Pensamento crítico, enfoque educacional CTS e o ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Leila Inês Follmann
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89901
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
id UFSC_7fd8f492ebbf4b9d84456365359229d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89901
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Pensamento crítico, enfoque educacional CTS e o ensino de químicaQuimicaEstudo e ensinoEducação científica e tecnológicaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaNeste estudo aponto o Ensino de Química com enfoque CTS como uma das possibilidades de desenvolver junto aos alunos o pensamento crítico em relação à Ciência e à Tecnologia. É possível perceber uma relação muito grande entre o enfoque educacional Ciência, Tecnologia e Sociedade e a perspectiva de Pensamento Crítico (PC) desenhada para esta pesquisa. Ela está alicerçada nos pensamentos de Carraher (1983), Lipman (1995) e Freire (1986; 2000). A partir destes autores, o PC passa a ser entendido como a capacidade de analisar profundamente, questionar, discutir problemas e buscar soluções racionais adequadas, levando em consideração as diferentes opiniões sobre um mesmo assunto. Aliado ao Ensino de Química num enfoque CTS o desenvolvimento do Pensamento Crítico ganha aplicação prática na sala de aula. Neste sentido, realizei um trabalho empírico com duas turmas de estudantes do ensino médio, com atividades voltadas ao desenvolvimento do PC. Realizei sondagens iniciais e finais sobre o nível de pensamento crítico dos participantes e pude evidenciar que após a aplicação de seqüências didáticas, estruturadas sob a perspectiva CTS-PC, a capacidade de pensamento deles melhorou. As atividades realizadas em ambas as turmas durante as seqüências didáticas se basearam em casos simulados, uma atividade típica do enfoque CTS, e atividades dirigidas à educação do pensamento. Com resultados principais apresento as metodologias utilizadas e os seus desdobramentos. Concluo apontando os principais avanços que os estudantes tiveram em sua maneira de pensar a Ciência e a Tecnologia e o desenvolvimento que as atividades trouxeram para o pensamento crítico.Florianópolis, SCBazzo, Walter AntonioUniversidade Federal de Santa CatarinaFreire, Leila Inês Follmann2012-10-23T03:52:40Z2012-10-23T03:52:40Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| il., grafs., tabs.application/pdf245569http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89901porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T23:49:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89901Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T23:49:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensamento crítico, enfoque educacional CTS e o ensino de química
title Pensamento crítico, enfoque educacional CTS e o ensino de química
spellingShingle Pensamento crítico, enfoque educacional CTS e o ensino de química
Freire, Leila Inês Follmann
Quimica
Estudo e ensino
Educação científica e tecnológica
title_short Pensamento crítico, enfoque educacional CTS e o ensino de química
title_full Pensamento crítico, enfoque educacional CTS e o ensino de química
title_fullStr Pensamento crítico, enfoque educacional CTS e o ensino de química
title_full_unstemmed Pensamento crítico, enfoque educacional CTS e o ensino de química
title_sort Pensamento crítico, enfoque educacional CTS e o ensino de química
author Freire, Leila Inês Follmann
author_facet Freire, Leila Inês Follmann
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bazzo, Walter Antonio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Leila Inês Follmann
dc.subject.por.fl_str_mv Quimica
Estudo e ensino
Educação científica e tecnológica
topic Quimica
Estudo e ensino
Educação científica e tecnológica
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2012-10-23T03:52:40Z
2012-10-23T03:52:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 245569
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89901
identifier_str_mv 245569
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652006333612032