Limites e potencialidades do enfoque CTS no ensino de química utilizando a temática qualidade do ar interior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Silvaney de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/37957
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Orliney Maciel Guimarães
id UFPR_5578a31138b9ab2ee33aa805d8920645
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/37957
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Lorenzetti, Leonir, 1967-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaGuimarães, Orliney Maciel, 1964-Oliveira, Silvaney de2024-04-08T13:16:57Z2024-04-08T13:16:57Z2015https://hdl.handle.net/1884/37957Orientador : Prof. Dr. Orliney Maciel GuimarãesCoorientador : Prof. Dr. Leonir LorenzettiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa: Curitiba, 27/03/2015Inclui referênciasResumo: As propostas de abordagens que contemplam as interações ciência-tecnologia-sociedade (CTS) têm se mostrado como alternativa para um Ensino de Ciências que promova a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos estudantes por meio da apropriação de conhecimentos científicos e tecnológicos, associados à incorporação de atitudes e valores necessários para o exercício da cidadania na sociedade atual. Nesta perspectiva, investigamos, a partir da análise de uma intervenção pontual, os limites e potencialidades desta abordagem para o Ensino de Química na Educação Básica. Para tal, selecionamos uma turma do Ensino Médio em um colégio estadual da região metropolitana de Curitiba-PR e, a partir das características da proposta pedagógica curricular do estabelecimento, elaboramos e desenvolvemos uma inserção didático-pedagógica de 14 aulas. A referida proposta caracteriza-se em uma abordagem temática com Enfoque CTS e foi construída pela análise do tema da Qualidade do Ar Interior (QAI) associada aos conteúdos disciplinares relativos ao Estudo dos Gases e à Cinética Química. As aulas foram desenvolvidas segundo a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) e a proposta didática foi estruturada por meio dos parâmetros sugeridos por Bocheco (2011), objetivando a articulação dos pressupostos teóricos da sigla com quatro categorias de Alfabetização Científica e três categorias de Alfabetização Tecnológica. A pesquisa teve cunho qualitativo e a constituição de dados se deu a partir dos relatos de 20 estudantes de uma turma de segunda série do Ensino Médio em seus diários de bordo, gravações em áudio das aulas, diários do professor e questionários de avaliação da proposta. Para o tratamento dos dados foram utilizadas as contribuições da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2007). O processo de análise forneceu subsídios para concluirmos que, de fato, esta abordagem contribuiu para a apropriação dos conceitos químicos e apresentou indícios de que as discussões relacionadas à temática e às interações CTS propiciaram mudanças de percepção dos alunos em relação à natureza da ciência, da tecnologia e da importância do contexto científico-tecnológico na sociedade atual. A análise dos dados constituídos e as reflexões realizadas ao longo de todo o processo de investigação também nos permitem destacar que para potencializar a concretização dos objetivos educacionais de propostas com Enfoque CTS faz-se necessário, além de um referencial teórico claro que balize sua construção, selecionar uma temática apropriada e utilizar estratégias de ensino diferenciadas.Abstract: Proposals for approaches that consider the interactions science-technology-society (STS) have emerged as alternative to a science education that promotes scientific and technological literacy (STL) of the students through the appropriation of scientific and technological knowledge, associated with incorporation attitudes and values necessary for the exercise of citizenship in today's society. In this perspective, we investigate, from the analysis of a specific intervention, limits and potential of this approach for the Chemistry Teaching in Fundamental Education. To this end, we selected a group of high school in a state school in the metropolitan region of Curitiba-PR and from the characteristics of the course pedagogical proposal of the establishment we have designed and developed with the class a didactic and pedagogical integration of 14 classes. The proposal is characterized by a thematic approach with focus STS and was built by theme analysis of Indoor Air Quality (IAQ) associated with the subject matter for the Gas Studies and Chemical Kinetics. The classes have been developed through the dynamics of Three Pedagogical Moments (3PM) and the didactic proposal was structured according to the parameters suggested by Bocheco (2011), aiming at the articulation of acronym theoretical assumptions with four categories of Scientific Literacy and three categories of Technological Literacy. The research was qualitative approach and the data constitution took from the reports of 20 students in a class of second high school series in their logs, audio recordings of classes, daily teacher and bid evaluation questionnaires. For the treatment of the data, we used the contributions of Discursive Textual Analysis (DTA) of Moraes and Galiazzi (2007). The review process provided subsidies to conclude that, in fact, this approach contributed to the promotion of chemical concepts and presented evidence that the discussions related to themes and STS interactions have provided the students perception of changes in the nature of science, technology and the importance of scientific and technological context in today's society. The analysis of data made and discussions held throughout the research process also allow us to point out that to enhance the achievement of educational goals of STS proposals is necessary a clear theoretical framework that guides its construction, selecting an appropriate theme and use different teaching strategies.362f. : il., algumas color., tabs., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalMatemáticaQuímica - Estudo e ensinoCiências - Estudo e ensinoTecnologia - Aspectos sociaisLimites e potencialidades do enfoque CTS no ensino de química utilizando a temática qualidade do ar interiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - SILVANEY DE OLIVEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1137https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37957/1/R%20-%20D%20-%20SILVANEY%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg6085262b7b16069836696f50fb865086MD51open accessTEXTR - D - SILVANEY DE OLIVEIRA.pdf.txtExtracted Texttext/plain754574https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37957/2/R%20-%20D%20-%20SILVANEY%20DE%20OLIVEIRA.pdf.txtae4c31c3fdc3717096019f5c6e4bdf3fMD52open accessORIGINALR - D - SILVANEY DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf10095726https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37957/3/R%20-%20D%20-%20SILVANEY%20DE%20OLIVEIRA.pdf84fb21f490c85ac3841a4366f6469049MD53open access1884/379572024-04-08 10:16:57.478open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/37957Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-08T13:16:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Limites e potencialidades do enfoque CTS no ensino de química utilizando a temática qualidade do ar interior
title Limites e potencialidades do enfoque CTS no ensino de química utilizando a temática qualidade do ar interior
spellingShingle Limites e potencialidades do enfoque CTS no ensino de química utilizando a temática qualidade do ar interior
Oliveira, Silvaney de
Matemática
Química - Estudo e ensino
Ciências - Estudo e ensino
Tecnologia - Aspectos sociais
title_short Limites e potencialidades do enfoque CTS no ensino de química utilizando a temática qualidade do ar interior
title_full Limites e potencialidades do enfoque CTS no ensino de química utilizando a temática qualidade do ar interior
title_fullStr Limites e potencialidades do enfoque CTS no ensino de química utilizando a temática qualidade do ar interior
title_full_unstemmed Limites e potencialidades do enfoque CTS no ensino de química utilizando a temática qualidade do ar interior
title_sort Limites e potencialidades do enfoque CTS no ensino de química utilizando a temática qualidade do ar interior
author Oliveira, Silvaney de
author_facet Oliveira, Silvaney de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Lorenzetti, Leonir, 1967-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guimarães, Orliney Maciel, 1964-
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Silvaney de
contributor_str_mv Guimarães, Orliney Maciel, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Química - Estudo e ensino
Ciências - Estudo e ensino
Tecnologia - Aspectos sociais
topic Matemática
Química - Estudo e ensino
Ciências - Estudo e ensino
Tecnologia - Aspectos sociais
description Orientador : Prof. Dr. Orliney Maciel Guimarães
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-08T13:16:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-08T13:16:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/37957
url https://hdl.handle.net/1884/37957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 362f. : il., algumas color., tabs., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37957/1/R%20-%20D%20-%20SILVANEY%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37957/2/R%20-%20D%20-%20SILVANEY%20DE%20OLIVEIRA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37957/3/R%20-%20D%20-%20SILVANEY%20DE%20OLIVEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6085262b7b16069836696f50fb865086
ae4c31c3fdc3717096019f5c6e4bdf3f
84fb21f490c85ac3841a4366f6469049
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898794292477952