Contribuição do enfoque CTS para os conteúdos escolares de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Comegno, Leonora Maria Antunes
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/34644
Resumo: Orientadora: Profª Drª Orliney Maciel Guimarães
id UFPR_6bc86fa7e45431628aa5bfc767ae7c3c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/34644
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Comegno, Leonora Maria AntunesKuwabara, Izaura Hiroko, 1948-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGuimarães, Orliney Maciel, 1964-2022-08-30T18:50:54Z2022-08-30T18:50:54Z2007https://hdl.handle.net/1884/34644Orientadora: Profª Drª Orliney Maciel GuimarãesCo-orientadora: Profª Drª Izaura KuwabaraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007Inclui bibliografiaResumo: Esse trabalho tem como objetivo entender em que medida o enfoque CTS pode contribuir para a apropriação dos conteúdos escolares de química, a partir das categorias interdisciplinaridade e contextualização.Procura-se analisar como se estrutura o enfoque CTS e o ensino de química no Brasil, a partir do histórico de cada um, para elucidar como esse movimento pode contribuir para reestruturação dos conteúdos escolares de química para o ensino médio voltado tanto para a formação do cidadão como preparação para o trabalho numa sociedade impactada pela tecnologia e pela nova organização social do trabalho. A pesquisa documental referente ao Parecer nº 15/98, à Resolução nº 3/98 e aos PCNEMs visa desvelar tais categorias no sentido de promover nos educandos atitudes crítico-reflexivas nos termos da relação dos conteúdos escolares de química com o contexto científico, tecnológico e social. Concluiu-se que o movimento CTS pode ser uma alternativa que possibilita a superação da maneira como os conteúdos escolares de química são ensinados, mediante a ampliação das categorias acima citadas.Abstract: This dissertation's main goal is to understand such way the focus STS (Science, Technology and Society) subsidize appropriation the chemistry knowledge of secondary education by interdisciplinarity and contextualization categories. It seeks to analyze the structures of the focus STS and the chemistry teaching in Brasil, by their histories, to explain how this movement can contribute by chemistry curriculum of secondary education reestruturation in order to form the citizen as preparation for the work in the technological society and by the new work social organization. The documental researches by Parecer nº 15/98, Resolução nº 3/98 and National Curriculum Parameters for Secondary Education (PCNEMs) take aim unveil these categories to promote pupils critical- reflexives attitudes in terms of relation of chemistry knowledge of Secondary Education with the scientific-technological and social context. It is concluded that this STS movement can be an alternative to make possible overcoming manner the chemistry knowledge, secondary education are teaching, by analysis the interdisciplinarity and contextualization categories.105 f.application/pdfDisponível em formato digitalQuímica - Estudo e ensinoCiencias - Aspectos sociaisTecnologia - Aspectos sociaisEnsino de segundo grau - CurriculosInterdisciplinaridade na educaçãoRedação acadêmicaEducaçãoContribuição do enfoque CTS para os conteúdos escolares de químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LEONORA MARIA ANTUNES COMEGNO.pdfapplication/pdf645270https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34644/1/R%20-%20D%20-%20LEONORA%20MARIA%20ANTUNES%20COMEGNO.pdf833225a6585bc0e0f335940b18d1b16bMD51open access1884/346442022-08-30 15:50:54.987open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/34644Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-30T18:50:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuição do enfoque CTS para os conteúdos escolares de química
title Contribuição do enfoque CTS para os conteúdos escolares de química
spellingShingle Contribuição do enfoque CTS para os conteúdos escolares de química
Comegno, Leonora Maria Antunes
Química - Estudo e ensino
Ciencias - Aspectos sociais
Tecnologia - Aspectos sociais
Ensino de segundo grau - Curriculos
Interdisciplinaridade na educação
Redação acadêmica
Educação
title_short Contribuição do enfoque CTS para os conteúdos escolares de química
title_full Contribuição do enfoque CTS para os conteúdos escolares de química
title_fullStr Contribuição do enfoque CTS para os conteúdos escolares de química
title_full_unstemmed Contribuição do enfoque CTS para os conteúdos escolares de química
title_sort Contribuição do enfoque CTS para os conteúdos escolares de química
author Comegno, Leonora Maria Antunes
author_facet Comegno, Leonora Maria Antunes
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Kuwabara, Izaura Hiroko, 1948-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Comegno, Leonora Maria Antunes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guimarães, Orliney Maciel, 1964-
contributor_str_mv Guimarães, Orliney Maciel, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Química - Estudo e ensino
Ciencias - Aspectos sociais
Tecnologia - Aspectos sociais
Ensino de segundo grau - Curriculos
Interdisciplinaridade na educação
Redação acadêmica
Educação
topic Química - Estudo e ensino
Ciencias - Aspectos sociais
Tecnologia - Aspectos sociais
Ensino de segundo grau - Curriculos
Interdisciplinaridade na educação
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Profª Drª Orliney Maciel Guimarães
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-30T18:50:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-30T18:50:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/34644
url https://hdl.handle.net/1884/34644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 105 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34644/1/R%20-%20D%20-%20LEONORA%20MARIA%20ANTUNES%20COMEGNO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 833225a6585bc0e0f335940b18d1b16b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898886610157568