Diálogos entre exames CELU e CELPE-BRAS como instrumentos de políticas linguísticas regionais e posicionamentos internacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/72318 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Cloris Porto Torquato |
id |
UFPR_550fa7387a793083cacb3fc373b92a2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72318 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Lorenzetti, Alejandro Néstor, 1974-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasTorquato, Clóris Porto2021-11-29T18:50:26Z2021-11-29T18:50:26Z2021https://hdl.handle.net/1884/72318Orientador: Prof. Dr. Cloris Porto TorquatoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 12/04/2021Inclui referências: p. 271-282Área de concentração: Estudos LinguísticosResumo: Esta pesquisa visa compreender como os exames de língua estrangeira "Certificado de Espanol Lengua y Uso" (CELU) e o "Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros" (Celpe-Bras) passaram a compartilhar o mesmo construto teórico e similar modelo de avaliação, assim como qual é o papel do CELU como política linguística regional no contexto das relações geopolíticas Argentina- Brasil. Considerando a adoção de um construto comum como um gesto glotopolítico fundacional, registramos o percurso histórico do exame CELU no Brasil e a formação das redes acadêmicas que possibilitaram a colaboração entre as citadas certificações. O trabalho está pautado pela perspectiva glotopolítica (ARNOUX, 2014; GUESPIN e MARCELLESI, 2019; DEL VALLE, 2007) a Perspectiva Crítica de Avaliação de Línguas (SHOHAMY, 2001, 2004) Autores que analisaram a Integração Regional e o Mercosul desde a disciplina das relações internacionais (BOX, 2014, 2019; MALAMUD e RODRIGUES, 2013; MALAMUD e SCHOLNI, 2020) e a linha da Linguística Crítica que analisa a comodificação das línguas (BLOCK, 2018) e o papel da linguagem no contexto do Capitalismo Tardio (DUCHÊNE e HELLER, 2012, 2016; HELLER, 2010). Para o estudo, utilizamos duas fontes de informação: entrevistas aos professores fundamentais para a criação, o desenvolvimento e a difusão do CELU, e aos responsáveis pela aplicação deste, nas universidades mais representativas, além de outras pessoas consideradas cruciais para o crescimento da proposta no Brasil, e, por outro lado, publicações tais como atas, declarações, leis e documentos oficiais que orientaram a política sobre as línguas oficiais em ambos os países. Considerando os diferentes níveis das Políticas Linguísticas (JOHNSON, 2013), o texto avança, junto com a apresentação das perspectivas teóricas, nas críticas aos usos dos exames de proficiência, em geral, e nos vínculos com nosso objetos de estudo, o par Celpe-Bras/CELU. Em segundo lugar, aponta qual é o espaço que ocupam estas certificações de idiomas no contexto da integração regional no Mercosul, e as relações estabelecidas com a política panhispânica, a ideologia hispanófona e a lusofonia. Num terceiro momento, e a partir das vozes dos participantes entrevistados, se reconstrói a história da colaboração entre Celpe-Bras e CELU, e a formação de redes acadêmicas que a possibilitaram. Da análise das entrevistas, e do diálogo com o contexto histórico, surge que esse trabalho conjunto significou um forte posicionamento teórico e um compromisso político, sustentado desde as posições pessoais, indo muito além do institucional. A tese conclui que essa caraterística pode ser, ao mesmo tempo, uma de suas fraquezas, e a condição para sua potência como Política Linguística num novo contexto.Abstract: The aim of this research is to understand how the foreign language proficiency tests "Certificado de Espanol Lengua y Uso" (CELU) and the "Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros" (Celpe-Bras) began to share the same theoretical construct, and similar evaluation models, as well as the role of CELU as a regional language policy in the context of Argentina-Brazil geopolitical relations. Considering the adoption of a common construct as a foundational glotopolitical gesture, we record the historical trajectory of the CELU exam in Brazil and the formation of the academic networks that made collaboration between the aforementioned certifications possible. The study is based on the Glotopolitical perspective (ARNOUX, 2014; GUESPIN and MARCELLESI, 2019; DEL VALLE, 2007) the Critical Language Testing (SHOHAMY, 2001, 2004) in authors who have analyzed Regional Integration and Mercosur from the International Relations discipline (BOX, 2014, 2019; MALAMUD and RODRIGUES, 2013; MALAMUD and SCHOLNI, 2020) and the line of Critical Linguistics that analyzes the commodification of languages (HELLER, 2010, BLOCK, 2018) and the role of language in the context of Late Capitalism (DUCHÊNE and HELLER, 2012, 2016). Two kind of information sources were used for the study: interviews with fundamental teachers for the creation, development and dissemination of CELU, already responsible for its application in the most representative universities, as well as other people, considered crucial for the growth of the proposal in Brazil, and, on the other hand, publications such as minutes, declarations, laws and official documents that guided the policy on official languages in both countries. Considering the different levels of Language Policies (JOHNSON, 2013), the text advances, together with the presentation of theoretical perspectives, in the criticism of the uses of proficiency tests in general, and in the links with our object of study, the Celpe-Bras / CELU pair. Second, it indicates the place that these linguistic certifications occupy in the context of regional integration in Mercosur, and the relationships that are established with pan-Hispanic politics, Spanish-speaking ideology, and Lusophony. In a third moment, taking the voices of the interviewees, the history of the collaboration between Celpe- Bras and CELU is reconstructed, and the formation of academic networks that made it possible. Making the analysis of the interviews, and from the dialogue with the historical context, it is clear that this joint work meant a strong theoretical stance and a political commitment, sustained from personal positions, going far beyond the institutional. The thesis concludes that this characteristic may be, at the same time, one of its weaknesses and the condition of its power as a Language Policy in a new context.RESUMEN: Esta investigación tiene como objetivo comprender cómo los exámenes de lengua extranjera "Certificado de Espanol Lengua y Uso" (CELU) y el "Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros" (Celpe-Bras) comenzaron a compartir el mismo constructo teórico y similar modelo de evaluación, así como cuál es el papel de la CELU como política lingüística regional en el contexto de las relaciones geopolíticas Argentina-Brasil. Considerando la adopción de un constructo común como gesto glotopolítico fundacional, registramos la trayectoria histórica del examen CELU en Brasil y la formación de las redes académicas que hicieron posible la colaboración entre las certificaciones mencionadas. El trabajo se basa en la perspectiva glotopolítica (ARNOUX, 2014; GUESPIN y MARCELLESI, 2019; DEL VALLE, 2007) en la evaluación crítica de lenguas (Sh o h a m y , 2001, 2004) en autores que han analizado la Integración Regional y el Mercosur desde la disciplina de relaciones internacionales (BOX, 2014, 2019; MALAMUD y RODRIGUES, 2013; MALAMUD y SCHOLNI, 2020) y la línea de la Lingüística Crítica que analiza la mercantilización de las lenguas (HELLER, 2010, BLOCK, 2018) y el papel de la lengua en el contexto del capitalismo tardío (DUCHÊNE y HELLER, 2012, 2016). Para el estudio se utilizaron dos fuentes de información: entrevistas a docentes fundamentales para la creación, desarrollo y difusión del CELU, y a responsables de su aplicación en las universidades más representativas, además de otras personas, consideradas cruciales para el crecimiento de la propuesta en Brasil y, por otro lado, publicaciones como actas, declaraciones, leyes y documentos oficiales que orientaron la política sobre los idiomas oficiales en ambos países. Considerando los diferentes niveles de Políticas Lingüísticas (JOHNSON, 2013), el texto avanza, junto con la presentación de perspectivas teóricas, en la crítica de los usos de los exámenes de suficiencia en general, y en los vínculos con nuestro objeto de estudio, el par Celpe-Bras/CELU. En segundo lugar, indica el espacio que ocupan estas certificaciones lingüísticas en el contexto de la integración regional en el Mercosur, y las relaciones que se establecen con la política panhispánica, la ideología hispanófona y la lusofonía. En un tercer momento, y a partir de las voces de los entrevistados, se reconstruye la historia de la colaboración entre Celpe-Bras y CELU, y la formación de redes académicas que la hicieron posible. Del análisis de las entrevistas, y del diálogo con el contexto histórico, se desprende que este trabajo conjunto significó una fuerte postura teórica y un compromiso político, sostenido desde las posiciones personales, yendo mucho más allá de lo institucional. La tesis concluye que esta característica puede ser, al mismo tiempo, una de sus debilidades y la condición de su potencia como Política Lingüística en un nuevo contexto.1 arquivo (289 p.).application/pdfLínguas - Testes de aptidãoLetrasDiálogos entre exames CELU e CELPE-BRAS como instrumentos de políticas linguísticas regionais e posicionamentos internacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ALEJANDRO NESTOR LORENZETTI.pdfapplication/pdf35152803https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72318/1/R%20-%20T%20-%20ALEJANDRO%20NESTOR%20LORENZETTI.pdfafbb589b1cf2048d4f1fa4ad69e4f0f8MD51open access1884/723182021-11-29 15:50:26.227open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72318Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-11-29T18:50:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diálogos entre exames CELU e CELPE-BRAS como instrumentos de políticas linguísticas regionais e posicionamentos internacionais |
title |
Diálogos entre exames CELU e CELPE-BRAS como instrumentos de políticas linguísticas regionais e posicionamentos internacionais |
spellingShingle |
Diálogos entre exames CELU e CELPE-BRAS como instrumentos de políticas linguísticas regionais e posicionamentos internacionais Lorenzetti, Alejandro Néstor, 1974- Línguas - Testes de aptidão Letras |
title_short |
Diálogos entre exames CELU e CELPE-BRAS como instrumentos de políticas linguísticas regionais e posicionamentos internacionais |
title_full |
Diálogos entre exames CELU e CELPE-BRAS como instrumentos de políticas linguísticas regionais e posicionamentos internacionais |
title_fullStr |
Diálogos entre exames CELU e CELPE-BRAS como instrumentos de políticas linguísticas regionais e posicionamentos internacionais |
title_full_unstemmed |
Diálogos entre exames CELU e CELPE-BRAS como instrumentos de políticas linguísticas regionais e posicionamentos internacionais |
title_sort |
Diálogos entre exames CELU e CELPE-BRAS como instrumentos de políticas linguísticas regionais e posicionamentos internacionais |
author |
Lorenzetti, Alejandro Néstor, 1974- |
author_facet |
Lorenzetti, Alejandro Néstor, 1974- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lorenzetti, Alejandro Néstor, 1974- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Torquato, Clóris Porto |
contributor_str_mv |
Torquato, Clóris Porto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Línguas - Testes de aptidão Letras |
topic |
Línguas - Testes de aptidão Letras |
description |
Orientador: Prof. Dr. Cloris Porto Torquato |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-29T18:50:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-29T18:50:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/72318 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/72318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (289 p.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72318/1/R%20-%20T%20-%20ALEJANDRO%20NESTOR%20LORENZETTI.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
afbb589b1cf2048d4f1fa4ad69e4f0f8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860321726431232 |