and evaluation´s levels, the results were truly different from its previous without a clear and single objective. Initially considering the proceeding events, the types of graduation were not significant. When associated to post-doctoral training Velho´s theses (2001) and the other results based on different controls are diverse and without a single direction. They also diverged from what was noticed for the articles. In Education, the type of graduation alone was not substantial to support Velho´s thesis (2001). The post-doctoral training did not support neither one of the theses. With controls, the results were unexpected and not substantial. In regard of the participation in international periodical editorial committee: In the three areas, the type of graduation alone was not an element to support none of the thesis. Controlled by post-doctoral training Velho´s thesis (2001) was supported at Education. Using the other controls the results were not significant in the three areas. And then, we found a great difference on the results among the areas. Each one of them seems to have its own specificity and dynamic. Some hypotheses are confirmed by our results, but if considered in a group they placed more questions for future studies than provided clear answers.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoVelloso, JacquesMonteiro, Rose Cleide Mendes2012-09-20T12:43:05Z2012-09-20T12:43:05Z2012-09-202012-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMONTEIRO, Rose Cleide Mendes. Inserção internacional da produção de docentes da pós-graduação: um estudo na economia, da ciência da computação e educação. 2012. 227 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11238info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:47:13Zoai:repositorio.unb.br:10482/11238Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:47:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Inserção internacional da produção de docentes da pós-graduação : um estudo na economia, ciência da computação e educação
title Inserção internacional da produção de docentes da pós-graduação : um estudo na economia, ciência da computação e educação
spellingShingle Inserção internacional da produção de docentes da pós-graduação : um estudo na economia, ciência da computação e educação
Monteiro, Rose Cleide Mendes
Professores - formação
Pós-graduação
title_short Inserção internacional da produção de docentes da pós-graduação : um estudo na economia, ciência da computação e educação
title_full Inserção internacional da produção de docentes da pós-graduação : um estudo na economia, ciência da computação e educação
title_fullStr Inserção internacional da produção de docentes da pós-graduação : um estudo na economia, ciência da computação e educação
title_full_unstemmed Inserção internacional da produção de docentes da pós-graduação : um estudo na economia, ciência da computação e educação
title_sort Inserção internacional da produção de docentes da pós-graduação : um estudo na economia, ciência da computação e educação
author Monteiro, Rose Cleide Mendes
author_facet Monteiro, Rose Cleide Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Velloso, Jacques
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Rose Cleide Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Pós-graduação
topic Professores - formação
Pós-graduação
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-20T12:43:05Z
2012-09-20T12:43:05Z
2012-09-20
2012-02-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MONTEIRO, Rose Cleide Mendes. Inserção internacional da produção de docentes da pós-graduação: um estudo na economia, da ciência da computação e educação. 2012. 227 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11238
identifier_str_mv MONTEIRO, Rose Cleide Mendes. Inserção internacional da produção de docentes da pós-graduação: um estudo na economia, da ciência da computação e educação. 2012. 227 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508216694865920