Treinamento de pessoal : prática de educação permanente ou instrumento para maximizar a produção?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Aurora Aparecida Fernandes
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/73825
Resumo: Orientador: Profa. Dra. Maria do Rosário Knechtel
id UFPR_cf2c9833a4e0e84b80343f17d1853470
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/73825
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Gonçalves, Sebastião OvidioUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoKnechtel, Maria do Rosário, 1930-Gonçalves, Aurora Aparecida Fernandes2022-11-21T18:15:09Z2022-11-21T18:15:09Z1994https://hdl.handle.net/1884/73825Orientador: Profa. Dra. Maria do Rosário KnechtelCoorientador: Prof. Mestre Sebastião Ovidio GonçalvesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 118-122Resumo: O presente estudo foi realizado com profissionais de nível superior, ligados a treinamento de pessoal, na cidade de Londrina-Pr. Iniciou-se por caracterizar os profissionais que atuam nessa área, e posteriormente através de entrevistas e respostas a questões fechadas de um questionário. Os dados foram analisados com o intuito de obter-se a resposta a um questionamento feito: "será que os treinamentos em Londrina são realizados numa perspectiva de Educação Permanente ou constituem apenas instrumento para a maximização da produção? Concluiu-se que os profissionais que atuam em Londrina: 1. em sua maioria são graduados em Psicologia, seguido dos cursos de Administração de Empresas e Pedagogia; 2. são jovens adultos, com idade variando entre 25 e 40 anos. 3. a maioria, 75% é do sexo feminino; 4. em sua formação extra-acadêmica privilegiam a participação em cursos de curta duração, palestras e leituras técnicas; 5. a maioria, ministra treinamentos voltados para as questões ligadas ao desempenho das funções, ou seja, o aperfeiçoamento profissional; 6. são incongruentes, entre o que acreditam - suas concepções teóricas, suas visões de mundo, de homem, de educação e de treinamento - e as práticas em treinamento. Pode-se dizer, sinteticamente, que os profissionais pesquisados concebem o treinamento numa perspectiva de Educação Permanente e o executam para a maximização da produção.Abstract: The present essay was done with professionals of superior scholarship working with Personel Trainning in Londrina, Paraná, Brasil. Initialy, it typified the working professionals of this area and, later through interviews and answers to closed questions of a questiannaire data was analised intending to get the answer to this: are trainnings in Londrina done with a Permanent Education perspective or do they stablish a mere instrument to production maximization? Conclusion was that acting professionals: 1. in their majority are graduated in Psycology followed by Business and Pedagogy. Are young adults aging from 25 to 40 years old. Mostly females. 2. their extra academic formation is based especially in short term courses, lectures and technical readings. 3. most of them give trainning tumned to questions regarding work perfomance, that is, professional development, delaying activities related to Permanent Education, wich means that there is no concern with global menkind development,. 4. there is a contratiction between what they believe - thecnical conceptions, visions of de world, of menkind, education and trainning - and their trainning practicies. Sintetically, it can be said that researched professionals concieve trainning with a Permanent Education perspective, and execute it to production maximization.127 p. : il., grafs., tabs. ; 28 cm.application/pdfDisponível em formato digitalPessoal - Treinamento - Londrina (PR)Educação permanente - Londrina (PR)Redação acadêmicaEducaçãoTreinamento de pessoal : prática de educação permanente ou instrumento para maximizar a produção?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - AURORA APARECIDA FERNANDES GONCALVES.pdfapplication/pdf128307054https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73825/1/D%20-%20D%20-%20AURORA%20APARECIDA%20FERNANDES%20GONCALVES.pdfdfcb54e9fee25c23b15e0281b0beedbcMD51open access1884/738252022-11-21 15:15:09.462open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73825Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-21T18:15:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Treinamento de pessoal : prática de educação permanente ou instrumento para maximizar a produção?
title Treinamento de pessoal : prática de educação permanente ou instrumento para maximizar a produção?
spellingShingle Treinamento de pessoal : prática de educação permanente ou instrumento para maximizar a produção?
Gonçalves, Aurora Aparecida Fernandes
Pessoal - Treinamento - Londrina (PR)
Educação permanente - Londrina (PR)
Redação acadêmica
Educação
title_short Treinamento de pessoal : prática de educação permanente ou instrumento para maximizar a produção?
title_full Treinamento de pessoal : prática de educação permanente ou instrumento para maximizar a produção?
title_fullStr Treinamento de pessoal : prática de educação permanente ou instrumento para maximizar a produção?
title_full_unstemmed Treinamento de pessoal : prática de educação permanente ou instrumento para maximizar a produção?
title_sort Treinamento de pessoal : prática de educação permanente ou instrumento para maximizar a produção?
author Gonçalves, Aurora Aparecida Fernandes
author_facet Gonçalves, Aurora Aparecida Fernandes
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Gonçalves, Sebastião Ovidio
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Knechtel, Maria do Rosário, 1930-
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Aurora Aparecida Fernandes
contributor_str_mv Knechtel, Maria do Rosário, 1930-
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoal - Treinamento - Londrina (PR)
Educação permanente - Londrina (PR)
Redação acadêmica
Educação
topic Pessoal - Treinamento - Londrina (PR)
Educação permanente - Londrina (PR)
Redação acadêmica
Educação
description Orientador: Profa. Dra. Maria do Rosário Knechtel
publishDate 1994
dc.date.issued.fl_str_mv 1994
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-21T18:15:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-21T18:15:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/73825
url https://hdl.handle.net/1884/73825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127 p. : il., grafs., tabs. ; 28 cm.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73825/1/D%20-%20D%20-%20AURORA%20APARECIDA%20FERNANDES%20GONCALVES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dfcb54e9fee25c23b15e0281b0beedbc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898800815669248