Em busca de práticas de educação permanente para a terceira idade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1991 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/68235 |
Resumo: | Orientadora: Maria do Rosario Knechtel |
id |
UFPR_55ad160c3d01771974ede63e08915754 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68235 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoKnechtel, Maria do Rosário, 1930-Plaza Coral, David Alejandro2022-11-07T12:09:57Z2022-11-07T12:09:57Z1991https://hdl.handle.net/1884/68235Orientadora: Maria do Rosario KnechtelDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós- Graduacão em EducaçãoInclui referências: p. 72-80Resumo: Diante do aumento da população idosa no Brasil e que surge a inquietação pela integração destas pessoas no seio da comunidade com o maior bem-estar possível. Uma revisão da literatura expos os diferentes aspectos que compõem o quadro do envelhecimento e que e necessário conhecer para entendermos a pessoa idosa na sua totalidade como sujeito de seu desenvolvimento. Serviu de instrumento para caracterizar a pessoa da terceira idade uma entrevista não diretiva que contemplou aspectos como identificação, família, saúde, alimentação, habitação, lazer, educação, aposentadoria, religião e sexo. Os resultados submetidos a uma analise longitudinal e transversal mostraram que a pessoa idosa quer continuar pertencendo a sociedade, quer seguir contribuindo à comunidade e só precisa da oportunidade para demonstrar que e um cidadão, como todos nós, e que merece oportunidades de participação e desenvolvimento, A pesquisa participante e claramente sugerida para investigações adicionais, sobre outras formas de integração e participação das pessoas da terceira idade através de práticas de educação permanente.Abstract: Due to the increase of the aged population in Brazil appears an inquietude to integrate these persons to the heart of the community with the best possible welfare. A revision of the theory exposes the different aspects which compose the profile of the ageing and that is necessary to know in order to understand the aged person m his totality as a subject of his development. The instrument to characterize the third age person was a non-directive interview which considered aspects such ass identification, family, health, food, housing, free time, education, retirement, religion and sex. The results submitted to a longitudinal and transverse analysis showed that the aged person wants to continue belonging to the society, wants to contribute to the community and just need the opportunity to demonstrate that he is a Citizen as all of us, and that he deserves opportunities of participation and development. Action research clearly suggested to additional investigations about other forms of integration and participation of the third age persons through practices of life long education.Resumen: Frente al aumento de la población anciana en Brasil surge la inquietud por integrar estas personas al seno de la comunidad con el mayor bien estar posible. Una revisión de la literatura expone los diferentes aspectos que componen el cuadro dei envejecimiento y que es necesario conocer para entender a la persona anciana en su totalidad como sujeto de su desarrollo. Sirvió de instrumento para caracterizar a la persona de la tercera edad una entrevista no directiva que contemplo as pectos como: identificacion, família, salud, alimentación, habitacion, tiempo libre, educación, jubilación, religion y sexo. Los resultados sometidos a un análisis longitudinal y transversal, mostraron que is persona anciana quiere continuar perteneciendo a la sociedad, quiere se guir contnbuyendo a la comunidad y sólo necesita de la oportunidad para demostrar que es un ciudadano como todos nosotros y que merece oportunidades de participación y desarrollo. Investigación participante claramente sugerida para lnvestlgaciones adicionales sobre otras formas de integracion y participacion de las personas de la tercera edad através de prácticas de educacion permanente.vi, 80 f.application/pdfDisponível em formato digitalIdosos - EducaçãoIdososEducação permanenteRedação acadêmicaEducaçãoEm busca de práticas de educação permanente para a terceira idadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - DAVID ALEJANDRO PLAZA CORAL.pdfapplication/pdf67743672https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68235/1/D%20-%20DAVID%20ALEJANDRO%20PLAZA%20CORAL.pdfcbe8ae21887c848ca968f677f9ace48fMD51open access1884/682352022-11-07 09:09:58.011open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68235Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-07T12:09:58Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Em busca de práticas de educação permanente para a terceira idade |
title |
Em busca de práticas de educação permanente para a terceira idade |
spellingShingle |
Em busca de práticas de educação permanente para a terceira idade Plaza Coral, David Alejandro Idosos - Educação Idosos Educação permanente Redação acadêmica Educação |
title_short |
Em busca de práticas de educação permanente para a terceira idade |
title_full |
Em busca de práticas de educação permanente para a terceira idade |
title_fullStr |
Em busca de práticas de educação permanente para a terceira idade |
title_full_unstemmed |
Em busca de práticas de educação permanente para a terceira idade |
title_sort |
Em busca de práticas de educação permanente para a terceira idade |
author |
Plaza Coral, David Alejandro |
author_facet |
Plaza Coral, David Alejandro |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Knechtel, Maria do Rosário, 1930- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Plaza Coral, David Alejandro |
contributor_str_mv |
Knechtel, Maria do Rosário, 1930- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Idosos - Educação Idosos Educação permanente Redação acadêmica Educação |
topic |
Idosos - Educação Idosos Educação permanente Redação acadêmica Educação |
description |
Orientadora: Maria do Rosario Knechtel |
publishDate |
1991 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1991 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-07T12:09:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-07T12:09:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/68235 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/68235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
vi, 80 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68235/1/D%20-%20DAVID%20ALEJANDRO%20PLAZA%20CORAL.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cbe8ae21887c848ca968f677f9ace48f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898880706674688 |