Contribuição do enfoque CTS para os conteúdos escolares de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/34644 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Orliney Maciel Guimarães |
id |
UFPR_6bc86fa7e45431628aa5bfc767ae7c3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/34644 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Comegno, Leonora Maria AntunesKuwabara, Izaura Hiroko, 1948-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGuimarães, Orliney Maciel, 1964-2022-08-30T18:50:54Z2022-08-30T18:50:54Z2007https://hdl.handle.net/1884/34644Orientadora: Profª Drª Orliney Maciel GuimarãesCo-orientadora: Profª Drª Izaura KuwabaraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007Inclui bibliografiaResumo: Esse trabalho tem como objetivo entender em que medida o enfoque CTS pode contribuir para a apropriação dos conteúdos escolares de química, a partir das categorias interdisciplinaridade e contextualização.Procura-se analisar como se estrutura o enfoque CTS e o ensino de química no Brasil, a partir do histórico de cada um, para elucidar como esse movimento pode contribuir para reestruturação dos conteúdos escolares de química para o ensino médio voltado tanto para a formação do cidadão como preparação para o trabalho numa sociedade impactada pela tecnologia e pela nova organização social do trabalho. A pesquisa documental referente ao Parecer nº 15/98, à Resolução nº 3/98 e aos PCNEMs visa desvelar tais categorias no sentido de promover nos educandos atitudes crítico-reflexivas nos termos da relação dos conteúdos escolares de química com o contexto científico, tecnológico e social. Concluiu-se que o movimento CTS pode ser uma alternativa que possibilita a superação da maneira como os conteúdos escolares de química são ensinados, mediante a ampliação das categorias acima citadas.Abstract: This dissertation's main goal is to understand such way the focus STS (Science, Technology and Society) subsidize appropriation the chemistry knowledge of secondary education by interdisciplinarity and contextualization categories. It seeks to analyze the structures of the focus STS and the chemistry teaching in Brasil, by their histories, to explain how this movement can contribute by chemistry curriculum of secondary education reestruturation in order to form the citizen as preparation for the work in the technological society and by the new work social organization. The documental researches by Parecer nº 15/98, Resolução nº 3/98 and National Curriculum Parameters for Secondary Education (PCNEMs) take aim unveil these categories to promote pupils critical- reflexives attitudes in terms of relation of chemistry knowledge of Secondary Education with the scientific-technological and social context. It is concluded that this STS movement can be an alternative to make possible overcoming manner the chemistry knowledge, secondary education are teaching, by analysis the interdisciplinarity and contextualization categories.105 f.application/pdfDisponível em formato digitalQuímica - Estudo e ensinoCiencias - Aspectos sociaisTecnologia - Aspectos sociaisEnsino de segundo grau - CurriculosInterdisciplinaridade na educaçãoRedação acadêmicaEducaçãoContribuição do enfoque CTS para os conteúdos escolares de químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LEONORA MARIA ANTUNES COMEGNO.pdfapplication/pdf645270https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34644/1/R%20-%20D%20-%20LEONORA%20MARIA%20ANTUNES%20COMEGNO.pdf833225a6585bc0e0f335940b18d1b16bMD51open access1884/346442022-08-30 15:50:54.987open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/34644Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-30T18:50:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuição do enfoque CTS para os conteúdos escolares de química |
title |
Contribuição do enfoque CTS para os conteúdos escolares de química |
spellingShingle |
Contribuição do enfoque CTS para os conteúdos escolares de química Comegno, Leonora Maria Antunes Química - Estudo e ensino Ciencias - Aspectos sociais Tecnologia - Aspectos sociais Ensino de segundo grau - Curriculos Interdisciplinaridade na educação Redação acadêmica Educação |
title_short |
Contribuição do enfoque CTS para os conteúdos escolares de química |
title_full |
Contribuição do enfoque CTS para os conteúdos escolares de química |
title_fullStr |
Contribuição do enfoque CTS para os conteúdos escolares de química |
title_full_unstemmed |
Contribuição do enfoque CTS para os conteúdos escolares de química |
title_sort |
Contribuição do enfoque CTS para os conteúdos escolares de química |
author |
Comegno, Leonora Maria Antunes |
author_facet |
Comegno, Leonora Maria Antunes |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Kuwabara, Izaura Hiroko, 1948- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Comegno, Leonora Maria Antunes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guimarães, Orliney Maciel, 1964- |
contributor_str_mv |
Guimarães, Orliney Maciel, 1964- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química - Estudo e ensino Ciencias - Aspectos sociais Tecnologia - Aspectos sociais Ensino de segundo grau - Curriculos Interdisciplinaridade na educação Redação acadêmica Educação |
topic |
Química - Estudo e ensino Ciencias - Aspectos sociais Tecnologia - Aspectos sociais Ensino de segundo grau - Curriculos Interdisciplinaridade na educação Redação acadêmica Educação |
description |
Orientadora: Profª Drª Orliney Maciel Guimarães |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-30T18:50:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-30T18:50:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/34644 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/34644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
105 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34644/1/R%20-%20D%20-%20LEONORA%20MARIA%20ANTUNES%20COMEGNO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
833225a6585bc0e0f335940b18d1b16b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898886610157568 |