Power Relations in Celpe-Bras Exam

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villela, Ana Maria Nápoles
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Neves, Liliane de Oliveira, Tosatti, Natália Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/127548
Resumo: Neste artigo, discutiremos as relações de poder existentes no exame que confere o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), o único instrumento de avaliação da proficiência em língua portuguesa para estrangeiros reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro. O exame, que é estruturado em duas partes, escrita e oral, tem como propósito aferir o desempenho dos examinandos no uso da língua portuguesa. Considerando-se que avaliações, sobretudo as de alta relevância, como é o caso do Celpe-Bras, são instrumentos de poder, apresentaremos, neste trabalho, reflexões a respeito de como as situações de poder se dão durante as interações entre os sujeitos que participam do exame.
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spelling Power Relations in Celpe-Bras ExamRelações de poder no exame Celpe-BrasCelpe-Bras examOral TestLanguage ProficiencyPerformance TestPower Relations.Celpe-Brasprova oralproficiência linguísticateste de desempenhorelações de poder.Neste artigo, discutiremos as relações de poder existentes no exame que confere o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), o único instrumento de avaliação da proficiência em língua portuguesa para estrangeiros reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro. O exame, que é estruturado em duas partes, escrita e oral, tem como propósito aferir o desempenho dos examinandos no uso da língua portuguesa. Considerando-se que avaliações, sobretudo as de alta relevância, como é o caso do Celpe-Bras, são instrumentos de poder, apresentaremos, neste trabalho, reflexões a respeito de como as situações de poder se dão durante as interações entre os sujeitos que participam do exame.In this article, we will discuss the power relations between the exam that determines Portuguese Language Proficiency for Foreigners (Celpe-Bras), which is the only proficiency exam recognized by the Brazilian government. This exam is structured in two parts: written and oral assessments, which indicate the performance of those being examined concerning the use of the language. Considering that these evaluations, regarding the aforementioned exam are instruments of power, our main aim is to analyze how situations of power are established during the exam between examiners and examinees.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2017-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/12754810.11606/issn.2236-4242.v30i1p115-126Linha D'Água; v. 30 n. 1 (2017): O poder do discurso em diferentes saberes; 115-1262236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/127548/133039https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/127548/147264Copyright (c) 2017 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessVillela, Ana Maria NápolesNeves, Liliane de OliveiraTosatti, Natália Moreira2022-03-25T13:44:53Zoai:revistas.usp.br:article/127548Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:50.118773Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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